Saiba como vender imóveis nos meios rurais

Tecimob
Updated on

Para vender um imóvel em meios rurais é necessário ter conhecimentos específicos e utilizar alguns procedimentos exclusivos para esse tipo de negociação.

Já que as leis que regem essas vendas e os documentos necessários são únicos para esse modelo de negócio.

Portanto, se você é um corretor de imóveis do meio urbano e está pensando em migrar para o meio rural, é preciso considerar alguns pontos. 

O motivo é simples: há muitos assuntos que você precisa saber antes de começar a vender imóveis rurais, afinal, você precisará, acima de tudo, gostar do ambiente da profissão no meio rural. 

O comprador que deseja adquirir uma fazenda quer, primeiramente, uma assessoria e consultoria acerca dos terrenos e das medições de cada imóvel. 

Sendo assim, você deverá orientar o cliente sobre isso e também acerca da topografia do lugar, do clima, do sol e de outros assuntos que outros corretores de imóveis rurais sabem.

Não o bastante, o corretor de imóvel no meio rural deve assessorar o comprador sobre as Reservas Legais, IBAMA e o INCRA, além das APPs (Área de Preservação Permanente).

Aliás, o comprador deve ser orientado acerca das APPs para que ele não modifique o terreno, pois ele pode ser multado por isso.

Então para você que quer saber como vender imóveis rurais e como alcançar os clientes que desejam adquiri-los, nós montamos esse artigo.

Com ele você estará pronto para dar seu primeiro passo em direção a esse modelo de negócios sem medo!

Requisitos para vender um imóvel rural

requisitos para vender imóvel rural

Primeiramente a propriedade rural deve estar cadastrada no Cadastro Ambiental Rural (CAR) para que todas as informações possam ser acessadas facilmente. 

É necessário ter o CCIR (Comprovação da existência do Cadastro do Imóvel Rural) para que a propriedade possa ser vendida, regularizada e legalizada. 

Se não tiver, é preciso fazer antes da concretização da venda: para entender melhor, este cadastro é como se fosse uma pequena escritura que comprova que a propriedade existe perante a lei e ao meio rural.

Outro fator que deve ser analisado com cuidado é as medições da imóvel.

Há anos, a medição da propriedade era feita por meio da corda, medindo assim, tanto na horizontal quanto vertical. 

Entretanto, atualmente, existe o sistema via GPS (preciso e aprovado pelo INCRA), que mede a propriedade apenas horizontalmente, eliminando também o aumento de preço que teria se uma fazenda tivesse lagos e pequenas montanhas. 

Sendo assim, atualmente, para vender o imóvel rural, necessita-se fazer essa nova metragem para indicar o verdadeiro tamanho da propriedade.

Como vender imóveis nos meios rurais:

como vender imóveis rurais

Conheça a propriedade

Antes de tudo, você precisa avaliar a situação da propriedade. É necessário ir até ela para saber sua localização, quais suas características geográficas e topográficas e quais as suas utilidades.

Essas informações são necessárias para você compreender o potencial do imóvel, qual o público certo para ele e o valor agregado que a propriedade tem. Fatores fundamentais para uma negociação bem-sucedida.

Não esqueça de tirar boas fotos da propriedade, se necessário, você pode utilizar drones para imagens aéreas. 

Saiba sua localização

A localização é importante para qualquer imóvel, porém é um fator ainda mais fundamental na área rural. A preocupação com mobilidade e quantidade de serviços é um ponto primordial quando se fala em imóveis rurais.

Assim sendo, é importante considerar a existência de ruas para transporte, o clima da região e para quais culturas as terras são adequadas. 

Essas e outras informações são importantes para encontrar o valor de mercado da propriedade e também para ter argumentos fortes na hora de fazer a divulgação do imóvel.

Compare valores

O valor de uma propriedade rural vai além do seu tamanho, localização e sua capacidade produtiva. 

É preciso considerar os impostos, como o Imposto de Transmissão de Bens Imóveis Inter-Vivos, também conhecido como ITBI, os custos de cartório e a documentação ambiental que pode elevar os custos da propriedade.

Outro ponto a ser levantado é a quantidade de imóveis próximos e seus valores no mercado. Não é possível vender o imóvel por um preço muito mais elevado do valor de mercado, por isso faça um levantamento de valores e compare os terrenos.

Saiba preparar a documentação

Por último, mas não menos importante, é preciso preparar a documentação da propriedade. 

Além de todos os documentos comuns de qualquer transação imobiliária, os imóveis rurais precisam cumprir outras exigências legais relativas ao meio ambiente.

É imprescindível que você conheça as Áreas de Preservação Permanente que não podem ser mexidas e as reservas legais que podem ser exploradas de forma sustentável e controlada. 

Esses dois quesitos são importantes para se retirar o Cadastro Ambiental Rural exigido ao se fazer a escritura da propriedade rural.

Além disso também pode ser necessário:

  • Certidão do Registro de Imóveis e Certidão de Ônus;
  • Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR) no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) atualizado;
  • Certificação Negativa de Débitos (CND) de Imóvel Rural;
  • A última Declaração do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (DITR), com recibo de entrega;
  • Certidão de inteiro teor;
  • Certidão negativa de multas florestais emitida pelo Instituto do Meio Ambiente (emitida pelos vendedores);
  • Cinco últimos talões do INCRA/ITR – quitados;
  • Escritura pública de compra e venda;
  • Histórico Vintenário;
  • Documentação de subdivisão do imóvel (caso seja necessário);

Antes de vender imóveis na área rural, informe-se e estude bastante sobre o assunto. Fazer um bom negócio depende de diversos detalhes e todos podem comprometer o sucesso da sua negociação.

