O que é SEO e como utilizá-lo para otimizar o seu site

Tecimob
Updated on

Atualmente, entender sobre marketing digital pode ser um grande diferencial para os corretores de imóveis. E, entre as ferramentas disponíveis no marketing digital, uma mostra-se especialmente importante: o SEO. Mas, você sabe o que é isso?

O que é SEO?

Search Engine Optimization (SEO) é um conjunto de técnicas para otimização de sites para que eles sejam encontrados por buscadores na internet, como o Google ou Yahoo. O SEO não somente faz com que o site seja encontrado, mas que seja melhor posicionado nas buscas realizadas, fazendo com que os sites recebam maior visibilidade e aumentem seu número de visitas. Embora o posicionamento nos sites de busca como o Google dependa, em grande parte, do conteúdo e de sua estrutura, há diversas técnicas que fazem com que um site seja otimizado para melhorar seu posicionamento. Veja nossas dicas a seguir!

1. Use palavras-chave

Tópico básico para o trabalho de SEO, significa que o seu site precisa citar o termo que está sendo buscado. E, se essa palavra-chave estiver no endereço do próprio site, isso ajuda ainda mais.

Por exemplo: se você acredita que o seu potencial cliente fará buscas como “compra de imóveis na cidade xxx” ou “aluguel de salas no bairro y”, seu site imobiliário deve conter exatamente essas palavras-chave para que, quando alguém fizer a busca, haja mais chances de seu site para corretor de imóveis aparecer entre as primeiras posições do buscador.

Tecimob: Site pronto para corretor de imóveis e imobiliárias. Uma ferramenta completa para você vender mais!

2. Aprimore o conteúdo

Perceba como é importante dedicar-se à criação do conteúdo de seu site imobiliário. Assim como os termos essenciais precisam estar presentes nas palavras-chave, eles devem também estar inseridos no conteúdo de seu site. Assim, na hora de planejar seu conteúdo, já tenha em mente como inserir as palavras-chave de forma relevante nos textos. Atenção: não basta apenas repetir os termos-chave de forma aleatória, isso é conhecido como SEO black hat, é considerado antiético e pode acabar prejudicando o seu site, além de fazer com que o internauta não volte a visitá-lo.

Assim, é preciso citar as palavras-chave em meio a conteúdos atrativos para o seu público alvo, que, de fato o ajude e forneça as informações que ele está buscando. Isso fará com que mais pessoas cliquem em seu site imobiliário, o que fará com que seu ranqueamento no Google e demais sites de busca melhore. Outra dica importante sobre o conteúdo é oferecê-lo sob diferentes formatos. Textos, vídeos, áudios… Isso faz com que seu site ganhe pontos nos mecanismos de buscas e o torna mais atrativo a seu potencial cliente. Entretanto, invista no desenvolvimento de conteúdo próprio, apenas copiar e colar fará com que seu site perca a relevância e seja rebaixado nos sites de buscas.

3. Aposte na navegabilidade

Outro ponto importante para melhorar a experiência do usuário e o posicionamento do site é a navegabilidade. É por meio dela que o visitante saberá em que página ou local do site ele encontrará as informações que procura. Todo o site possui uma página inicial, que normalmente é também a página mais visitada do site, nessa página é importante que o internauta encontre as informações mais gerais e abrangentes e entenda em que link ou página deve clicar para continuar sua visita e encontrar o conteúdo que ele procura. Lembre-se que cada página do site precisa ser nomeada de forma simples e representativa para facilitar a navegação no site.

4. Otimize as imagens

No SEO, a otimização de imagens é um ponto importante. A otimização inicia com a nomeação correta das imagens. Por pressa ou vontade de atualizar rapidamente o seu site, pode ocorrer de você colocar lá imagens com títulos automáticos como “Imagem 1” ou “foto 3”, mas isso poderá prejudicá-lo sobretudo quando o cliente fizer buscas por imagens. Assim, se sua imagem tiver um título como “apartamento Rio”, poderá ser um diferencial para ajudá-lo a ser encontrado pelos sites de buscas. Outro ponto importante é salvar suas imagens em formatos que sejam amplamente suportados, como JPEG, GIF e PNG.

5. Divulgue

Divulgar o seu site imobiliário também ajuda no SEO, pois quanto mais pessoas estiverem visitando o seu endereço virtual, mais os mecanismos de busca perceberão a sua relevância. Lembre-se de divulgar o seu site ou blog para os seus clientes, informando-os de que sempre há conteúdo atualizado por lá. Se você tem perfil profissional ou página em mídias sociais, aproveite para divulgar seus conteúdos por lá. Outro fator avaliado por buscadores como o Google é se o seu site é apontado por outros sites.

Assim, avalie divulgá-lo em blogs ou sites de sua categoria, de colegas, etc. O corretor de imóveis deve utilizar todas as ferramentas que possam ajudá-lo a vender mais e a se diferenciar no mercado imobiliário. O SEO é um conjunto de técnicas que podem fazer com que seu site seja mais visitado e que apareça melhor posicionado em sites de buscas como o Google.

Obs: Clientes Tecimob não precisam se preocupar com a parte de SEO em seus sites, já que o próprio sistema fica responsável pela otimização e indexação dos imóveis e das imagens.

Encontre aqui mais dicas para fazer com que seu site apareça nas buscas do Google e, para aprender mais sobre marketing digital, confira o eBook específico que preparamos para que o profissional imobiliário construa sua estratégia de marketing digital de forma simples e eficiente!

Veja também outros materiais:

Encontre os materiais perfeitos para se aprimorar no mercado imobiliário e o que você precisa pra organizar a sua imobiliária!

Crie seu site imobiliário com o Tecimob

Com um conjunto de ferramentas pensado para o corretor de imóveis, você terá tempo de sobra para focar no que realmente importa: vender mais!

Gostaria de receber novos conteúdos no seu e-mail?

Preencha seu e-mail ao lado.