Como valorizar um imóvel durante a visita?
Tecimob
Grande parte do processo de decisão da compra de um imóvel por parte do cliente se dá atualmente via internet, por isso a importância da descrição dos imóveis em site imobiliários. Após o primeiro contato, porém, cabe ao corretor de imóveis a tarefa de conquistar e encantar o cliente, e o momento da visita é essencial para tal.
Ela assusta alguns corretores, principalmente quando estes não estão muito seguros com relação às suas habilidades de comunicação e persuasão, e algumas técnicas são importantes para conduzir esta demonstração e garantir o fechamento do contrato. Confira como valorizar um imóvel durante a visita com um cliente:
Estude o imóvel e o seu entorno
Buscar informações sobre o empreendimento e visitar o local com antecedência são tarefas fundamentais para o corretor de imóveis antes de uma visita. Não basta simplesmente apresentar ao cliente os ambientes (“Aqui fica a sala, ali o banheiro…”), ou fornecer dados que ele já obteve em sua pesquisa na internet, no stand ou através de folders.
É importante que o corretor ofereça dados complementares que façam o cliente valorizar e apreciar ainda mais o imóvel pelo qual já demonstra interesse. Procure, portanto, informar-se sobre a região em que este se encontra, apontando a existência de pontos comerciais interessantes, escolas, vias principais e acesso ao transporte público. Desta forma, o corretor ganha confiança e credibilidade do cliente, oferecendo a este não somente as características da propriedade, mas também suas vantagens.
Prepare o imóvel para a visita
Ao tirar fotos de um imóvel para anuncia-lo na internet, costuma-se prepará-lo, apresentando-o com iluminação adequada, e evitando ambientes desorganizados. O momento da visita não deve ser diferente: encantar o cliente exige que o imóvel seja apresentado a este da melhor forma possível. Assim, visite a propriedade previamente, de forma a garantir que ela se encontra limpa e organizada para a realização da visita, e apresente os ambientes com as janelas abertas, ou seja, iluminados e ventilados.
Faça com que o cliente se sinta à vontade
Muitos corretores acabam por perder o interesse dos seus clientes durante a visitação por agirem de forma muito técnica e impessoal. A capacidade de comunicação é fator essencial ao corretor de imóveis, e conhecer seu cliente, seus desejos e necessidades com relação ao imóvel é importante para que possa conduzir a visita de forma a despertar seu encantamento.
Procure, portanto, valorizar aspectos da arquitetura, apontando os horários do sol nas fachadas ou as possibilidades oferecidas pelos ambientes para sua ocupação e para a disposição dos móveis. Aponte também os detalhes, como um revestimento diferenciado ou uma janela com vista privilegiada.
Lembre-se durante a visita que a compra do imóvel está relacionada não somente aos seus aspectos técnicos, mas também, e principalmente, aos sentimentos que este desperta nos clientes. Procure, assim, apresentá-lo como um espaço aconchegante e propício ao desenvolvimento das atividades desejadas.
A compra de um imóvel corresponde para muitos à realização de um sonho, e o corretor de imóveis atua na mediação desta conquista. Procure, assim, interagir com seu cliente, e sua família, caso se encontre presente, visando despertar sua confiança e provocar o tão desejado “Ohh!” durante a visita do imóvel.
E você, corretor, como valoriza um imóvel durante a visita? Compartilhe suas experiências conosco nos comentários!