Como anunciar imóveis grátis na internet.

Tecimob
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Sabemos da importância da internet para o mercado imobiliário e para a divulgação de imóveis. 

É através dela que milhares de pessoas encontram seus imóveis para comprar ou alugar. 

Por ter um amplo alcance e diversas opções, os consumidores costumam acessar a internet em busca do que precisam e mesmo sendo um bem de alto valor, com imóveis não é diferente. 

Corretores e imobiliárias que ainda não anunciam seus imóveis nos meios digitais estão ficando para trás diante da concorrência, que já é tão acirrada neste ramo.

Mas nem sempre os profissionais imobiliários, principalmente os iniciantes, têm condições financeiras de investir em divulgação e então buscam formas de anunciar imóveis na internet gratuitamente. 

Para ajudar nesta tarefa, preparamos este artigo com algumas dicas de como e onde divulgar seus imóveis grátis no meio digital. 

Fique tranquilo, não existe muito segredo para anunciar seu imóvel na internet, na verdade é uma forma fácil de alcançar mais pessoas e fechar mais negócios. 

Porém existem alguns cuidados importantes que você precisa ter. Confira onde e como anunciar seus imóveis e aumentar suas vendas gastando pouco:

Portais imobiliários gratuitos:

portais imobiliários

Os portais imobiliários e classificados gratuitos são ferramentas essenciais para corretores e imobiliárias. Eles têm grande visibilidade e frequentemente aparecem no topo das pesquisas quando o assunto é imóveis.

A maioria deles não são gratuitos, pois há uma grande demanda de anunciantes e a vasta concorrência não é tão favorável para quem anuncia, então os planos pagos dos portais oferecem certa exclusividade. 

Mas existem os portais gratuitos e grandes classificados, que possuem recursos semelhantes e também aparecem nos resultados de busca no Google e outras ferramentas de pesquisa, alguns exemplos deles são: Campainha, Imóvel Brasil, Vivalocal, Achou Mudou etc…

Estes portais imobiliários são ótimos para quem está começando na carreira imobiliária ou não tem como investir em portais pagos.

Mas lembre-se que para anunciar nesses portais e ter destaque é importante anunciar seu imóvel corretamente.

Devido a isso, mais a frente nesse texto, traremos algumas dicas de como fazer um bom anúncio de imóveis, mas a principal é: Lembre-se de preencher todas as informações que o portal recomenda e manter seus anúncios sempre atualizados.

Dica extra: Antes de anunciar, pesquise nos buscadores as palavras-chave do seu imóvel e sua região para escolher o melhor portal, sendo ele gratuito ou pago. Ou seja, o que tiver melhor posicionamento. 

Leia também: Melhores sites para anunciar imóveis – Blog Tecimob

Redes sociais 

redes sociais para divulgar imóveis

Que as redes sociais são importantes para negócios muitos já sabem e o mercado imobiliário vem ganhando espaço e aperfeiçoando seus métodos nestas plataformas. 

Elas contribuem para construir e propagar a imagem profissional de milhares de corretores e imobiliárias, estreitando os vínculos entre eles e seus clientes. 

Geralmente é utilizada para compartilhar conteúdos relevantes com o público-alvo, melhorar o relacionamento com o cliente, divulgar serviços e fazer anúncios patrocinados. 

Mas também é possível intercalar estes conteúdos e anúncios de imóveis dentro das redes sociais, e esta é uma das formas de anunciá-los gratuitamente. 

No entanto, vamos citar três recursos que são ainda mais incríveis para corretores e imobiliárias anunciarem seus imóveis grátis e que estão disponíveis através do Facebook.

Marketplace:

Este recurso está disponível dentro da plataforma do Facebook e tem um ótimo alcance orgânico, ele permite publicar nele e em outros grupos de vendas que existem na rede social. 

Além disso, oferece filtros de busca muito eficientes e semelhantes aos portais imobiliários. Os interessados podem encontrar facilmente seus imóveis e entrar em contato diretamente com você.

