Imagem do Header da Postagem

Saiba Como Tirar a Carteira Definitiva de Corretor de Imóveis!

Antes de exercer a função, é importante que todo profissional que trabalha no mercado imobiliário tenha a carteira definitiva de corretor de imóveis.

Emitida pelo CRECI (Conselho Regional de Corretores de Imóveis) a carteira vermelha é essencial para trabalhar de forma legalizada. Confira como você pode tirar a sua!

Como tirar a carteira definitiva de corretor de imóveis?

O primeiro passo para tirar a carteira definitiva de corretor de imóveis é realizar o curso de TTI (Técnico em Transações Imobiliárias).

Nele, é possível entender as leis que regularizam o ramo, aprender como conseguir fazer boas vendas e saber o que é permitido ou não fazer no mercado.

O curso de corretor de imóveis contém provas finais para identificar se o aluno tem o conhecimento necessário para ingressar na profissão.

Depois de formado, é necessário também realizar um estágio profissional. Nele, a posição ocupada será de assistente estagiário em alguma imobiliária ou de algum corretor de imóvel que atua de forma autônoma.

Para realizar esse estágio, é necessário:

  • preencher o Formulação de Inscrição de Estagiário no site do CRECI;
  • reunir a documentação exigida, entre elas, os documentos possais e certificação de conclusão de curso;
  • ir até uma unidade do CRECI com toda a documentação e solicitar a carteira de estagiário.

A carga horária de estágio exigida pelo curso de corretor de imóveis varia de 130 a 200 horas.

Feito isso, a terceira etapa para tirar a carteira definitiva de corretor de imóveis é reunir os certificados de conclusão do curso e do estágio obrigatório, e dirigir-se ao posto do CRECI. Além disso, outros documentos solicitados são:

  • identidade (RG);
  • CPF;
  • certidão de nascimento;
  • histórico escolar do segundo grau completo;
  • contrato de estágio assinado por um corretor credenciado.

Depois, basta retirar a carteira definitiva e estará pronto para exercer a profissão!

As consequências de atuar sem o CRECI

O CRECI é uma autarquia federal que fiscaliza a profissão dos corretores de imóveis no país. O exercício ilegal da corretagem de imóveis é considerado um crime e o profissional que optar pela atuação sem a carteira definitiva pode ser punido pelo órgão.

Entre as penalidades, estão:

  • pagamento de multas;
  • detenção, que pode variar de 15 dias a três meses.

Além disso, usar a carteira vermelha de outro profissional como se fosse sua também é crime e os praticantes estão sujeitos às mesmas penalidades.

Portanto, a carteira é essencial para que você atue dentro da lei!

E como o primeiro passo para exercer a profissão é realizar o curso de corretores, o Tecimob ajuda você a conseguir sua carteira definitiva por meio da parceria com o IBREP (Escola Imobiliária), em que você encontra o curso de TTI completo.

Com essa parceria, além de conseguir o certificado e, posteriormente, sua carteira vermelha, você ainda sai com o treinamento para criar o seu site para corretor de imóveis no sistema Tecimob e atuar no mercado imobiliário conquistando seus primeiros clientes!