Como elaborar um sumário do imóvel à venda

Tecimob
Updated on

A concorrência e competitividade acirrada no mercado imobiliário vêm exigindo do corretor de imóveis cada vez mais conhecimento sobre os imóveis que está vendendo, de forma a oferecer ao cliente informações que vão muito além daquelas apresentadas nos sites imobiliários. A disputa do mercado atual impõe ao profissional imobiliário uma atuação baseada em profundo conhecimento dos produtos que vende e do público para o qual eles se destinam, com pleno domínio das informações técnicas referentes aos imóveis.

Nesse contexto, o sumário do imóvel à venda é uma coletânea de dados importante para o trabalho do corretor, contribuindo para que ele trabalhe com argumentos mais consistentes e desperte maior confiança e credibilidade em seus clientes. Mas como organizar este sumário? Quais informações são realmente importantes? Confira algumas dicas:

O que é o sumário do imóvel à venda

O sumário do imóvel à venda consiste em uma compilação de dados e informações técnicas referentes a este e é utilizado como instrumento para consulta e material de apoio durante a venda. A organização destas informações permite ao corretor não somente memorizar conceitos e detalhes relativos ao imóvel, como também construir melhores argumentos de vendas. Este material é de uso exclusivo do corretor e pode ser constantemente acrescido de mais informações, tendo como objetivo aumentar os conhecimentos do corretor e contribuir para as negociações.

Como elaborar um sumário do imóvel à venda

1. Pesquisa e coleta de informações

A fase inicial de elaboração deste material consiste em um trabalho de pesquisa e coleta de informações. Aqui é importante consultar documentos, plantas e fotos do imóvel, bem como realizar diversas visitas ao local. Estas, quando realizadas em diferentes horários, permitem ao corretor conhecer melhor sua localização e avaliar questões como a posição solar nos ambientes e o ruído proveniente da rua, caso as janelas estejam voltadas para ruas de tráfego intenso.

É importante também estar atento às condições gerais do imóvel e seu estado de conservação, avaliando aspectos técnicos e arquitetônicos, bem como verificar o pagamento de impostos e contas. Ao circular pelo bairro, procure conversar com moradores e comerciantes, identificando características da região que possam contribuir para a venda. Quando se tratar de imóveis em lançamento, é importante verificar, ainda, informações como o registro da incorporação, a tabela de preços do empreendimento e as datas de entrega. Avalie também o memorial descritivo da obra e os prospectos disponíveis.

Tecimob: Site pronto para corretor de imóveis e imobiliárias. Uma ferramenta completa para você vender mais!

2. Análise das informações levantadas

Mas não basta pesquisar e reunir todas essas informações; é fundamental que elas sejam analisadas e avaliadas não somente quanto à sua precisão e validade, mas também ao quanto podem contribuir para o trabalho do corretor de imóveis. Faça, assim, uma revisão das informações obtidas ao longo da etapa de pesquisa e organize-as da forma como preferir. Procure determinar uma sequência coerente com sua estratégia de vendas: de forma geral, é interessante adotar uma organização que vá dos aspectos mais abrangentes para os mais detalhados, deixando por último os detalhes que diferenciam o imóvel em estudo. Procure analisar as informações que você recolheu com uma mentalidade de vendas, de forma a identificar seu público-alvo.

3. Estudo e revisão das informações levantadas

Mais do que reunir todos esses dados sobre o imóvel à venda, é importante estudá-los de forma a ter essas informações em mente no momento de se reunir com o cliente. Após organizá-las da forma mais adequada ao seu estilo de venda, realize uma releitura, sempre procurando extrair destas informações argumentos que o auxiliem a ilustrar, informar e explicar aos clientes os benefícios do imóvel que está vendendo.

O sumário do imóvel à venda pode ser constantemente complementado e atualizado à medida que o profissional dispuser de novas informações e observações e, até mesmo, com base nas negociações já realizadas e que não converteram em venda. O cliente fez uma pergunta para a qual você não tinha resposta? Procure se informar, obter esta resposta e inseri-la no sumário de vendas. Assim, ele estará sempre atualizado e possibilitará que o corretor desenvolva suas negociações com muito mais profissionalismo e competência.

Você elabora um sumário dos seus imóveis à venda? Como desenvolve este processo? Compartilhe suas experiências conosco nos comentários!

Veja também outros materiais:

Encontre os materiais perfeitos para se aprimorar no mercado imobiliário e o que você precisa pra organizar a sua imobiliária!

Crie seu site imobiliário com o Tecimob

Com um conjunto de ferramentas pensado para o corretor de imóveis, você terá tempo de sobra para focar no que realmente importa: vender mais!

Gostaria de receber novos conteúdos no seu e-mail?

Preencha seu e-mail ao lado.