Grupos de compra e venda:

Assim como o marketplace, existe também a possibilidade de publicar diretamente nos grupos de compra e venda dentro da plataforma do Facebook, estes grupos costumam ser bem populares. 

Ou seja, tem uma grande quantidade de membros interessados em comprar ou alugar imóveis. Vale lembrar que é importante seguir as regras estabelecidas de cada grupo para que não haja problemas. 

Catálogo/Loja do Facebook:

O catálogo ou loja do Facebook também é um recurso oferecido dentro da plataforma. Ela se encontra dentro das páginas profissionais e possibilita a venda de itens.

Nela você pode cadastrar e anunciar seus imóveis e os interessados nos seus serviços ou em seus imóveis poderão visitar a sua página e conferir o que você tem a oferecer, podendo entrar em contato e fechar negócio. 

Aliás, o Tecimob possui integração entre seu site imobiliário e a loja do Facebook. Onde você cadastra o seu imóvel no site e os integra com o seu catálogo, publicando nos dois simultaneamente.  

Saiba mais: Integração com o Facebook.

Google Meu Negócio 

Google meu negócio para imobiliárias

Através do Google Meu Negócio você pode criar um perfil comercial, e incluir ou  editar informações da sua empresa para ajudar as pessoas a encontrá-la.

A ferramenta gratuita do Google, possibilita que empresas gerenciem seu negócio dentro da plataforma.

Para corretores e imobiliárias que prestam serviços locais, utilizar o Google Meu Negócio é fundamental.

Com ele você pode aparecer na pesquisa do Google e também no Google Maps quando seu cliente estiver procurando por corretores de imóveis/imobiliárias próximos a você.

Essa presença online ajuda a aumentar a visibilidade e a credibilidade do corretor de imóveis, facilitando que os clientes encontrem e se engajem com seus serviços de maneira mais eficaz.

Com a otimização correta do perfil do Google Meu Negócio, os corretores de imóveis podem alcançar um público mais amplo e direcionado, aumentando suas chances de sucesso no mercado imobiliário.

Grupos de compra e venda no WhatsApp

O WhatsApp já se tornou uma ferramenta valiosa para corretores e imobiliárias. Além da possibilidade de entrar em contato com clientes, compartilhar imóveis e fazer as famosas listas de transmissão, o WhatsApp conta com a alternativa de criar e participar de grupos de compra e venda de imóveis. 

Os corretores podem fazer parcerias com outros corretores ou profissionais da área imobiliária, ou até mesmo criar um grupo de clientes mais engajados para compartilhar as novidades sobre empreendimentos, etc…

Ressaltamos que o Tecimob possui integração também com o WhatsApp, através do botão de chat dentro do site imobiliário, compartilhamento de imóveis com seus contatos dentro da ferramenta, e do plugin para o WhatsApp Web

SEO do Site:

SEO para site imobiliário

É interessante que você tenha um site imobiliário profissional, você pode contratá-lo por um baixo custo utilizando sistemas prontos como o Tecimob.

Ele será sua casa dentro da internet. Um portfólio online com seus imóveis te dará a base para realizar uma boa divulgação, sendo ela gratuita ou paga. 

Através dele você poderá criar conteúdos e anunciar seus imóveis, se fizer um bom trabalho, pode aparecer nos buscadores (como o Google) de maneira orgânica. 

O SEO, que é como chamamos as otimizações feitas em um site para que ele tenha um bom ranqueamento no Google e outras redes de pesquisa.

Envolvem uma série de ajustes técnicos que são feitos pelo próprio desenvolvedor (os sites do Tecimob já são totalmente otimizados para SEO), o conteúdo do site, e a divulgação dele.

Através da criação de conteúdo relevante é possível aparecer nas buscas do Google, sem precisar necessariamente investir em Google Ads.

