Imagem do Header da Postagem

O Que É Inscrição Imobiliária?

Todo início de primeiro trimestre, é preciso dar atenção especial para sua inscrição imobiliária, ou seja, o carnê do IPTU. Isso porque, nesse período de tempo, os proprietários de casas ou estabelecimentos recebem em seus imóveis o carnê para pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano.

Mas você sabe o que é a inscrição imobiliária? Neste artigo, você verá maiores informações sobre:

o que é a inscrição imobiliária; como identificar o número da inscrição do IPTU; se é possível atualizar o cadastro imobiliário.

O que é a inscrição imobiliária?

A inscrição imobiliária, como o próprio nome sugere, é um código de identificação do imóvel, gerado pela prefeitura ou cartório especializado com o intuito de reconhecê-lo no registro do seu município. Isso significa que tanto imóveis comerciais quanto os residenciais possuem um número.

Nesse cadastro constam informações e características em relação ao endereço do imóvel, a área construída, o seu lote e até mesmo informações adicionais do proprietário. Isso serve como base para o cálculo de IPTU que mencionamos anteriormente e que acontece todo ano.

As regras para a numeração do registro variam de acordo com o município, mas, geralmente, esta inscrição é uma sequência de números – podendo em algumas cidades também conter letras do alfabeto.

Como identificar o número da inscrição do IPTU?

Para identificar o número de inscrição, é necessário ficar atento ao carnê do IPTU. Não existe uma regra, então pode ser que o seu número de inscrição de imóvel tenha números e letras ou apenas números, como acontece na cidade de Curitiba.

Além disso, você pode perceber e diferenciar a inscrição de imóvel e o cadastro imobiliário de forma bem simples. Enquanto o cadastro imobiliário é responsável pela descrição física do seu imóvel, o registro é o que firma a situação jurídica.

Você perceberá que os termos se complementam e essa integração é importante para proporcionar maior segurança nas transações imobiliárias e de crédito, melhorando, assim, a experiência e o atendimento imobiliário para aqueles que precisam lidar com isso diariamente.

É possível atualizar o cadastro imobiliário?

Manter os dados da inscrição de imóvel atualizados é essencial para evitar as divergências no cálculo de impostos.

Todos os contribuintes do Imposto Predial e Territorial Urbano – isentos ou não – podem solicitar a atualização cadastral do seu imóvel e possíveis correções e complementos nos dados do proprietário na prefeitura da cidade — ou, no caso de algumas outras, via internet.

Além disso, você pode realizar a atualização quanto às condições da construção, como reformas, demolições parciais ou totais e também os fins de uso do imóvel.

Compreender o uso da inscrição de imóvel ajudará você a não ficar inadimplente com os impostos do município, além de auxiliar corretores e imobiliárias a emitirem propostas mais assertivas!

Quer saber tudo sobre o mundo imobiliário e se tornar um corretor de sucesso no mercado? Baixe o nosso e-book com dicas indispensáveis sobre como montar uma rotina de trabalho e conquistar cada vez mais clientes, aumentando também a sua produtividade no dia a dia!