FGTS inativo: como sacar e o que fazer com ele?

Tecimob
Updated on

No dia 12 de dezembro de 2016, o governo do presidente Michel Temer anunciou uma série de medidas com o objetivo de estimular a economia brasileira. Dentre estas medidas, Temer anunciou a autorização para realização de saque de contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, o FGTS. A medida tem como objetivo injetar cerca de R$ 30 milhões na economia e ajudar as pessoas a quitarem suas dívidas, em meio à crise econômica do país.

O FGTS é um benefício trabalhista que garante aos trabalhadores um fundo financeiro para situações emergenciais. O valor depositado mensalmente só pode ser sacado em situações específicas, como aposentadoria, compra de casa própria, ou ao completar três anos de desemprego. Entenda como você pode utilizar o valor do saque do seu FGTS inativo e por que esta pode ser uma oportunidade para você!

O que são contas inativas?

Contas de FGTS se tornam inativas por pararem de receber depósitos e não terem possibilidade de saque do saldo do fundo. Isso acontece quando o trabalhador pede demissão ou é demitido por justa causa. Para demissões sem justa causa, o trabalhador tem o direito de sacar o valor no ato da prestação de contas.

Como se dá o saque de contas inativas?

Até então, o saque de contas inativas do FGTS só podia ser realizado depois que o trabalhador passasse três anos seguidos sem trabalhar com registro em carteira, ao se aposentar, ou em situações previstas por lei — como para a compra de casa própria e em caso de doenças graves, por exemplo.

Tecimob: Site pronto para corretor de imóveis e imobiliárias. Uma ferramenta completa para você vender mais!

A partir da nova medida, o trabalhador que possuir conta inativa existente até dezembro de 2015 poderá realizar o saque do dinheiro depositado nessa conta. Assim, um trabalhador que tenha deixado seu emprego até 31 de dezembro de 2015 tem conta inativa e pode ser beneficiário da nova medida econômica.

Por que vale a pena sacar o dinheiro do FGTS?

Durante o tempo em que está depositado, o FGTS rende juros e correção monetária. Esses rendimentos — principalmente em época de inflação em alta — acabam desvalorizando o dinheiro rapidamente. Os rendimentos do FGTS são quase sempre inferiores à inflação, fazendo com que se perca poder de compra do dinheiro depositado. Dadas essas características, sempre vale a pena realizar o saque do FGTS. Esse valor pode ser aplicado em outro tipo de investimento, sendo, dessa forma, protegido da perda de valor para a inflação.

 O que fazer com o dinheiro do seu FGTS inativo?

Antes de realizar qualquer investimento, é importante lembrar que o FGTS funciona como um fundo de emergência. Assim, é importante que ele seja utilizado com sabedoria.

Ajuste sua situação financeira

A primeira recomendação é utilizar o valor do saque do FGTS inativo para quitar possíveis dívidas. Caso esse não seja o caso, o dinheiro pode ser usado, por exemplo, como pontapé inicial para a criação de um fundo de emergência.

Invista em algo mais rentável

De forma geral, mesmo que a sua intenção não seja gastar o dinheiro, é interessante realizar o saque, já que o FGTS rende menos que qualquer outro investimento, inclusive a poupança.

1. Investimentos seguros

Os melhores investimentos para o FGTS são aqueles de renda fixa e baixo risco, sendo recomendados, dependendo do valor, investimentos no Tesouro Direto ou em fundos de renda fixa.

2. Financiamento de imóvel

Você também pode utilizá-lo como entrada, para financiar uma casa própria e parar de depender do aluguel, ou mesmo para adquirir um segundo imóvel e garantir uma fonte de renda com seu aluguel.

Você já sabia da possibilidade de saque do FGTS em 2017? O que achou da medida do governo federal? Compartilhe sua opinião conosco nos comentários!

Veja também outros materiais:

Encontre os materiais perfeitos para se aprimorar no mercado imobiliário e o que você precisa pra organizar a sua imobiliária!

Crie seu site imobiliário com o Tecimob

Com um conjunto de ferramentas pensado para o corretor de imóveis, você terá tempo de sobra para focar no que realmente importa: vender mais!

Gostaria de receber novos conteúdos no seu e-mail?

Preencha seu e-mail ao lado.