Mas lembre-se, tudo depende da qualidade do seu conteúdo, da divulgação e da concorrência na sua região.

Como fazer um anúncio eficiente nas plataformas gratuitas:

Para criar um anúncio eficiente nas plataformas que citamos, é importante seguir alguns passos, já que com a grande concorrência, seu anúncio precisa se destacar e ter certos diferenciais.

Confira as etapas importantes para anunciar nas plataformas gratuitas:

Escolha a plataforma ideal para o seu público:

Acima citamos diversas opções de ferramentas utilizadas para anunciar imóveis gratuitamente, mas o ideal é que você escolha as que mais tem afinidade com o seu público-alvo. 

Ou seja, uma plataforma na qual o seu consumidor busque por imóveis. As opções são diversas: redes sociais, grupos, site imobiliário, etc…

Tecimob: Site pronto para corretor de imóveis e imobiliárias. Uma ferramenta completa para você vender mais!

Título:

Um título atraente é a primeira coisa que o seu consumidor irá ver, então capriche no título do seu anúncio, destaque os pontos mais relevantes do imóvel, utilizando as palavras-chave essenciais.

Descrição:

A descrição é onde você poderá fornecer as principais informações sobre o imóvel, como o número de quartos, tamanho, localização e outras características que você considera importante. Não esqueça de destacar os diferenciais, benefícios, etc…

Fotos com qualidade:

As fotos também possuem um grande impacto na hora de despertar o interesse do cliente, portanto fique atento na qualidade das imagens, elas precisam evidenciar os pontos fortes da propriedade, como iluminação natural, amplitude dos espaços, áreas de lazer, entre outros. 

Informações de contato:

É através das informações de contato que o seu cliente poderá se conectar com você, por isso forneça as suas informações para contato de maneira clara e objetiva, para facilitar o processo. 

Adicione seu nome, telefone/WhatsApp, endereço, perfil das redes sociais e o que mais achar necessário. 

Não esqueça da chamada para ação, de avisar a disponibilidade de horários para visitas e claro, de divulgar o seu site imobiliário.

Seja honesto e transparente sobre o imóvel:

Muitos corretores, pela urgência de vender um imóvel, acabam fornecendo informações enganosas, exagerando nas qualidades e escondendo todas as imperfeições da propriedade.

Isso não é bem visto, afinal, cedo ou tarde, o cliente irá fazer uma visita ao imóvel e saberá qual é a situação real. 

Então o ideal é que seus anúncios sejam honestos e transparentes, desta forma, sua reputação não será prejudicada e o cliente que for visitar não ficará decepcionado. 

Renove e atualize regularmente seus anúncios:

Pela grande concorrência das plataformas gratuitas, é necessário que você renove seu anúncio com frequência, para mantê-lo aparecendo nas pesquisas. 

Também é válido atualizar sempre que tiver alguma mudança sobre o imóvel, como valores, disponibilidade, entre outros. 

Foco nas palavras-chave:

Mantenha-se sempre atualizado das palavras-chave que seu público-alvo utiliza nas pesquisas por imóveis e inclua elas em seus títulos e descrições.

Esta etapa é fundamental para melhorar a sua visibilidade dentro das plataformas e para que seus anúncios apareçam nos resultados de busca. 

Mas lembre-se, o uso das palavras-chave deve parecer natural e o conteúdo de fácil leitura.

De nada adiantará colocar as palavras-chave de maneira solta e desconexa no texto. Elas precisam fazer sentido e se alinhar com o que está sendo dito.

Verifique sempre seus anúncios e responda as perguntas: 

Na maioria das plataformas há espaço para questionamentos dos usuários, então é indispensável que você esteja atento a essas perguntas e as responda sempre que possível. 

E claro, mostre-se disponível para agendar visitas e fornecer todas as informações e detalhes adicionais sobre o imóvel a quem se interessar.

