Utilizando perguntas abertas para vender mais imóveis no seu atendimento online

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Com o advento do atendimento online realizado através de chats ou de ferramentas de mensagem como o WhatsApp ou o Messenger é necessário que o corretor de imóveis desenvolva técnicas de atendimento que sejam capazes de ao mesmo tempo, atender a curiosidade dos clientes sobre determinado imóvel e desenvolver um diálogo que possa conduzir a um agendamento presencial. Uma das técnicas mais eficientes para realizar um atendimento online satisfatório é a utilização de perguntas abertas. Perguntas abertas são aquelas onde é possível extrair do cliente suas necessidades e avaliar os melhores produtos para oferecer ao cliente.

Qual a diferença entre perguntas abertas e fechadas

As perguntas fechadas são determinantes e não propensas ao diálogo. Além do sim e do não, podem ter como respostas números ou datas. Exemplos de perguntas fechadas:

  • O senhor já comprou o seu imóvel?
  • Já possui casa própria?
  • Há quanto tempo está procurando um imóvel?
  • Pretende morar ou investir?

Diferente das perguntas fechadas, onde as respostas são sempre curtas, muitas vezes limitadas. As perguntas abertas são ótimas para o atendimento online, pois ajudam a desenvolver argumentos importantes para realizar uma reunião presencial. Elas são capazes de estimular o raciocínio e a criatividade. Exemplos de perguntas abertas:

  • Com que finalidade você procura um imóvel?
  • Que características você mais valoriza em um empreendimento?
  • Que prazo de entrega seria melhor para você?
  • Qual a região que você busca?

Ao entender a diferença entre os dois tipos de pergunta, você deve criar roteiros capazes de criar um diálogo que levem a ação, que permitam ao corretor conduzir o atendimento. Lembre-se: no atendimento online o corretor de imóveis é o condutor da interação. O domínio das perguntas será capaz de fazê-lo estimular o cliente a falar de si e montar um perfil do mesmo. Exemplos:

  • Você tem filhos? De que idade?
  • Qual esporte você pratica?
  • Em que ocasiões você costuma reunir os amigos para jantar?

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Como aplicar perguntas abertas no atendimento online

Não dá simplesmente ir soltando perguntas no meio de uma conversa. Redija ideias completas, encaixando perguntas ao final das sentenças de modo a estimular a conversa com o interlocutor:

  • Qual é a faixa de preço que você procura para comprar um imóvel?
  • A entrega deste imóvel está prevista para 2018. Este prazo está adequado a sua busca? Quando pretende se mudar?
  • O que chamou a sua atenção neste empreendimento?

A adoção de perguntas abertas com naturalidade no seu atendimento levará um certo tempo até que você seja de aumentar a sua conversão. Mas é certo que na medida que você praticar, vai também melhorar a sua performance.

Um abraço e até a próxima.

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