IGP-M: Saiba como funciona o Índice Geral de Preços do Mercado

Tecimob
Updated on

O IGP-M é um indicador importante para a economia brasileira e para diversos mercados, incluindo o imobiliário. A sigla significa Índice Geral de Preços do Mercado e este índice é calculado todos os meses pela FGV (Fundação Getúlio Vargas).

O cálculo que é utilizado para definir este indicador considera muitas variáveis, algumas delas são: matérias-primas agrícolas e produtos de consumo em geral. 

Sendo assim, ao final de cada mês, é divulgado o índice e a partir disso, os setores utilizam dele para realizar as suas ações e tomar decisões importantes. 

O índice é utilizado para diversos reajustes de preço, podendo afetar serviços e produtos, como energia elétrica e aluguel de imóveis.

Portanto, quem trabalha no mercado imobiliário deve estar atento a este indicador, porque, como sabemos, há muita burocracia relacionada às transações imobiliárias  e este índice é um ponto importante de alguns processos, como os contratos de aluguel, por exemplo. 

E não ter conhecimento sobre certos assuntos, pode prejudicar o desempenho do profissional imobiliário.

Então mesmo que você já tenha ouvido falar sobre o IGP-M, é interessante se aprofundar mais, compreender o  seu conceito e qual sua influência sobre o preço de um aluguel ou de uma propriedade. 

Por isso, hoje trouxemos um artigo sobre IGP-M que auxiliará o seu entendimento, confira:

O que é IGP-M?

IGP-M

O IGP-M é um indicador de monitoramento dos preços brasileiros. Sendo assim, ele é um dos índices utilizados para fazer o acompanhamento da inflação nacional. 

Ele é usado principalmente para medir a variação de preços de produtos e serviços, incluindo o aluguel de imóveis. 

O índice é uma média de outros indicadores da FGV (Fundação Getúlio Vargas), confira quais são:

  • IPA- Índice de Preços ao Produtor Amplo: ele mede a variação de preços compreendida pelos produtores e possui 60% de peso no cálculo do IGP-M;
  • IPC – Índice de Preços ao Consumidor: ele estima a variação de preços que afeta o consumidor final e tem 30% de peso no IGP-M;
  • INCC – Índice Nacional de Custo da Construção: este estima os custos relacionados à construção civil e tem 10% de peso no IGP-M.

Como podemos ver, o Índice Geral de Preços do Mercado considera muitas variáveis e por isso ele é feito a cada mês, para sempre se manter atualizado. 

O período de cálculo costuma ser realizado do dia 21 de um mês até o dia 20 do próximo mês, lembrando que o índice também considera a inflação atual do Brasil.

Quando o IGP-M é divulgado?

A Fundação Getúlio Vargas costuma divulgar os dados do IGP-M ao longo do mês de referência, em torno de três vezes por mês. 

Os dois primeiros dados são considerados prévias e costumam ser apurados a cada 10 dias. Já no final do período, ou seja, ao final do mês de referência é divulgado o valor oficial.

A Fundação também publica a taxa acumulada do ano até o mês atual, além do acumulado dos 12 meses anteriores. Assim, é possível conferir as mudanças do índice ao longo desse tempo. 

Por que o IGP-M varia?

A variação do IGP-M ocorre devido a diversos fatores econômicos e sazonais que influenciam os preços dos produtos e serviços monitorados pelos subíndices. 

Alguns dos principais motivos que levam a variações no IGP-M incluem:

Oferta e demanda:

A lei básica de oferta e demanda influencia diretamente os preços de produtos no atacado e no varejo. Aumentos na demanda ou interrupções na oferta podem causar variações nos preços dos produtos.

Clima: 

Variações climáticas, como secas que afetam a produção agrícola, podem levar a aumentos de preços em produtos agrícolas, impactando o IPA.

Política econômica: 

Decisões do governo, como mudanças nas taxas de juros, políticas fiscais e cambiais, podem afetar a inflação e, consequentemente, o IGP-M.

Custos de mão de obra e materiais: 

A construção civil está sujeita a flutuações nos custos de mão de obra e materiais, o que influencia o INCC.

Eventos externos: 

Eventos globais, como crises econômicas ou conflitos internacionais, podem afetar os preços de commodities e, por sua vez, o IPA.

