Como o marketing imobiliário pode ser uma estratégia na crise

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Juros altos, instabilidade econômica, menos renda circulante por causa do alto índice de desemprego e consequente baixa valorização dos preços dos imóveis (a valorização foi de apenas 1,32% em 2015, segundo a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas – Fipe). Complicado ser corretor de imóveis em tempos de crise? Pode ser, mas para tudo há uma saída. Reverter o quadro geral de movimento morno do mercado pode não ser fácil, mas com o marketing imobiliário você é capaz de driblar as dificuldades e aumentar o seu índice de fechamento de negócios. Veja como usar esta estratégia para faturar mesmo em tempos de crise.

Puxe para você o movimento que existe

O movimento caiu, é verdade, mas ele continua existindo. E se você olhar bem verá vários corretores que não estão reclamando de nada, quietinhos, só aproveitando o que a concorrência deixa passar: eles estão usando o marketing digital para puxar para si esse movimento existente, criando mecanismos de atração de clientes a um custo bastante baixo, através da internet. As ferramentas online, além de muito baratas, são extremamente eficientes, praticamente sem limites de alcance. Você define seu público-alvo e monta sua estratégia de marketing imobiliário voltada para ele.

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Use e abuse das ferramentas tecnológicas

Facebook Ads e Google AdWords, por exemplo, são excelentes para alcançar exatamente quem você quer para cada lançamento imobiliário. Tudo o que você tem a fazer é pensar a quem o lançamento se destina e segmentar seu público de acordo com a região, sexo, idade, ocupação etc. A mídia é paga, mas é muito barata, mesmo em tempos de crise. Da mesma forma, ter seu próprio site ou blog pode não custar absolutamente nada – principalmente se você está começando no mundo online e quer apenas experimentar.

Você encontra ótimas opções para montar um site imobiliário com tudo o que você precisa para atrair seus clientes na medida certa: com fotos, descrição detalhada do imóvel e todas as informações que você julgar necessárias. Você faz a sua divulgação, fortalece a sua marca mostrando mais profissionalismo e passa muito mais credibilidade. Sem gastar nada. E, como você vai crescer a partir daí, o site pode crescer junto com você a um preço irrisório.

Meça o seu crescimento e adapte a sua estratégia

Como tudo na internet é mensurável, você consegue monitorar o que está ou não funcionando na sua estratégia e promover alterações assertivas. No marketing imobiliário digital você consegue mensurar cada etapa do funil de vendas, do prospect ao fechamento do contrato. Se alguma delas não estiver funcionando, tudo o que você tem a fazer é mudar a abordagem – porque você saberá exatamente onde e o que está errado. Por outro lado, com apenas um anúncio você consegue arrecadar dezenas de e-mails, criando uma base de clientes em potencial com um investimento muito baixo.

Mais agilidade, com flexibilidade e praticidade

Outra vantagem do marketing imobiliário online é a possibilidade de congregar todas essas ações em um único lugar. Com um sistema de CRM imobiliário (Customer Relationship Management), por exemplo, você gerencia as suas relações com o cliente guardando todos os dados coletados em cada uma das etapas, do endereço de e-mail ao tipo de imóvel que ele está procurando, perfil social e econômico, expectativa com a compra etc. Assim, você consegue oferecer um atendimento personalizado, fazendo com que o cliente se sinta valorizado – e não apenas mais um endereço de e-mail.

E cliente que se sente valorizado é cliente fidelizado, que pode indicá-lo para os amigos e continuar usando seus serviços mais adiante. Você mantém o relacionamento constante através do seu site e das demais ferramentas, inclusive na pós-venda, gerando um fluxo contínuo de troca de informações que são valiosas para você. Tudo isso a partir de ações assertivas online que custam muito pouco – ou nada. Você não acha que vale a pena experimentar?

Conheça o Tecimob – criador de site para imobiliária, uma plataforma completa para corretores de imóveis em todos os estágios da carreira. Você verá que nunca foi tão fácil manter a crise bem longe de você.

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