Como alcançar clientes para a venda de imóveis rurais

clientes imóveis rurais

Com a busca crescente por mais qualidade de vida, muitas pessoas estão saindo dos grandes centros ou voltando seus investimentos para os imóveis rurais, que por sua vez estão em crescente valorização.

Para moradia ou para o desenvolvimento de agronegócios, este nicho se mostra cada vez mais lucrativo. 

A venda ou arrendamento deste tipo de imóvel é um ótimo negócio, tanto para o corretor de imóveis quanto para o comprador. 

Separamos algumas dicas que vão ajudá-lo a conseguir clientes interessados em chácaras, sítios e fazendas.

Estude seu público-alvo

Para vender imóveis, é necessário estudar o cliente que deseja comprá-lo. No caso dos imóveis rurais, os consumidores costumam ter objetivos bem claros, como viver em um lugar tranquilo ou utilizar a área para agricultura e pecuária. 

Geralmente este público é formado por pessoas mais maduras. Portanto é muito válido estudar estes clientes, para entender suas necessidades. 

Na hora de criar a descrição do imóvel, você pode utilizar palavras que apontem que os desejos do cliente serão realizados, como “tranquilidade”, “descanso”, “bom solo para cultivo” etc…

Para vender imóveis rurais também é pertinente destacar a área total da propriedade e o que pode ser construído no local, se houver árvores frutíferas, lagos e outros complementos, não deixe de adicionar a descrição.

Conheça bem o assunto

Comece a se informar a respeito do assunto, lendo sobre o agronegócio e descobrindo o melhor tipo de imóvel rural para cada nicho: alimentação, plantas, etc. 

E para moradia, qual tem sido o tamanho mais procurado? Propriedades planas são mais interessantes para que tipo de negócio? E as com relevo? Leia a respeito e mantenha-se sempre informado.

Não esqueça que 10% da população economicamente ativa do país trabalha na atividade agropecuária, que é também a responsável por 8% do PIB. Então vale a pena ficar atento.

Crie um site especializado

Ter um site para a imobiliária específico para imóveis rurais é muito interessante para segmentar seu público e denota mais profissionalismo e nível de especialização no setor. 

Você será encontrado mais facilmente pelos motores de busca do Google e seus clientes terão todas as informações e opções de imóveis agrupados em um só lugar.

Divulgue seus imóveis rurais em portais imobiliários:

Os portais imobiliários são grandes aliados na venda de imóveis, mesmo que imóveis rurais seja um nicho mais exigente, se for divulgado da maneira correta traz ótimos resultados. 

Utilizar diversos portais é muito interessante para quem deseja vender imóveis rurais, portanto use desde os grandes portais até os mais regionais.

Vale lembrar que o site imobiliário Tecimob possui integração com os principais portais brasileiros, isso significa que quando você cadastra um imóvel no sistema, ele pode ser compartilhado em diversos portais ao mesmo tempo. 

Tecimob: Site pronto para corretor de imóveis e imobiliárias. Uma ferramenta completa para você vender mais!

Produza conteúdo relevante sobre o tema nas suas mídias digitais:

Não se limite a colocar fotos e informações dos imóveis, produza conteúdo específico e relevante sobre a área rural nas suas mídias digitais e blog imobiliário

Compartilhe as principais notícias, fale sobre o mercado da área, os tipos de imóveis rurais mais característicos de cada região e divulgue temas relacionados ao setor rural. 

Dessa forma você mostrará conhecimento sobre a área aumentando a confiança do cliente. 

Tenha o cuidado também de produzir sempre conteúdo original, caso contrário, cite a fonte. E para o conteúdo do seu site imobiliário, como blog e descrições, não esqueça de otimizá-los para SEO.

Crie uma cartela de clientes

Para a prospecção de clientes voltados para a área rural você deve estar onde eles estão: comece a frequentar leilões e eventos agropecuários, principalmente nos lugares em que você tiver imóveis à venda. 

Este público é bastante específico e você deve se apresentar também pessoalmente. Assim você pode criar um público cativo e aumentar sua clientela.

Conheça os imóveis

Conheça bem cada sítio, chácara ou fazenda que pegar para vender ou alugar, esteja pronto a responder a qualquer pergunta e dar sugestões assertivas. 

Para isso, como já citamos, você deve ir pessoalmente conhecer o imóvel, seu estado, obras urgentes, para o que serve aquele tipo de terreno, se o local já tem uma vocação específica de uma atividade anterior, mesmo que ele seja apenas residencial. 

Se possível veja a planta e saiba exatamente quais as obras de reforma ou ampliação que já foram executadas.

Conheça a região

Você deve conhecer bem a região de cada imóvel rural. Esta etapa é importante para vender o imóvel e para conhecer o público e seus interesses. Passe ao menos um dia, veja a vocação local, a distância da cidade, tipos de transporte, segurança, atrativos naturais, atividades turísticas e ecológicas e até o calendário de festas da cidade. 

Você não imagina como esses fatores podem fazer diferença na prospecção de clientes e na hora da negociação.  

Colocando essas dicas em prática, rapidamente você vai ficar fera na prospecção de clientes e logo estará fazendo excelentes negócios com imóveis rurais.

Quer saber como montar um site voltado para imóveis rurais? Conheça o Tecimob e faça um teste grátis por 7 dias.

Veja também outros materiais:

Encontre os materiais perfeitos para se aprimorar no mercado imobiliário e o que você precisa pra organizar a sua imobiliária!

Crie seu site imobiliário com o Tecimob

Com um conjunto de ferramentas pensado para o corretor de imóveis, você terá tempo de sobra para focar no que realmente importa: vender mais!

Gostaria de receber novos conteúdos no seu e-mail?

Preencha seu e-mail ao lado.