Skip to main content
Tempo máximo de leitura da página: 22 minutos

Anúncio de imóveis: entenda o perfil dos clientes na internet

Ilustração Anúncio de imóveis: entenda o perfil dos clientes na internet

Ao trabalhar com anúncio de imóveis na internet, entender o tipo de cliente que está lidando é essencial para o sucesso. Confira alguns dados sobre o assunto:

Inserir os negócios no mundo virtual é cada vez mais comum e para o mercado imobiliário isso não é diferente. Publicar um anúncio de imóveis na internet pode atingir diversos tipos de perfis de consumidores que têm interesse em comprar ou alugar uma residência.

Muitos corretores ainda ficam na dúvida sobre a eficácia que a tecnologia pode trazer para o seu dia a dia, mas é inegável que os consumidores mudaram e que é importante conhecer seu perfil e comportamentos, especialmente na internet.

Por exemplo, é normal que as pessoas que compram pela internet façam comparações entre os produtos ou serviços, principalmente quando se trata de bens de alto valor, como é o caso de um empreendimento. O mundo virtual dá acesso a diversas informações e dados, potencializado o poder de decisão e barganha do cliente.

Além disso, os consumidores se atentam à qualidade do anúncio dos imóveis, ao tipo de mídia utilizada, formato e todas as características que compõem a divulgação do domicílio. Portanto, informações básicas já não são suficientes para agradar o público que está envolvido com o setor imobiliário, especialmente os que utilizam a internet com frequência.

Tecimob - Site para corretor de imóveis e imobiliária

Compreender o comportamento e o perfil dos clientes que buscam anúncio de imóveis na internet é parte essencial para que o profissional saiba indicar a melhor solução para o cliente. Além disso, o atendimento poderá ser mais assertivo e as informações publicadas por você, corretor imobiliário, serão realmente relevantes para esse público.

Anúncio de imóveis na internet: qual perfil de consumidor?

Algumas pesquisas e estudos que analisam o comportamento do usuário na internet podem auxiliar o corretor de imóveis a entender: meios mais utilizados, horários, formas de contato preferidas de quem busca um lar online e outros pontos que podem auxiliar na transação. O infográfico abaixo pode resumir as principais informações que revelam um pouco sobre quem é o consumidor de imóveis atualmente.

Anúncio de imóveis: entenda o perfil dos clientes na internet

Ao analisar as informações sobre seu público-alvo, é possível identificar novos modos de inserção para prospectar clientes e atendê-los durante o processo de compra ou aluguel de um empreendimento. Ao destrinchar os tópicos presentes no infográfico, é possível entender ainda melhor quem é e como age seu consumidor em potencial:

Características do consumidor de imóveis online

De acordo com uma pesquisa realizada pelo VivaReal, portal que conecta imobiliários, corretores e consumidores, a maioria das pessoas que buscam imóveis na internet são do sexo feminino (61%) e ao menos 53% do total tem um filho. Das pessoas que buscam uma residência, 46% são casadas e 41% solteiras e grande parte delas apresenta idades entre 25 e 34 anos.

É importante que os corretores deem atenção aos possíveis clientes, isso porque 61% dos consumidores estão buscando um imóvel pela primeira vez. 91% trabalham e 66% dessas pessoas já são graduadas em algum curso superior.

Meios utilizados pelos potenciais clientes

Na era digital, é preciso que os corretores fiquem atentos aos aplicativos que os potenciais clientes utilizam. De acordo com a pesquisa, 77% dos que buscam um anúncio de imóveis na internet, estão presentes no Facebook e 98% utilizam o WhatsApp, que também pode ser uma boa ferramenta de negociação para os corretores imobiliários. Quanto aos sistemas utilizados no celular dos usuários, o Android posiciona-se em 1º lugar (71%) e o iOS vem em seguida, ocupando o 2º lugar (22%).

Motivos para a busca de imóveis

Apesar de existirem alguns motivos pontuais para as diferentes categorias, os solteiros e os casados apresentam razões semelhantes para irem em busca de um imóvel para alugar ou comprar:

Solteiros:

  • Ter moradia própria (sair da casa dos pais).
  • Encontrar uma morada mais próxima do trabalho.
  • Mais espaço e privacidade.

Casados:

  • Ter uma moradia própria.
  • Obter um imóvel por conta do casamento.
  • Adquirir (mesmo que temporariamente) uma residência próxima ao trabalho.

Fatores influentes e principais horários para buscar imóveis

Alguns fatores ainda influenciam a decisão do consumidor, mesmo que a vontade de adquirir o imóvel ou alugá-lo seja grande. Preço do domicílio – seja total ou mensal – localização do empreendimento e condições de pagamento são alguns deles. Os horários em que as pessoas mais tentam encontrar uma casa ou apartamento na internet é às 11h da manhã, 14h e 15h da tarde.

Algumas dificuldades que atingem diretamente o cliente também podem influenciar para que a transação não tenha sucesso. Entre elas, não conseguir concretizar a compra ou aluguel, não ter informações de endereço e preço do imóvel, falta de atenção do corretor e imóveis não disponíveis ou duplicados. Por isso, é preciso que o profissional redobre a atenção nestes quesitos ao criar o anúncio do imóvel.

Comportamento dos clientes ao buscar um anúncio de imóveis na internet

Enquanto manda uma proposta para você, certamente o potencial cliente entrou ou entrará em contato com, ao menos, mais dois profissionais, e existe grande chance de fechar negócio com o que responder mais rapidamente. Isso porque o tempo de espera ideal por uma resposta, de acordo com a visão dos consumidores, é de um dia. O e-mail é a forma de contato preferida de 87% dos consumidores e ressalta a importância do corretor estar conectado.

É preciso ter cautela e paciência para auxiliar o comprador ou locatário em todas as fases do negócio. Para um contrato de aluguel, o prospect costuma fechar a transação em cerca de 30 dias, já para o processo de compra esse tempo se estende para, em média, seis meses.

Para atingir os consumidores de forma assertiva e no momento ideal, vale monitorar e analisar seu comportamento e também anunciar imóveis em portais imobiliários. Quanto mais visibilidade e qualidade seu anúncio tiver, mais consumidores interessados entrarão em contato. Que tal experimentar? Clique aqui e, se tiver dúvidas, deixe um comentário para nós.

 

Deixe o seu comentário!

Comentários

VivaReal

VivaReal é o portal imobiliário para você vender, comprar, alugar ou investir em imóveis residenciais e comerciais em todo o Brasil, outros países da América Latina e também nos EUA.

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar
wpDiscuz
Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE