Skip to main content
Dicas para fotografar um imóvel que será anunciado no seu site

Dicas para fotografar um imóvel que será anunciado no seu site

Entre as razões pelas quais um usuário gosta tanto de navegar no seu site está na qualidade das imagens que ilustram seus anúncios. Quando elas atraem a atenção dos seus futuros clientes, recebem cliques, pedidos de mais informações e agendamento de visitas.

E quanto mais atraentes forem os seus anúncios, mais contatos eles serão capazes de gerar. Por isso, confira neste artigo toda a preparação que deve preceder o momento da sessão fotográfica do imóvel. Confira:

Preparação do Imóvel

É comum creditar ao momento da sessão fotográfica de um imóvel como aquele em que surge o bom anúncio. Mas na verdade ele começa a surgir antes: na preparação do imóvel para que sejam tiradas as fotos que ilustrarão o anúncio.

E por preparação do imóvel entenda-se muito mais que deixá-lo limpo para a visita do profissional que irá realizar as fotos. Estatísticas mostram que um imóvel cujas imagens retratam uma boa preparação e um ambiente mais organizado, pode vender 50% mais rápido do que aqueles cujas fotos demonstram bagunça e desorganização.  

Tecimob - Site para corretor de imóveis e imobiliária

Outro aspecto importante é que os imóveis organizados tiveram valorização de até 15%, o que já é um tremendo argumento para o proprietário que deseja vender. Portanto, solicite a ele que:

  • Retire objetos pessoais que demarquem a presença daquela família. Os mais comuns são porta-retratos, medalhas, flâmulas ou bandeiras de times ou qualquer situação que demonstrem  posicionamento político ou religioso;
  • Organize a casa cômodo por cômodo, inclusive banheiros;
  • Cuide para que animais de estimação não surpreendam o fotógrafo e apareçam nas imagens;
  • Deixe todo os ambientes limpos;
  • Crie um ambiente mais neutro possível.

Agora sim, com o imóvel preparado, ou seja, com todos estes cuidados listados anteriormente tomados, será indicado fotografar o imóvel.

Fotografando um imóvel

Fotografar um imóvel é um grande desafio para o corretor de imóveis. Isto porque, a menos que ele busque cursos de aprimoramento profissional, fotografia não faz parte de sua formação.

Por isso é compreensível e comum que ele cometa pequenos erros, que somados, atrapalham na visibilidade do seu anúncio. Evite fotos de canto de parede, cortadas ou que, de um modo geral não conseguem passar a sensação de amplitude de determinado cômodo não ajudam a vender. Ao fotografar tome os seguintes cuidados:

  • Busque ângulos que permitam visualizar piso, teto e parede. Evite utilizar o zoom ou mesmo fotos com a câmera na posição vertical
  • Peça ajuda ao proprietário quanto a organização do ambiente; não fotografe se houver bagunça, sujeira ou fatores que possam atrapalhar ou tirar a atenção do imóvel.
  • Traga a câmera para junto do seu corpo, encolhendo os braços para ganhar um pouco mais de espaço para realizar suas fotos.
  • Procure fotografar ao máximo o espaço interno do imóvel, sempre tomando cuidado para deixar lâmpadas acesas e janelas abertas para criar um ambiente claro e iluminado.

Tire várias fotos de cada um dos cômodos do imóvel. Mas lembre-se destas dicas quando estiver fotografando:

  • Nos banheiros, além de organizados e limpos, a tampa do vaso deve estar sempre fechada. Fotografe também a banheira se houver.
  • Para quartos e salas, é importante posicionar-se nas extremidades destes cômodos para conseguir ângulos que favorecem o ambiente inteiro.
  • Caso existam vistas, jardins ou paisagens, fotografe-os pois isto valorizará o imóvel
  • Fotografe todo o espaço que contenha as piscinas ou churrasqueiras dentre outros itens de infraestrutura. Evite mostrá-los pela metade. Faça o mesmo para áreas externas como playgrounds.
  • Espelhos: Cuidado, eles passam uma noção de profundidade maior do que o real. Mas o importante mesmo é o corretor/fotógrafo não aparecer nunca na imagem.
  • Vagas: Compradores valorizam e querem saber como serão as suas garagens. Lembre disso e se possível fotografe esta área do imóvel.

E por fim, tire muitas fotos. Fotografe o máximo possível, experimentando vários ângulos de cada um dos cômodos do imóvel, desta maneira, você poderá escolher quais ilustrarão o seu anúncio.

Depois disso, o próximo passo é criar uma descrição caprichada e receber muitos contatos através dos seus anúncios. Possui alguma dica sobre como fotografar um imóvel? Compartilhe conosco nos comentários.

Um abraço e até a próxima.

 

Deixe o seu comentário!

Comentários

Denis Levati

Profissional do mercado imobiliário com experiência na implantação e no desenvolvimento do atendimento online e na otimização de resultados de anúncios digitais.

Deixe um comentário

1 Comentário em "Dicas para fotografar um imóvel que será anunciado no seu site"

avatar
SS imóveis
Visitante

Ótimo artigo!
SS imóveis

wpDiscuz
Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE