Razões para você começar a utilizar vídeos para vender imóveis
Tecimob
Se você ainda não está utilizando vídeos para vender imóveis pois acredita que eles dão muito trabalho, que a produção é cara ou qualquer outra objeção, é melhor reconsiderar seu posicionamento.
O vídeo é uma ferramenta poderosa para destacar sua empresa diante da concorrência por vários motivos: produz um diferencial para o imóvel anunciado, permite uma perspectiva nova para quem está buscando um novo lar, demonstra de maneira mais realista as principais características do imóvel em questão. Além disso, existe uma série de benefícios proporcionados pela a utilização de vídeos em sua estratégia de vendas de imóveis que você deve considerar agora:
Posicionamento
Anúncios com vídeos possuem 50% melhor posicionamento no Google do que os demais. Além disso, existe uma outra grande vantagem que a utilização de vídeos pode trazer para seu site e que de certa maneira influi no posicionamento de busca: o tempo de utilização por usuário. Quanto mais vídeos publicados em seu site, maior será o tempo por sessão e isso também influenciará o posicionamento nos mecanismos de busca.
Ampliam o engajamento do seu conteúdo
Anúncios com vídeos são 1200% mais compartilhados do que aqueles que apenas com links e textos intercalados. Além do mais 80% dos usuários de internet, tendem a lembrar de um vídeo que assistido online.
Ajudam a fidelizar o cliente
Em pesquisa realizada com donos de imóveis nos EUA, 73% deles disseram que deixariam sua casa à venda com uma empresa que produzisse um vídeo sobre ela. Em contrapartida apenas 4% dos corretores publicam conteúdo parecido no YouTube. Quer ter argumentos para adquirir exclusividade na venda? Ofereça vídeos.
Materializam uma informação
Vídeos aumentam em 74% a compreensão das pessoas sobre um produto ou serviço, levando esta informação para o mercado imobiliário é fácil imaginar o quanto será possível ao um interessado compreender e avaliar um imóvel mesmo estando à distância.
Como seus clientes assistem e o que eles esperam dos seus vídeos?
Ok, você já se convenceu e quer começar a utilizar vídeos para vender imóveis. Mas como fazer para produzir conteúdo para os possíveis clientes? Confira aqui mais alguns dados interessantes para incluir no seu calendário de produção.
- 88% dos compradores de imóveis querem saber mais sobre a sua vizinhança, a infraestrutura e o entorno do imóvel avaliado;
- 70% deles querem ver um tour virtual do imóvel oferecido;
- Informações gerais como o tipo da construção, a qualidade do acabamento entre outras características gerais dos imóveis foram citados por 54% dos compradores;
- Vídeos que contenham depoimentos foram considerados muito importantes por 30% dos compradores, portanto se você tem aquele cliente que comprou contigo e amou a experiência peça a ele para gravar um vídeo contando sobre a experiência. Isso ajudará nas futuras negociações.
- Apenas 20% dos usuários considerou vídeos institucionais como decisivos para comprar um imóvel.
E quanto a duração dos vídeos? Existe um tempo ideal?
Como estamos falando de estatística, seguirei apresentando números de acordo com as pesquisas americanas, mas acredito que assim como eu, a partir do momento em que você começar a publicar os seus próprios vídeos, irá encontrar o tempo ideal muito próximo destes dados:
- 90% dos usuários completam um vídeo de até 30 segundos. Enquanto 50% deles assistem até o fim um vídeo de 2 minutos e a partir daí, é normal a audiência continuar a diminuir.
- Portanto prepare um vídeo que tenha entre 1 minuto e 1 minuto e meio, que seja curto, mas que entregue conteúdo para conseguir a atenção do seu futuro cliente.
- O YouTube é o principal canal de pesquisa para os potenciais compradores. Claro que seu site deverá conter os vídeos, mas lembre-se que o Google indexa rapidamente os vídeos publicados no YouTube, portanto capriche também na descrição. Ela te trará audiência qualificada.
Os dados apurados neste artigo foram apurados por importantes empresas americanas como a Forrester Research, a comScore e publicados pela REALTORS, uma importante associação de corretores dos EUA.
O YouTube também apresenta números semelhantes e eu os compartilhei porque acredito demais na força dessa mídia, afinal, percebo após melhorias imediatas após a publicação de vídeos na imobiliárias que acompanho.
Para terminar, previsões dizem que 74% do tráfego da internet em 2018 será só de vídeo e que os usuários irão ver em média 32 vídeos por mês. Portanto, se ainda não trabalha com vídeos para vender imóveis, é bom começar agora mesmo.
Para te ajudar a começar, separamos algumas Dicas para melhorar a qualidade dos vídeos de imóveis