Decoração de imóveis: até onde o corretor precisa deste conhecimento?

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O número não para de crescer, já são mais de 350 mil corretores de imóveis em todo o país e você é deles. É uma concorrência e tanto, você há de concordar – então como se destacar no meio dessa verdadeira multidão? Enquanto a maioria se acomoda, a grande saída é criar diferenciais. A presença online é imprescindível – através de um site imobiliário eficiente, responsivo, intuitivo e otimizado em SEO; das redes sociais; de um blog sobre imóveis e assuntos afins.

E é justamente aí, nos “assuntos afins”, que pode morar o pulo do gato. Sim, porque além da presença online, lembre-se que a sua estratégia final de vendas é a presencial, aquela na qual o contato interpessoal é o mais importante. E é nas horas em que você está cara a cara com o cliente, mostrando o imóvel, que o seu conhecimento nos assuntos afins, como em decoração, pode ser um diferencial determinante.

As pessoas não são todas iguais

Há pessoas que entram em um imóvel vazio e instantaneamente o imaginam decorado, não apenas em uma forma, mas em diversas possibilidades e estilos. Que em suas mentes derrubam paredes criando novos espaços ou transformam aquele cantinho totalmente sem graça no melhor lugar da casa. Que só ao bater os olhos já enxergam outras cores, os amigos tomando aquele drink na varanda enquanto você prepara o almoço de domingo em uma cozinha super aconchegante.

Mas há outras que não. Que chegam no mesmo imóvel vazio e veem apenas tristes paredes pintadas de gelo. Que olham para uma sacada antiga e não conseguem ver o valor que ela pode ter, olham um cantinho sob a escada e veem apenas um lugar vazio e escuro – ou encaram aquele quartinho que quase não pega sol como um lugar deprimente, enquanto outras o veem como um ótimo lugar para o home theater. Qual destes clientes está mais próximo de comprar o apartamento?

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Revertendo o quadro

Se você tem algum conhecimento de decoração de imóveis, você pode criar imagens na mente de quem não consegue fazer isso sozinho. Mas o bacana não é apenas chover no molhado e dizer que pintando de branco o quarto vai parecer mais claro. Obviamente você não precisa ser um expert em decoração, mas ir um pouquinho mais além do que o conhecimento básico, mesmo que você nunca tenha se interessado por ele, pode ser a diferença que fará você fechar negócio.

Mas como entender do assunto

Procure ler sites e revistas sobre o assunto, dê uma olhada nas fotos do Print It, tente entender as tendências atuais, as cores da moda, os conceitos fundamentais da decoração e também os principais estilos. Um piso de pastilhas da cozinha pode se tornar a atração da casa se rodeada da decoração certa – e fazer um imenso sucesso entre os amigos do mais novo feliz proprietário.

Da mesma forma, ao conversar com o cliente, procure saber do que ele gosta, tentando captar qual o seu estilo para dar sugestões assertivas. Lembre-se que conhecimento não ocupa espaço e quanto mais você souber a respeito, mais fácil será ajudar aquele cliente difícil ou desanimado a encontrar soluções bacanas e a ver o imóvel com outros olhos. Você não precisa ser um expert em decoração, mas pode saber o suficiente para fazer diferença.

E então, o conteúdo foi útil para você? Quer saber mais sobre como criar diferenciais? Deixe uma sugestão de assunto e nós faremos um post sobre ele para você!

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