Profissionalismo: A palavra que todo corretor de imóveis deve ter em mente
Tecimob
A crise no mercado imobiliário tem se tornado assunto constante na mídia brasileira nos últimos tempos, dado que a situação econômica instável e as restrições no crédito imobiliário vêm provocando uma baixa nas vendas de imóveis, fazendo com que muitos corretores deixem a profissão. Segundo dados do Conselho Regional de Corretores de Imóveis de São Paulo, o Creci-SP, foram recebidos no ano passado 509 pedidos de cancelamento de inscrição, 42% a mais do que no anterior. Também o número de novas inscrições, que só subia desde 2010, caiu 5% neste ano. Diante destes dados e das inúmeras possibilidades de busca de imóveis via internet, o mercado vem se perguntando: seria este o fim da profissão de corretor de imóveis?. Entenda a importância do profissionalismo para se manter no mercado imobiliário:
Corretor de imóveis: profissão ameaçada de extinção
A internet oferece infinitas possibilidades ao consumidor que busca determinado produto ou serviço, despertando no mercado imobiliário dúvidas com relação ao futuro da profissão do corretor de imóveis. A negociação de imóveis deve se encaixar no contexto das vendas online e dispensar a intermediação de um corretor?
O corretor atua diretamente na burocracia e na documentação dos imóveis de sua cartela, agilizando e facilitando os trâmites legais relacionados à transação. Contratar um corretor de imóveis é, ainda, uma questão de comodidade e praticidade, oferecendo ao comprador segurança na realização das visitas, economia de tempo e auxílio nas negociações. Os novos tempos apontam, porém, para uma necessidade de adaptação desse profissional: o corretor demonstrador de produto, pouco profissional e despreparado com relação ao mercado imobiliário está realmente em extinção.
Profissionalismo: fundamental para o corretor de imóveis que deseja se manter no mercado
Diante da baixa das vendas e das novas possibilidades oferecidas pela internet para quem procura um imóvel, o profissionalismo e os conhecimentos de mercado são cada vez mais importantes para o corretor de imóveis. Não basta mais esperar o cliente no plantão de vendas, é preciso atuar com eficiência na prospecção de novos clientes e demonstrar conhecimentos de mercado que contribuam para a comodidade e a economia de tempo de proprietários e compradores, entregando-se por inteiro à busca pela excelência no atendimento. O corretor de imóveis deve entender sua função como profissional: entender seus clientes de forma a oferecer soluções imobiliárias mais assertivas, atuar com ética e profissionalismo nas negociações e oferecer um atendimento de excelência a ambas as partes envolvidas na negociação.
A crise do mercado imobiliário vem fazendo com que este ofereça cada vez menos espaço para profissionais despreparados e exigindo do corretor de imóveis especialização em vendas, conhecimento das especificidades regionais da área em que atua e capacitação para consolidar de forma segura e prática os projetos de seus clientes no ramo imobiliário.
Para tal, é fundamental identificar o perfil de cada cliente e que tipo de negócio imobiliário é interessante para este, oferecendo as melhores ofertas de imóveis e contribuindo para uma negociação vantajosa para ambas as partes. O corretor de imóveis profissional e preparado deve continuar existindo, contribuindo para a segurança e a comodidade daqueles que desejam comprar, vender ou alugar um imóvel.
E você, corretor, como vem superando os efeitos da crise econômica no mercado imobiliário? Compartilhe suas experiências conosco nos comentários!