Saiba como melhorar as suas habilidades de negociação

Tecimob
Atualizado em

Todo bom corretor de imóveis é um bom negociador. Afinal, esta é uma habilidade essencial para que a venda seja concluída: mais do que encontrar o imóvel dos sonhos para os seus clientes, é preciso apresentar argumentos que comprovem que a propriedade é um investimento que vale a pena.

A boa notícia é que esta é uma habilidade que, com prática e envolvimento, pode ser dominada pelo corretor. Conheça sete dicas muito úteis nessa hora!

1. Conheça o seu cliente

A negociação flui muito melhor quando você conhece a outra parte envolvida na conversa. Se você sabe fazer as perguntas certas, em pouco tempo tem todas as informações que precisa para uma negociação de sucesso! Mas não esqueça: para isso, mais do que falar, é preciso saber escutar!

2. Descubra quais são as barreiras que impedem o fechamento do negócio

Se você sabe escutar o que o cliente tem a dizer, é bem provável que saiba a resposta para esta pergunta: o que impede a conclusão da compra? Com base nessa informação, você pode apresentar soluções para que as barreiras sejam quebradas. Lembre-se que, em uma negociação, informação é poder: quanto mais você sabe, melhor negocia!

Tecimob: Site pronto para corretor de imóveis e imobiliárias. Uma ferramenta completa para você vender mais!

3. Arme-se com bons argumentos

Um dos objetivos de uma negociação é convencer a outra pessoa de que o seu ponto de vista trará benefícios para todas as partes envolvidas. A melhor maneira de fazer isso é apresentando argumentos fortes, bem embasados e honestos.

Se o possível comprador está em dúvida sobre o valor do imóvel, por exemplo, mostre a ele os motivos do preço pedido: o bairro está em crescimento e as propriedades irão valorizar nos próximos anos, o condomínio conta com uma boa estrutura de lazer ou o imóvel está localizado em uma área privilegiada? Mostre isso ao cliente.

4. Use a linguagem certa

Também é importante descobrir qual é a melhor maneira de se comunicar com o cliente. Não é apenas uma questão de saber o que falar, mas de que maneira falar. Para isso, mais uma vez, é essencial conhecer a pessoa com quem se está negociando.

5. Saiba qual é a margem de negociação do imóvel

Negociação também significa saber quando ceder. Quando o assunto é venda de imóveis, podemos dizer _quanto_ ceder. Ou seja, qual é o valor mínimo aceito pela propriedade. Receber ofertas e fazer contraofertas são estratégias comuns de vendas. Quando o corretor sabe até quanto pode chegar, tem mais autonomia para realizar a negociação.

6. Seja natural

Um bom negociador não é aquele que tem um discurso decorado, mas aquele que consegue contornar imprevistos e entender as necessidades específicas de cada cliente. Quanto mais natural for a conversa, mais confiança e segurança o corretor passa às partes envolvidas na negociação.

7. Saiba a hora de parar

Saber negociar também significa saber a hora de parar. Se o imóvel à venda é uma casa na praia, mas o cliente busca algo no centro da cidade, por exemplo, não adianta tentar convencê-lo de que suas necessidades são outras. É importante preservar o seu tempo e dos seus clientes e garantir que a negociação realmente trará benefício para todas as partes.

Você é um bom negociador? Quais são as suas técnicas? Conte nos comentários!

Veja também outros materiais:

Encontre os materiais perfeitos para se aprimorar no mercado imobiliário e o que você precisa pra organizar a sua imobiliária!

Crie seu site imobiliário com o Tecimob

Com um conjunto de ferramentas pensado para o corretor de imóveis, você terá tempo de sobra para focar no que realmente importa: vender mais!

Gostaria de receber novos conteúdos no seu e-mail?

Preencha seu e-mail ao lado.