6 dicas para você começar com o pé direito no mercado imobiliário

Tecimob
Updated on

Uma das profissões que mais atraem profissionais é a de corretor de imóveis. E os motivos para isto são vários: flexibilidade no horário de trabalho, ganhos financeiros bastante atrativos e a possibilidade de construção de uma carreira sólida. Felizmente, o mercado imobiliário sempre tem espaço para aqueles profissionais que desejam iniciar uma carreira como corretor, independentemente deles serem recém-formados ou aposentados. E se você está pensando em se tornar um corretor de imóveis, ou já está começando na profissão, não deixe de conferir o nosso post de hoje. Abaixo, listamos algumas dicas que lhe ajudarão a ingressar no mercado imobiliário com o pé direito. Confira:

Tecimob: Site pronto para corretor de imóveis e imobiliárias. Uma ferramenta completa para você vender mais!

1. Procure entender o mercado e se capacitar

A profissão de corretor é séria. Há 38 anos, ela é regida pela Lei Nº 6.530, de 12 de maio de 1978. Portanto, quem deseja ingressar nessa área precisa se capacitar e entender as peculiaridades do mercado. Você pode fazer isso, por exemplo, matriculando-se em um Curso de TTI (Técnico em Transações Imobiliárias) ou em um Curso Superior de Transações Imobiliárias, que seja autorizado pelo COFECI (Conselho Federal de Corretores de Imóveis).

2. Pratique enquanto estuda

Enquanto estiver estudando, seja através de cursos presenciais, seja à distância, aproveite para se candidatar à estágios em imobiliárias. Assim, você conseguirá ver, na prática, como os profissionais já formados atuam. Também é importante aproveitar esse período de estágio para ouvir as dicas e orientações de outros corretores mais experientes, tirar dúvidas e começar a elaborar as suas próprias estratégias de negociação.

3. Registre-se no CRECI do seu Estado

Depois que concluir o curso de formação, você precisará apresentar o seu diploma de conclusão no CRECI (Conselho Regional de Corretores de Imóveis) do seu Estado e realizar a sua inscrição definitiva. Você só estará autorizado a exercer a profissão de corretor de imóveis e atuar no mercado imobiliário quando o CRECI lhe entregar as credenciais, num prazo de 120 a 150 dias.

4. Escolha o seu caminho

Depois de tirar o CRECI, o profissional pode seguir dois caminhos: ser um corretor autônomo ou vincular-se a uma imobiliária. A segunda opção é a mais indicada, já que ele acabou de se formar e não possui tanta experiência no mercado. Além disso, a imobiliária que “abre as suas portas” para o corretor recém-formado pode lhe oferecer a sua própria carteira de clientes – o que é bom para quem está iniciando na carreira. É importante lembrarmos que, segundo a Lei nº 13.097, de 2015, o corretor pode associar-se a uma ou mais imobiliárias, mas sem estabelecer qualquer vínculo empregatício e previdenciário. É por isso que, enquanto um piso salarial não é criado, os corretores de imóveis ganham honorários pelos serviços prestados. Estes honorários são calculados com base no valor de venda de cada imóvel, e podem variar dependendo do Estado.

5. Fique bastante atento às oportunidades que surgem

Cada corretor possui sua própria estratégica para construir sua carteira de imóveis, sejam eles para vender, sejam para alugar. Mas uma dica todos devem seguir: ficar bastante atento ao mercado e às oportunidades. Para ter sucesso nesse mercado, o corretor precisa estar buscando constantemente donos de imóveis. E na hora de abordá-los, ele precisa obedecer aos princípios básicos da negociação, sem pressioná-los ou constrangê-los.

6. Crie diferenciais

Para começar com o pé direito no mercado imobiliário, também é importante criar diferenciais que chamem a atenção dos seus primeiros clientes. Uma boa forma de fazer isso é marcando presença em suas vidas logo após a realização do negócio, através de blogs, redes sociais e e-mails. Assim, eles se lembrarão de você quando quiserem fazer um novo negócio e o indicarão para amigos que precisem de um bom corretor.

Conferiu todas as nossas dicas? Agora é hora de colocá-las em prática e começar com o pé direito no mercado imobiliário. Se tiver com alguma dúvida ou quiser nos contar as suas experiências, aproveite o campo de comentários abaixo!

Veja também outros materiais:

Encontre os materiais perfeitos para se aprimorar no mercado imobiliário e o que você precisa pra organizar a sua imobiliária!

Crie seu site imobiliário com o Tecimob

Com um conjunto de ferramentas pensado para o corretor de imóveis, você terá tempo de sobra para focar no que realmente importa: vender mais!

Gostaria de receber novos conteúdos no seu e-mail?

Preencha seu e-mail ao lado.