O comportamento do consumidor na internet
Tecimob
Ter um site ou blog é um começo, mas sua atividade na rede não pode se limitar a apenas publicar informações e notícias e depois divulgá-las nas redes sociais. É importante saber tomar decisões a partir de pesquisas, direcionar o conteúdo e mensurar os resultados para avaliar se a estratégia está condizente com a realidade do negócio e as expectativas (tanto do consumidor quanto do corretor).
Um estudo conduzido pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) mostrou que mais de 90% dos internautas pesquisam na web antes de comprar um produto ou contratar um serviço. O novo consumidor se utiliza do ambiente digital não apenas para tomar decisões, como também para pesquisar e opinar, seja antes, durante ou depois da transação imobiliária. Apesar desse comportamento ser mais complexo, existem caminhos que auxiliam a elaborar a estratégia mais interessante para conquistá-lo.
Veja como entender o comportamento do consumidor faz toda a diferença na estratégia para web.
Entenda a realidade do seu público-alvo
Um dos pontos mais importantes para conhecer o consumidor é entendendo a sua realidade e como ele age no cotidiano. Questões como a faixa de idade, hábitos de consumo e demais áreas de interesse são importantes para avaliar quais as mídias que podem atingi-lo, bem como as ações que poderá adotar para fidelizá-lo. Em outras palavras, é preciso conhecer e entender a cultura do seu público, uma vez que ela exerce pressão, mesmo que inconscientemente, no modo de agir das pessoas.
Comunique-se
O novo consumidor também usa as redes sociais quando não está satisfeito e quando tem dúvidas em relação a um produto. Muitas marcas já se atentaram para isso e respondem rapidamente aos seus questionamentos, solucionando problemas e apresentando conteúdo relevante e de qualidade. Portanto, faça o mesmo, principalmente quando essa ajuda possa resultar em indicações nas redes sociais, por exemplo.
Indicações valem ouro
Indicações são o caminho mais eficiente para fechar um negócio. E os corretores podem sim estimular seus clientes a fazê- lo. Uma menção nas redes sociais já é um bom começo, mas se a ideia é dar atenção a essa proposta, o corretor precisará conceder incentivos às indicações como prêmios e descontos para quem as fizer. Trata-se de uma ótima estratégia tendo em vista que muitas pessoas estão mais dispostas a comprar por indicações de amigos ou conhecidos do que quando expostas a uma publicidade.
Ferramentas para conhecer o consumidor
O Google oferece recursos gratuitos para ajudar o corretor de imóveis a estudar e compreender o comportamento do consumidor no meio digital. Entre eles é possível destacar o “Google Trends”, uma ferramenta que apresenta um gráfico de interesses e termos relacionados a diferentes segmentos utilizando como base as palavras procuradas no Google. Com ele, você poderá refinar a pesquisa de acordo com a região, encontrando os termos mais acessados no segmento de imóveis.
Com esses dados levantados é possível aperfeiçoar a estratégia de diferentes formas, entre elas:
* Produzir conteúdo relevante;
* Identificar onde seu público está;
* Identificar os hábitos de compra do seu público;
* Posicionar seu site ou blog de maneira adequada nos mecanismos de busca;
* Auxiliar na escolha das mídias e ferramentas direcionadas ao meio digital;
* Identificar seus concorrentes e como eles atuam.
Surpreenda o seu público
Você já conhece os hábitos do seu público, agora é o momento de surpreendê-lo. Mas como? Instigando a sua curiosidade e compartilhando informações relacionadas ao seu interesse. Ensine alguma coisa nova em um tutorial, apresente fatos curiosos, novidades tecnológicas e demais conteúdos que embora não se mostrem comerciais em primeiro momento, vão agregar valor ao seu produto ou serviço. Além disso, isso poderá tornar sua empresa uma referência no segmento.
Estude o comportamento do consumidor na internet e descubra o que fazer para oferecer os serviços adequados. Dessa forma você irá alcançar os resultados desejados e ainda aumentará sua presença na rede.
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