Técnica de vendas: não force seus clientes se você quiser continuar vendendo para eles

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Você que trabalha na área de vendas, provavelmente possui um colega um tanto quanto agressivo na hora de fechar vendas, estou certa? Colega da qual bate metas todos os meses, porém sempre está atrás de novos clientes. Já percebeu isso? É bem comum, pois segundo as próprias pessoas que se veem perante a esses atendimentos, elas mesmas não gostariam de ser atendidas dessa maneira, ou seja, pressionadas. Esse tipo de técnica não é mais utilizada em diversos setores, pois as pessoas, hoje em dia, antes de entrarem em contato com um vendedor, já possuem conhecimento muito maior do que antigamente, então, forçar uma venda pode ser problemático.

Vitórias de curto prazo

Quem vende uma vez, quer vender mais e isso é fato, até porque quanto mais você vende, mais você conquista no fim do mês, além de você se superar e ganhar autoridade. Mas é com um pensamento desse, no pé da letra, que as coisas vão indo por água abaixo. Pois quando você faz vendas forçadas, é quase raro um cliente voltar para comprar novamente com você. Ele pode ter aceitado sua oferta por educação e pressão, mas pensará 10 vezes antes de voltar a te ligar.

Aliás, existe novos métodos que podem se implicar em fazer você vender mais para o mesmo cliente e, com ele, ganhar novos, pois você sabia que não tem marketing melhor do que o marketing boca-a-boca? Não conhece esse termo? Bom, uma breve explicação sobre ele é:

“O marketing boca-a-boca tem o poder de mudar as empresas para sempre. Quando você está comprometido em conquistar o respeito e recomendação de seus clientes, o seu marketing se torna mais efetivo, os seus clientes ficam felizes e, na maioria das vezes, você também ganha mais dinheiro.

Para resumir, ele faz com que seus clientes se tornem evangelizadores da sua marca ou do seu serviço e, sendo assim, você se torna uma autoridade para ele, além de um conforto na hora que for procurar por imóveis.

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Técnicas antigas custam muito caro

Entrando em uma parte que eu gosto muito de falar é o fato de que se você fidelizar seus clientes utilizando boas técnicas de vendas, você economiza muito dinheiro. Duvida? Pois bem, se você não conhece Philip Kotler, ele é um célebre consultor de marketing norte-americano e muito de seu ensinamento é usado hoje em dia, aliás, ele diz que “conquistar um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais que manter um atual. ” Você sabe onde ele acerta com essa frase?

Vou mostrar com algumas perguntas: quantas vezes você dedicou a ir atrás de um cliente novo e deixou o que você acreditou “ter perdido” de lado? Quantas vezes você não lembrou de um imóvel ou terreno que seu suposto lead (visitante do seu site) procurava? A maior verdade é que se você pressionar, esquecer ou simplesmente aborrecer seus clientes, você estará perdendo mais do que indo atrás daquele que se deixou levar pelo seu método do qual em cada 10 conversas, somente 1 vai cair. Isso parece vantagem?

Você pode ganhar má fama

Ser vendedor, por si só, já traz muitos pré-conceitos na bagagem, mas nem todos precisam se tornar verídicos, como, por exemplo, “aquele que só fala em venda” ou “só abre a boca para me vender algo”. Por mais que não demonstrem, muitas pessoas possuem esse pensamento. Então, antes tarde do que nunca, saiba conversar. Aliás, o meio online existe para você apostar em relacionamento também, use-o.

Criar laços com seus clientes pode ser o ponto chave de uma venda, pois assim você entende melhor o problema e suas necessidades e consegue apresentar as melhores oportunidades para ele. Deixe-o feliz, não só o seu bolso, pois o trabalho de corretor de imóveis exige muita paciência e dedicação, aliás necessita que ambas as partes estejam conectadas e prontas para o negócio. Estamos falando de um imóvel ou de um terreno, não de superficialidades. Não esqueça nunca disso!

E você, corretor de imóveis? Conhece pessoas que ainda trabalham desse jeito? Ou você trabalha desse jeito? O que você vem fazendo para mudar e aperfeiçoar as suas técnicas? Conte-nos mais nos comentários!

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