Marketing Digital para imobiliárias realmente funciona?
Tecimob
O marketing digital está em alta nos dias de hoje. Com o comportamento dos novos consumidores (que, com o surgimento da internet, passaram a pesquisar online sobre os produtos e serviços que desejam adquirir), o marketing digital se tornou fundamental para a estratégia de qualquer negócio. Mas será que essa ferramenta também funciona para as imobiliárias? Primeiramente, é importante frisar que o marketing digital funciona independentemente do setor em que a empresa atua. Por isso, as imobiliárias também obtêm grandes resultados quando adotam essa estratégia.
Esse retorno é devido ao fato de que há cada vez mais usuários conectados, com pc’s, smartphones ou tablets (só para se ter uma noção, a previsão da Cisco é a de que, até 2020, 70% da população mundial esteja conectada a um dispositivo móvel). Além disso, o uso de mídias sociais, as pesquisas por meio de buscadores (como o Google) e os acessos à internet exigem que as imobiliárias estejam presentes no ambiente online e sejam vistas por potenciais clientes. Um pouco disso se dá pelo estudo do funil de vendas, e se você, corretor de imóveis ainda não ouviu falar disso, separamos um artigo para você que explica detalhadamente sobre isso e ainda ensina como converter mais com ele. Basta você clicar aqui!
Marketing imobiliário e o novo consumidor
Se antes as pessoas precisavam entrar em contato por telefone com uma imobiliária e, muitas vezes, alugar um imóvel sem ao menos visitá-lo, agora a realidade é muito diferente. Hoje os corretores de imóveis precisam abastecer o site da imobiliária com fotos e informações sobre os imóveis. Isso ocorre porque é por meio dos sites que os potenciais clientes se interessam pelo imóvel que está sendo vendido ou alugado. Portanto, o material que é postado no site da imobiliária precisa ser bem trabalhado, trazendo muitas imagens e elencando o máximo de informações possível. Mas vale lembrar que isso é apenas o básico que deve ser feito (e ainda assim não é suficiente).
Marketing de conteúdo
Várias estratégias compõem o marketing digital e uma delas é o marketing de conteúdo. Essa ferramenta é uma maneira de encaminhar o usuário pela jornada de compra, oferecendo informações precisas para cada estágio do funil de vendas e auxiliando o potencial cliente a se decidir por fechar o contrato com a imobiliária. Assim, o marketing de conteúdo deve trabalhar diversas questões como os elementos que devem ser observados no momento de escolher um imóvel, dicas para conseguir um financiamento, possibilidades de valorização do imóvel etc. Além disso, outros assuntos relacionados como a manutenção de imóveis e seguro residência são boas opções para abordar na estratégia de marketing de conteúdo para imobiliárias.
Público-alvo
Para ter uma estratégia de marketing digital eficaz para imobiliária é necessário conhecer seu público-alvo. Esse fator é importante porque, dessa forma, é possível direcionar as ações e ter um retorno melhor. Por exemplo, se sua imobiliária tem um apartamento de um quarto para alugar em uma localidade próxima à universidade, o marketing relativo a esse imóvel pode estar focado em estudantes de 17 a 25 anos.
Mídias sociais
Atuar nas mídias sociais é crucial para a empresa que quer atrair novos clientes e construir um relacionamento com eles. Por isso, elas devem ser utilizadas pelas imobiliárias. Algumas ideias são postar fotos do imóvel no Instagram, um vídeo no YouTube ou atrair a atenção dos clientes pelo Facebook. De maneira geral, a ideia aqui é que a mídia social seja um canal de comunicação direta entre corretor de imóveis e cliente, atraindo novas possibilidades de negócios para a imobiliária.
SEO
A última estratégia que compõe o marketing digital para imobiliárias é o SEO, ou seja, otimização do motor de busca. A ideia dessa ferramenta é permitir que o site para imobiliária esteja bem posicionado nos resultados dos buscadores, como o Google. Assim, há mais chances de um potencial cliente conhecer ou lembrar da sua empresa na hora de ver as opções de imóveis para compra ou locação.
Vale lembrar, ainda, que o bom ranqueamento, quando orgânico (gratuito), também traz mais reputação à empresa, porque o cliente tende a confiar nos resultados que não são patrocinados (pagos).
A sua imobiliária já usa o marketing digital? Compartilhe suas experiências conosco nos comentários abaixo e, se você ainda tem dúvidas, entre em contato com a gente!