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5 técnicas para atender clientes por telefone e vender imóveis

5 técnicas para atender clientes por telefone e vender imóveis

A popularização da internet e a introdução de novas tecnologias vêm mudando a forma como o corretor de imóveis se relaciona com seus clientes. Ainda assim, a comunicação por telefone continua sendo uma importante forma de atendimento para imobiliárias e corretores autônomos, permitindo transmitir informações de forma rápida, positiva e mais pessoal.

Assim como outras formas de comunicação, as ligações telefônicas apresentam uma linguagem própria, e têm como principal objetivo passar confiança e credibilidade ao cliente e despertar seu interesse com relação aos serviços que o corretor pode ofertar. Confira cinco dicas importantes para a utilização do telefone como ferramenta de trabalho para vender imóveis:

1. Saiba a hora certa de ligar

O bom senso é aspecto fundamental da comunicação telefônica, principalmente diante das diferentes possibilidades de comunicação disponíveis. É importante, portanto, questionar ao cliente se este é o meio de comunicação através do qual ele deseja ser contatado e qual é o melhor horário para realizar uma ligação. Muitos clientes preferem, por exemplo, a comunicação via e-mail ou Whatsapp, permitindo que respondam a mensagem e retornem o contato no momento que considerarem mais propício. Procure, portanto, entender o tempo de cada cliente e evitar assumir a posição de “chato”, pressionando-o e realizando diversas ligações por dia. Evite realiza-las também durante os finais de semana ou no período da noite, a não ser que seja solicitado pelo cliente.

2. Prepare-se para a ligação

Os atendimentos telefônicos exigem do corretor certa preparação para que sejam bem-sucedidos. É fundamental, antes de realizar a ligação, ter clareza com relação ao perfil do cliente com quem vai falar e o tipo de imóvel que ele está procurando. Se possível, procure desenvolver um roteiro básico para nortear a conversa, visando transmitir credibilidade com relação aos seus serviços e despertar a confiança do cliente. Ainda dentro do roteiro, é interessante listar algumas perguntas que podem contribuir para conhecer melhor o perfil do seu cliente e entender suas necessidades e desejos com relação ao imóvel que procura.

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3. Ouça seu cliente

É comum que o atendimento telefônico desperte certa ansiedade no corretor de imóveis, que acaba por falar demais e ouvir pouco o que seu cliente tem a dizer. Escutar o cliente e entender suas necessidades são aspectos fundamentais do trabalho do corretor de imóveis, e no atendimento telefônico, não poderia ser diferente.

Procure direcionar a conversa de forma que o cliente tenha oportunidade de falar, de forma a identificar com mais facilidade o que este está procurando. O corretor que não escuta o que seu cliente tem a dizer, está perdendo a chance de obter informações que podem ser essenciais para o fechamento da venda.

4. Utilize uma linguagem adequada

Como já citado, a comunicação telefônica apresenta um tipo de linguagem própria a ser utilizada para o sucesso do atendimento. Identificar esta linguagem depende também do tipo de cliente com o qual o corretor está se comunicando: procure conversar de forma específica com cada um deles, fazendo com que sintam especiais e despertando sua confiança. É comum que corretores de imóveis, visando demonstrar seus conhecimentos do mercado imobiliário, acabem por utilizar uma linguagem técnica que confunde o público com o qual se comunicam. É importante, assim, fazer com que a conversa soe de forma natural, utilizando um tom de “conselho de amigo” e evitando a utilização de termos técnicos.

5. Prepare-se também para o atendimento receptivo

O atendimento receptivo é uma forma comum de contato com o cliente nos plantões de imobiliárias. Consiste basicamente em atender às ligações de possíveis clientes, que buscam informações sobre determinado imóvel. Também para este tipo de contato telefônico é importante que o corretor esteja preparado. Conquistar um novo cliente através deste tipo de atendimento depende muito da habilidade do corretor de responder às suas dúvidas e despertar seu interesse em comparecer a uma visita ao imóvel ou uma reunião.

Para tal, é importante se dedicar à conversa, evitando desenvolver outras atividades simultaneamente, e ter facilidade de acesso às informações deste cliente, como atendimentos que já foram realizados, imóveis que foram apresentados, etc.

E você, corretor, como vem desenvolvendo seu atendimento telefônico? Compartilhe suas experiências conosco nos comentários!

 

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Comentários

Karine Dandolini

Supervisora de Marketing - Desenvolvedora das atividades do ramo. Executa processos e rotinas, visando o atendimento das necessidades da empresa, apostando também no marketing de relacionamento para com seus clientes.

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2 Comentários em "5 técnicas para atender clientes por telefone e vender imóveis"

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willians ney
Visitante

Muito obrigado estou gostando muito das dicas de vendas via telefone. Sou novo no ramo e estou buscando conhecimentos para poder fazer vendas de forma correta e mais objetivas. muito obrigado

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