Sazonalidade: 

Alguns produtos têm preços que variam sazonalmente, como alimentos frescos. Essas variações são refletidas no IPC.

A combinação desses fatores leva à variação mensal do IGP-M, que é amplamente acompanhada por profissionais do mercado imobiliário para tomar decisões mais acertadas.

Como o IGP-M é utilizado no mercado imobiliário?

Como o IGP-M é utilizado

No mercado imobiliário, o IGP-M é utilizado principalmente para reajustes nos preços dos aluguéis, por ser considerado um indicador mais estável. 

Vale lembrar que além do IGP-M, os contratos de aluguel podem ser reajustados de acordo com o IVAR, um índice feito especialmente para este propósito. 

E também existem outros índices que podem ser usados para tais reajustes, como o IPCA, por exemplo, que mede a inflação do país. 

Mas voltando ao IGP-M, quando o utilizamos para reajustar os valores das tarifas de locação, a base utilizada é o IGP-M acumulado de um ano inteiro, e não somente o cálculo mensal. 

Já nas transações de vendas o Índice só entra na correção das parcelas referentes às unidades prontas ou às parcelas que forem cobradas depois da finalização de uma construção.

Partindo destas informações, o IGP-M, possui muita relevância para o mercado imobiliário, confira os principais motivos:

Reajuste de aluguéis

Como citamos, uma das maneiras mais visíveis em que o IGP-M afeta o mercado imobiliário é no reajuste de aluguéis. 

O IGP-M é frequentemente usado como base para calcular o aumento do aluguel em contratos de locação residencial e comercial. Isso significa que, quando o IGP-M sobe, os valores dos aluguéis também sobem, e vice-versa.

Para os locatários, um aumento no aluguel pode representar uma despesa adicional significativa. Portanto, eles precisam estar atentos às variações do IGP-M, pois isso pode afetar diretamente seus gastos mensais.

Já os locadores, como donos de imóveis e investidores, devem acompanhar o IGP-M para garantir que seus aluguéis estejam alinhados com a inflação.

Com um site, sistema e aplicativo imobiliário prático, você terá tempo de sobra para focar no que realmente importa: Vender mais.

Investimentos imobiliários

Investidores que aplicam em imóveis como forma de investimento também são impactados pelo IGP-M. 

O valor dos imóveis está diretamente relacionado à inflação e às variações dos preços no mercado. Quando o IGP-M aumenta, a valorização dos imóveis tende a acompanhar essa tendência, o que pode ser benéfico para os investidores.

No entanto, é importante observar que o mercado imobiliário pode ser influenciado por outros fatores, como a localização do imóvel, a demanda regional, entre outros. 

Portanto, embora o IGP-M seja um indicador relevante, ele não é o único a ser considerado ao tomar decisões de investimento imobiliário.

Avaliação de ativos imobiliários

Corretores de imóveis, gestores ou  donos de imobiliárias usam o IGP-M como uma referência para avaliar o valor de mercado dos imóveis

A variação do IGP-M é um dos fatores considerados ao precificar uma propriedade, especialmente quando se trata de imóveis comerciais e locais de investimento.

Uma variação positiva no IGP-M pode aumentar o valor percebido de um imóvel e influenciar a decisão de compra ou venda. 

Portanto, para profissionais do mercado imobiliário, acompanhar o IGP-M é uma parte importante de seu trabalho, permitindo-lhes tomar melhores decisões sobre os preços dos imóveis, etc.

Inflação na construção civil

O componente INCC do IGP-M é particularmente importante para o setor imobiliário, pois reflete a variação de preços na construção civil

Quando o INCC sobe, os custos de construção aumentam, afetando os empreendimentos imobiliários em andamento.

Isso pode levar a custos adicionais em projetos de construção, que podem ser repassados aos compradores de imóveis na forma de preços mais elevados. 

Portanto, construtoras e incorporadoras monitoram de perto o INCC para gerenciar seus orçamentos e tomar decisões estratégicas.

O que é IGP-M acumulado?

O IGP-M acumulado nada mais é do que a soma dos valores do Índice nos últimos 12 meses. Como citamos, ele é utilizado para guiar os indicadores dos contratos de aluguel na data estipulada pelo contrato. 

