Skip to main content
Tempo máximo de leitura da página: 22 minutos

Corretor: aprenda mais sobre as leis dos imóveis

Corretor - aprenda mais sobre as leis dos imóveis

Ser um bom corretor de imóveis requer várias habilidades, disso ninguém duvida. Mas pode ser um diferencial bastante significativo ficar a par das leis dos imóveis, como a do Inquilinato. Claro que ninguém precisa se aprofundar a ponto de se comparar a um advogado especializado, mas o conhecimento substancial de todos os principais aspectos legais é essencial para um bom atendimento ao cliente. Para o corretor de imóveis, em si, também há várias vantagens, já que ele ganha mais segurança nas negociações e, ao demonstrar conhecimento na área, ainda mais respeitabilidade não só perante os clientes, mas também frente a seus colegas de trabalho.

Por outro lado, o mercado não costuma perdoar com facilidade e os deslizes podem se transformar em uma grande e inesperada propaganda negativa. Por isso, preste atenção nos principais pontos, mas procure também se inteirar das leis dos imóveis como um todo. Assim você ficará mais apto para esclarecer as dúvidas de seus clientes e prestar uma melhor assessoria pós-venda. E, em último caso, pense bem: conhecimento não ocupa espaço.

Tecimob - Site para corretor de imóveis e imobiliária

Deveres de locador e locatário

Eles são alguns dos aspectos mais importantes da Lei do Inquilinato – e você pode até pensar que, de tanto trabalhar com locações, é impossível não saber o básico: o locador deve entregar ao locatário o imóvel em boas condições de uso e o locatário deve manter o pagamento do aluguel em dia e entregar imóvel em condições iguais ao do recebimento, entre outros itens gerais. No entanto, há vários detalhes nos deveres do locador e do locatário que podem não só confundir o seu cliente, como também passarem despercebidos pelo locador.

Por exemplo, é ele, o locador, que deve responder por vícios e defeitos anteriores à data de locação; fornecer ao locatário recibo detalhado, com todas as importâncias pagas discriminadas, vedada a quitação genérica; e ainda pagar as despesas extraordinárias do condomínio, entre elas pinturas e reformas de fachadas; instalação de equipamentos de segurança e incêndio, assim como de telefonia, esportes e lazer; e até as despesas de decoração e paisagismo nas áreas comuns. Mas é claro que há muitos outros detalhes que você, como corretor de imóveis que quer se diferenciar no mercado, precisa saber.

A melhor forma de compreender é estudando

Para muitos assuntos, a prática é a melhor solução, mas quando se trata das leis de imóveis a dica é mesmo estudar. Como é praticamente impossível abordar todos os aspectos principais em um único artigo, demos apenas uma pequena mostra do quão importante e valorizada pode ser a retenção deste tipo de informação.

Além disso, pense sempre na reciclagem de conhecimento. Afinal, as leis mudam, e principalmente para quem já está há muito tempo no mercado, algumas dessas mudanças podem não ser notadas no dia a dia – até a hora em que precisamos lidar com elas. É o caso, por exemplo, do artigo que trata da retomada do imóvel alugado pelo locador ou a devolução do mesmo pelo locador durante o prazo estipulado para a duração do contrato (artigo 4º da seção I Da Locação em Geral), cuja redação dada pela Lei 12.112/2009 foi sutilmente alterada pela Lei 12.744/2012.

 

Lembre-se que o seu trabalho como corretor de imóveis, para ser bem sucedido, não deve limitar-se à venda ou ao aluguel do imóvel, mas compreender uma boa assessoria de pós-venda tanto para o locador quanto para o locatário. Além da boa propaganda boca a boca, você estará trabalhando para ampliar seu networking e ainda gerar a possibilidade de fechar outros negócios com estes mesmos clientes, desde que fiquem satisfeitos com a sua atuação.

Ao compreender melhor as leis dos imóveis, você ganha mais segurança para responder de pronto às perguntas de seus clientes e cria um diferencial nesse mercado tão concorrido. Afinal, cliente satisfeito volta, indica, sente-se confiante para entregar seus negócios nas suas mãos – e confiança é um dos ativos mais valorizados do mundo imobiliário.

Este conteúdo ajudou você? Quer saber mais sobre algum outro assunto? Compartilhe conosco sua dúvida aqui, nos comentários!

 

Deixe o seu comentário!

Comentários

Karine Dandolini

Analista de Marketing - Desenvolvedora das atividades do ramo. Executa processos e rotinas, visando o atendimento das necessidades da empresa, apostando também no marketing de relacionamento para com seus clientes.

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar
wpDiscuz
Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE