Skip to main content
Como prospectar clientes para a venda de imóveis rurais

Como prospectar clientes para a venda de imóveis rurais

Com a busca crescente por mais qualidade de vida, muitas pessoas estão saindo dos grandes centros ou voltando seus investimentos para os imóveis rurais, que por sua vez estão em crescente valorização. Para moradia ou para o desenvolvimento de agronegócios, nicho que se mostra cada vez mais lucrativo, a venda ou arrendamento deste tipo de imóvel é um ótimo negócio, tanto para o corretor de imóveis quanto para o comprador.

No entanto, quem está começando na carreira pode sentir certa dificuldade na prospecção de clientes para a venda de imóveis rurais, seja por falta de conhecimento específico na área, seja por não estar habituado à venda de imóveis de vastas proporções. Seja como for, algumas dicas vão ajudá-lo bastante a conseguir clientes interessados em chácaras, sítios e fazendas – e guiá-lo pelo caminho certo para se tornar um especialista na área.

Tecimob - Site para corretor de imóveis e imobiliária

Conheça o assunto a fundo

Comece a se informar a respeito do assunto, lendo sobre o agronegócio e descobrindo o melhor tipo de imóvel rural para cada nicho – alimentação, plantas, etc. E para moradia, qual tem sido o tamanho mais procurado? Propriedades planas são mais interessantes para que tipo de negócio? E as com relevo? Leia a respeito na internet, fique por dentro das notícias do momento. Não esqueça que 10% da população economicamente ativa do país trabalha na atividade agropecuária, que é também a responsável por 8% do PIB. Vale a pena ficar informado.

Crie um site especializado

Ter um site específico para imóveis rurais é muito interessante para segmentar seu público e denota mais profissionalismo e nível de especialização no setor. Mesmo que você já tenha um site de imóveis urbanos, crie outro só com imóveis rurais: você será encontrado mais facilmente pelos motores de busca do Google e seus clientes terão todas as informações e opções de imóveis agrupados em um só lugar, gerando mais conforto na visitação.

Produza conteúdo relevante e específico

Não se limite a colocar fotos e informações dos imóveis, crie tráfego produzindo conteúdo específico e relevante sobre a área rural. Repercuta as principais notícias, fale sobre o mercado da área, os tipos de imóveis rurais mais característicos de cada região, divulgue temas relacionados ao setor rural. Dessa forma você mostrará conhecimento sobre a área aumentando a confiança do cliente. Mas atenção aos erros de português, eles podem tirar a sua credibilidade. Tenha o cuidado também de produzir sempre conteúdo original, caso contrário, cite a fonte. E não esqueça de otimizar o texto com SEO e palavras-chave.

Crie uma cartela de clientes

Para a prospecção de clientes voltados para a área rural você deve estar onde eles estão: comece a frequentar leilões e eventos agropecuários – principalmente nos lugares em que você tiver imóveis à venda. Sim, porque este público é bastante específico e você deve se fazer conhecer também pessoalmente. Assim você pode criar um público cativo, porque o meio costuma ser bem fechado; uma vez lá dentro, será difícil você querer sair.

Conheça bem cada imóvel

Conheça bem cada sítio, chácara ou fazenda que pegar para vender ou alugar, esteja pronto a responder a qualquer pergunta e a dar sugestões assertivas. Para isso, você deve ir pessoalmente conhecer o imóvel, seu estado, obras urgentes, para o que serve aquele tipo de terreno, se o local já tem uma vocação específica de uma atividade anterior, e até o que dá naquele tipo de solo – mesmo que ele seja apenas residencial. Se possível veja a planta e saiba exatamente quais as obras de reforma ou ampliação que já foram executadas.

Confira a situação legal do imóvel rural

Isso é de praxe com qualquer imóvel, claro, mas com os rurais pode ser um pouco mais complicado por causa da legislação específica. Verifique os documentos que são exigidos pelo Cartório de Registro de Imóveis: Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR), Certidão Negativa de Ônus, Certificado de Regularidade Fiscal de Imóvel Rural expedido pelo Incra, Histórico Vintenário etc. Uma boa dica é prestar atenção também às reais dimensões do imóvel, à sua situação em relação às reservas legais e se há pendências ou disputas de divisas com as propriedades vizinhas.

Conheça a região

Você deve conhecer bem a região de cada imóvel rural. Passe nem que seja um final de semana, veja a vocação local, a distância da cidade, tipos de transporte, segurança, atrativos naturais, atividades turísticas e ecológicas e até o calendário de festas da cidade. Você não imagina como esses fatores podem fazer diferença na prospecção de clientes e na hora da negociação.

 

Colocando essas dicas em prática, rapidamente você vai ficar fera na prospecção de clientes e logo estará fazendo excelentes negócios com imóveis rurais.

Quer saber como montar um site voltado especificamente para os imóveis rurais? Conheça o Tecimob e confira todas as opções que a melhor plataforma online de gerenciamento de sites e CRM pode oferecer!

 

Deixe o seu comentário!

Comentários

Tecimob

Tecimob é uma plataforma online de gerenciamento de sites e um CRM para corretores e imobiliárias. Foi criada no intuito de ajudar corretores que estão entrando no mercado a poderem se firmar e se autoavaliarem na carreira.

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar
wpDiscuz
Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE