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Os 7 piores erros cometidos pelo corretor de imóveis

Ilustração Os 7 piores erros cometidos pelo corretor de imóveis

Como em qualquer profissão, o corretor deve se aprimorar de forma constante e se “antenar” bem com tudo aquilo que acontece em sua área de atuação. Mas a corretagem tem suas particularidades, e o agente imobiliário deve ficar atento para não cometer algumas falhas que podem comprometer seu trabalho, atrasando o fechamento da venda ou até mesmo impedindo que ela se concretize. Que tal ver alguns erros cometidos pelo corretor de imóveis?

Ser um mau ouvinte

Saber ouvir é uma das coisas principais que um corretor tem que fazer. Afinal, é ouvindo o que os clientes têm a dizer que ele traçará adequadamente seu perfil, a partir das demandas e desejos, além do poder de compra da pessoa, para depois avaliar no portfólio de imóveis que estão disponíveis qual seria o mais apropriado para aquele comprador em especial. Se isso não for bem-feito, muito tempo será perdido — inclusive, potenciais comissões.

Mostrar-se como um tagarela

Tão ruim quanto não saber ouvir é falar pelos cotovelos. Um corretor que fala muito, não deixa o cliente explicar o que quer, e ainda perde a chance de ser assertivo e fazer as perguntas mais certeiras para obter informações preciosas sobre ele. Falar demais não vai convencer o cliente a comprar um imóvel: falar as coisas certas, sim.

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Não ser acessível

Não são poucas as histórias de vendas perdidas porque o corretor não estava na hora certa no lugar certo, mesmo tendo adiantado muitas coisas da negociação. Por um triz, perdeu a venda para outro corretor, que apresentou ao cliente outro imóvel parecido. Dê a seus clientes todos os meios de contato que tem e indique os melhores horários para falar com você.

Não manter contato com o cliente

Você já sabe que o corretor deve se manter sempre acessível para os contatos com os clientes. Tudo bem. Mas a proatividade é muito bem-vinda aqui, de forma que o comprador sentirá que você está se esforçando para ter a melhor solução para o caso dele o quanto antes. Pode ser tênue a linha que divide os excessos do bom atendimento, em alguns casos. Pesquise como o cliente funciona e preste-lhe informações em um volume superior ao que ele espera. Surpreenda-o. Nunca desapareça por muito tempo, sem que alimente a relação entre vocês.

Pressionar o cliente para comprar

Ser insistente nos e-mails e telefonemas para o cliente, fazendo isso quase todos os dias, não é nutrir o relacionamento. Isso pode ser chato e mostrar desespero. Em vez de aumentar as suas chances de fechar a transação comercial, pode afastar os clientes. Seja objetivo, e indique que está aguardando a resposta ou posição do cliente sobre algum questionamento.

Mostrar-se como um profissional despreparado

Você não precisa entender de tudo. Mas é uma obrigação do corretor conhecer as vantagens e os diferenciais dos imóveis que tem para oferecer, bem como fazer a correlação destes com os clientes, a partir de seus perfis. Além disso, quanto mais conhecimentos extras você tiver, mais se diferenciará no mercado. Que tal estudar um pouco de Arquitetura e Design de Interiores, saber um tanto de Direito Imobiliário e Contratos, entender o que pode ser feito na estrutura de alguns imóveis que precisam ser reformados?

Deixar de cumprir o que prometeu

A relação entre corretor e clientes deve ter confiança e transparência — fatores relevantes para que os compradores tenham mais certeza de que estão lidando com um profissional íntegro e competente. Sempre que se comprometer com alguma tarefa em favor do cliente, cumpra no prazo e do modo como acertaram, sem utilizar desculpas esfarrapadas. Vai que o cliente está só aguardando aquela informação preciosa que você ficou de lhe dizer para fechar a compra?

Você já cometeu ou vem cometendo algum desses erros? Agora você já sabe o que merece ser consertado para crescer mais na carreira e conquistar mais clientes e vendas. Verifique as suas condutas e mude o que precisa ser mudado!

 

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Comentários

Patrícia Alves

Customer Success - Trabalha para que o cliente utilize o produto ou serviço da maneira correta para alcançar seus objetivos, focando no, como o nome já diz, sucesso do seu cliente.

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4 Comentários em "Os 7 piores erros cometidos pelo corretor de imóveis"

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Luis Carlos Da Matta
Visitante

Gostei ajuda muito…

CLAITON LUIZ MACHADO
Visitante

Excelentes dicas, para quem está começando… Enviei ao meu filho Fellipe Moreno, abs

jucelio felix
Visitante

Obrigado sua dicas me ajudaram muito , eu vinha cometendo muitos desses erros muito obrigado.

Wagner Moreno
Visitante

Bom dia gostei muito das dicas são de muitas serventias no meu dia a dia

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