Vale ressaltar que o IGP-M pode ou não ser usado para o reajuste, isso fica a critério da proprietária e da imobiliária que estão na negociação do aluguel.

Como acompanhar o IGP-M?

Acompanhar o IGP-M é essencial para profissionais do mercado imobiliário. Felizmente, o acesso a informações sobre o IGP-M é fácil. Aqui estão algumas maneiras de se manter informado sobre o índice:

Sites especializados: Muitos sites de notícias financeiras e economia, como o Valor Econômico e o InfoMoney, oferecem informações atualizadas sobre o IGP-M e outros indicadores econômicos.

Instituições financeiras: Bancos e instituições financeiras costumam publicar relatórios econômicos que incluem informações sobre o IGP-M.

Órgãos governamentais: O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e a Fundação Getulio Vargas (FGV), que calcula o IGP-M, também disponibilizam informações em seus sites.

Associações do setor imobiliário: Associações de corretores de imóveis muitas vezes fornecem recursos e informações sobre o mercado imobiliário e seus indicadores.

O que é o IPCA e quais as diferenças entre este índice e o IGP-M?

Como citamos anteriormente, o IPCA também é um índice utilizado em reajustes, assim como o IGP-M. A sigla refere-se ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo. 

Diferente do IGP-M, que é calculado pela FGV, o IPCA é calculado pelo IBGE e tem como base algumas categorias, como alimentos, bebidas, despesas pessoais, educação, saúde, transporte, etc… 

Cada um deles possui um peso diferente para calcular o IPCA, sendo a alimentação e  transporte os de maior peso. 

Este índice é muito utilizado pelo Banco Central do Brasil para medir a inflação e o Governo costuma usá-lo para monitorar metas de inflação anuais e assim fazer o gerenciamento das políticas monetárias e outras questões econômicas.

Veja como está o IGP-M atualmente e quais as previsões para 2024:

IGP-M 2024

Na última atualização da Fundação Getúlio Vargas, o IGP-M variou 0,37% em setembro de 2023. O índice acumula taxa de -4,93% no ano e de -5,97% em 12 meses.

Atualmente o Banco Central mostrou estabilidade na deflação para o IGP-M em 2023, ou seja, 3,69%. Há um mês, a previsão era um pouco maior, de 3,75%. 

Para 2024, a estimativa de aumento no IGP-M permanece em 3,96%, enquanto quatro semanas atrás, esperava-se um aumento de 3,99%.

Já, outra taxa importante para o mercado imobiliário se mantém alta, a taxa Selic, está atualmente (setembro de 2023) no valor de 12,75% ao ano.

Estas são algumas perspectivas, mas como vimos, o IGP-M se baseia em muitas variáveis, portanto nada pode ser confirmado com certeza, o que temos são possíveis cenários baseados nos estudos dos especialistas. 

Portanto, o corretor de imóveis ou gestor de imobiliária deve mensalmente acompanhar estes indicadores para oferecer um serviço completo para os clientes. 

Porque conhecer estes pontos que influenciam diretamente nos preços dos aluguéis e dos imóveis é muito importante para os profissionais imobiliários. 

Não só estes índices, mas acompanhar o mercado imobiliário como um todo, faz diferença na hora de prestar um atendimento com mais qualidade. 

Adquirindo estes conhecimentos e estando bem informado, você passará mais credibilidade e confiança para os consumidores e claro, não vai ficar para trás diante da concorrência.

Além disso, outra forma de se manter atualizado e conquistar ainda mais clientes é através de um site imobiliário, com sistema, CRM e aplicativo feitos para corretores de imóveis e imobiliárias. 

Ficou interessado? Acesse tecimob.com.br e faça o teste grátis por 7 dias.

E se gostou desse conteúdo, indicamos que você leia também: Multas e taxas nos contratos imobiliários. – Blog Tecimob

Veja também outros materiais:

Encontre os materiais perfeitos para se aprimorar no mercado imobiliário e o que você precisa pra organizar a sua imobiliária!

Crie seu site imobiliário com o Tecimob

Com um conjunto de ferramentas pensado para o corretor de imóveis, você terá tempo de sobra para focar no que realmente importa: vender mais!

Gostaria de receber novos conteúdos no seu e-mail?

Preencha seu e-mail ao lado.