Verifique as políticas e diretrizes:

Toda plataforma costuma ter políticas e diretrizes que devem ser seguidas para um melhor desempenho e para garantir que tudo funcione perfeitamente. 

Então fique atento a estas regras para criar seus anúncios dentro das orientações estabelecidas pela plataforma que você está anunciando. 

Estas dicas irão servir para todos os anúncios de imóveis que você fizer, seja em plataformas pagas ou gratuitas. 

E é importante ressaltar que por serem plataformas de anúncios grátis, o seu anúncio deve ser muito bem feito para se tornar relevante. A concorrência nestes espaços é consideravelmente maior do que em ferramentas pagas.

A importância de investir em marketing digital:

Claro que tudo que é de graça tem seus pontos negativos: a grande concorrência, recursos limitados, menos visibilidade etc…

Mas não podemos negar que estes meios são muito úteis e eficientes para quem não tem condições de investir em divulgação.

No entanto, precisamos ressaltar que suas ações para divulgar imóveis não devem ser feitas somente em plataformas gratuitas.

Pois anúncios pagos são fundamentais para estratégias de marketing imobiliário digital. Eles aumentam a visibilidade consideravelmente e por conta disso, são mais eficientes para quem deseja bons resultados e fechar mais negócios.  

Portanto é muito válido que além de fazer anúncios de imóveis nestas plataformas gratuitas, o corretor e imobiliária invistam no marketing digital como um todo. 

O setor imobiliário é muito competitivo e os profissionais que desejam se destacar devem utilizar todos os recursos disponíveis para divulgar seus imóveis e serviços. 

Confira a importância de investir em marketing digital imobiliário:

Alcance seu público:

Com o marketing digital, corretores e imobiliárias podem alcançar um público maior do que se investirem apenas no marketing tradicional.

Uma forma de fazer isso é investindo em ferramentas e montando estratégias eficientes. 

Busque diversificar suas divulgações através de anúncios em plataformas gratuitas, como citamos aqui, mas também em anúncios pagos, anúncios no seu site imobiliário otimizado para SEO, presença nas redes sociais, etc…

Geração de leads qualificados:

Também é possível capturar leads mais qualificados com o marketing digital, já que geralmente quem entra em contato através dos meios digitais já está interessado em comprar, vender ou alugar imóveis. 

Além disso, com um site imobiliário Tecimob, por exemplo, você tem à sua disposição formulários de contato, chat de WhatsApp e pode criar seus hotsites em apenas alguns passos simples.

Credibilidade e confiança:

Marcar presença online é um forte indício de que o corretor e imobiliária possuem profissionalismo e isso transmite credibilidade e confiança aos potenciais clientes. 

Um site imobiliário com um layout agradável e prático, redes sociais com conteúdos relevantes e atualizados são indicadores de uma boa reputação no setor. 

Vale ressaltar que a criação de conteúdo para blog imobiliário ou até mesmo vídeos, também são eficazes para estabelecer a autoridade do profissional. 

Segmentação e personalização: 

O marketing digital também permite que o profissional imobiliário segmente melhor seu público-alvo. 

Isso significa que na hora de criar as campanhas de marketing você pode escolher as características das pessoas que têm mais probabilidade de se interessar pelos seus imóveis. 

Coloque a sua região de atuação, faixa etária, profissão, tudo de acordo com o seu nicho. 

Mensuração de resultados:

Esse tipo de marketing também facilita na hora de analisar os resultados das campanhas e anúncios, acompanhe as métricas, tráfego, taxas de conversão, engajamento nas redes sociais e o retorno dos seus investimentos. 

Destacamos que é essencial você investir em seu próprio site imobiliário. Como o Tecimob, que conta com sistema imobiliário, CRM e aplicativo voltado para corretores e imobiliárias.

E também dispõe de integração com os principais portais imobiliários brasileiros e com o catálogo do Facebook. Faça um teste grátis por 7 dias e conheça as vantagens. 

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