Por que não posso deixar meu site ficar fora do ar?

Tecimob
Updated on

As técnicas de SEO (Search Engine Optimization) são cada vez mais utilizadas por imobiliárias e corretores de imóveis como forma de aumentar a visibilidade de seus sites imobiliários e melhorar o posicionamento destes nos mecanismos de pesquisa. Diante da forte concorrência online, a otimização de sites para os mecanismos de busca vem se tornando fator essencial àqueles que desejam atrair clientes online e ampliar suas vendas.

Neste sentido, um site imobiliário fora do ar é um dos problemas mais graves que podem acontecer àqueles que investem em uma estratégia de SEO para sua página na internet, tanto perante a audiência (seus clientes), quanto os mecanismos de busca (Google, Bing, etc). Você sabe o que ocorre nas buscas do Google quando seu site está fora do ar? Confira o processo e entenda porquê esta falha é péssima para o SEO da página da sua imobiliária.

Como o Google reage a site fora do ar

São inegáveis os benefícios que uma bom ranqueamento no Google trazem para um site da imobiliária. Os mecanismos de busca são definidos como um banco de dados capaz de encontrar resultados com base em palavras ou termos escritos pelo usuário. A classificação destes sites é realizada por robôs, crawlers e spiders, e se dá de forma a oferecer ao usuário os resultados mais relevantes através da busca orgânica.

Quando um site imobiliário fica fora do ar, seja qual for o motivo, o Google reconhece o problema como uma falha temporária, e considera que este deve voltar a funcionar em breve. Assim, a página é mantida no índice dos mecanismos de busca, porém quando sua requisição não é atendida, o posicionamento do site no ranking é afetado direta e rapidamente.

A boa notícia é que as páginas mais importantes e relevantes do seu site para imobiliária são reconhecidas pelo Google, uma vez que são rastreadas e acessadas com mais frequência. Portanto, caso o seu site imobiliário esteja fora do ar e desapareça da busca orgânica, estas devem ser trazidas de volta com maior agilidade quando a falha for resolvida.

Tecimob: Site pronto para corretor de imóveis e imobiliárias. Uma ferramenta completa para você vender mais!

Qual o impacto de um site fora do ar no SEO

Como se pôde ver, um site fora do ar, além de não receber visitas, deixa de ser indexado nos mecanismos de busca, perdendo posições no ranking, ou seja: um desastre para os esforços de otimização que vinham sendo realizados até então para garantir seu posicionamento.

Os servidores e _hosts_ não costumam ser uma grande preocupação do SEO, mas merecem atenção, uma vez que um site fora do ar pode colocar a perder todos os esforços realizados em redes sociais, no blog e na criação de links. Outra questão importante é o fato de que quando seu site fica constantemente fora do ar, os mecanismos de busca passam a interpretá-lo como não confiável, já que não é garantida uma boa experiência do usuário com relação ao seu conteúdo, dado o fato de que este se encontra constantemente indisponível.

A importância do SEO nos dias de hoje é inegável no mercado imobiliário, e é essencial que corretores e imobiliárias estejam atentos não somente às técnicas de marketing online, cada vez mais difundidas, mas também aos aspectos básicos de sua página na internet. Manter seu site ativo é essencial para que seus esforços o torne visível afim de gerar resultados.

E você, já conhecia a importância de não deixar o seu site fora do ar? Compartilhe suas experiências conosco nos comentários!

Veja também outros materiais:

Encontre os materiais perfeitos para se aprimorar no mercado imobiliário e o que você precisa pra organizar a sua imobiliária!

Crie seu site imobiliário com o Tecimob

Com um conjunto de ferramentas pensado para o corretor de imóveis, você terá tempo de sobra para focar no que realmente importa: vender mais!

Gostaria de receber novos conteúdos no seu e-mail?

Preencha seu e-mail ao lado.