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O que é preciso para que um site imobiliário apareça no Google?

O Google é a maior ferramenta de pesquisas da internet, e a cada dia mais corretores de imóveis e imobiliárias disputam um lugar nos resultados de busca do Google. Com isso, uma dúvida aparece frequentemente na mente de quem está tentando apresentar os imóveis de forma virtual, que é "o que é preciso para que um site imobiliário apareça no Google?".

Nesse artigo, vamos te contar um pouco sobre o que o Google leva em consideração ao posicionar um site, e quais as demais alternativas para aparecer nas buscas do Google.

Posicionamento orgânico

Apesar de não pagar diretamente ao Google para aparecer no resultado orgânico, você precisa de outros investimentos para isso.

O primeiro deles é no seu site imobiliário, afinal, para aparecer no Google você precisa ter um site, correto? Algumas empresas como o Tecimob oferecem modelos de site para imobiliária e corretor de imóveis prontos, já otimizados para as buscas e com versões adaptadas para serem acessadas tanto pelo celular quanto pelo computador.

Com o site em mãos, é importante que você saiba quais os principais critérios que o Google considera ao ranquear um site.

Conteúdo

Conteúdo do site

O Google utiliza um mecanismo de rastreamento que faz a leitura de todo o conteúdo do site, desde título até os textos do mesmo.

Considerando isso, alguns cuidados são essenciais ao cadastrar um imóvel no site:

Faça o preenchimento e seleção de todas as características do imóvel. Quanto mais completo o cadastro, maiores as chances de seus potenciais clientes encontrarem o imovel; Disponibilize o endereço, ou pelo menos cidade e bairro, do imóvel. Essa é uma informação imprescindível para as buscas, tanto nos buscadores e portais, quanto no próprio site; Desenvolva uma boa descrição do imóvel. Uma boa descrição além de ser um fator determinante no rastreamento e indexação do site, ainda pode ser o diferencial que seu cliente precisava para fazer contato a partir do imóvel.

Além de um bom cadastro de imóveis, você pode também gerar conteúdos relacionados ao mercado imobiliário da sua região. Dessa forma, além de criar conteúdo para os buscadores, você mostra que é uma autoridade no assunto.

Links Externos

O algoritmo de buscas do Google localiza novos sites a partir de links externos que direcionam para os mesmos. E mesmo em sites já ranqueados, esse fator é um critério determinante de posicionamento.

Mas lembre-se, não basta tentar fazer diversas parcerias. O Google através de seu algoritmo consegue determinar se os sites que estão direcionando para o seu realmente são relevantes, e se essa linkagem ocorreu de forma natural.

Como as parcerias de trocas de links não funcionam, você ainda pode fazer a divulgação do seu site através das suas redes sociais, como o Facebook e Instagram.

Lembrando que inserir o link do site na bio, e adicionar um link direcionando o cliente para ver mais detalhes do imóvel no site, ao divulgar algum imóvel nas suas redes sociais.

O que nos leva, ao próximo critério de avaliação do Google.

Acessos ao site

O Google consegue acompanhar a quantidade de acessos que seu site está tendo, porém não é somente a quantidade de acessos que ele considera, mas também o tempo de permanência no site e as páginas que o cliente navegou. Dessa forma ele determina se seu site foi relevante para o cliente ou não.

Tempo

Um site novo costuma levar de 30 até 90 dias para ser indexado nos resultados de busca do Google por termos como dominio.com.br e mais tempo para aparecer por outras pesquisas.

Mesmo após o site ser indexado, ele ainda pode não aparecer por determinadas pesquisas, ou ter um posicionamento menor, entre outros critérios, devido ao pouco tempo de site.

Isso significa que um site mais antigo vai sempre aparecer em frente às buscas? Não! Esse é apenas um dos critérios já citados aqui, e de vários outros critérios que o Google utiliza, portanto, ter um site mais antigo também não é garantia de bons resultados.

Conhecendo esses principais pontos, já dá para perceber que aparecer de forma orgânica no Google não é uma tarefa fácil, né? Mas não se preocupe, há outras formas de aparecer nas buscas do Google, sem ser pelo resultado orgânico. Veja abaixo:

Google Maps - Crie sua conta no Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita do Google que permite que seu site apareça nas buscas realizadas pelo Google Maps, além de destacar sua empresa quando algum cliente pesquisar pelo nome dela no Google.

O Google Meu Negócio é muito importante para melhorar a sua visibilidade, além de passar uma maior credibilidade junto aos clientes que pesquisam por sua empresa de forma online.

Resultados Patrocinados - Invista em Google Ads

Imagem exemplo de pesquisa de imóveis no Google

O Google Ads (antigo Google Adwords) é uma ferramenta de links patrocinados do Google.

Ele possui 2 formas de divulgação: Rede Display (aparecer em sites parceiros) e Rede de Pesquisa) aparecer direto no Google.

Quando você investe na rede de pesquisa do Google, você cria suas campanhas escolhendo quais os termos de busca que devem levar para o seu site, e paga apenas pelos clientes que clicam no seu anúncio.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o Google, que tal ler sobre a importância do CRM imobiliário, e usar um conjunto de ferramentas completo para vender mais!