Corretor: Entenda a importância da comunicação escrita na interação com o cliente

Se comparado com a fala, a comunicação escrita possui limitações no que diz respeito a capacidade de se fazer entender. Quando falamos com alguém, é possível expressar ideias por meio de voz, gestos, movimentos, expressões faciais, etc.

Já no caso da comunicação escrita, o único recurso que utilizamos para nos comunicar são as palavras. Por isto, é fundamental para o corretor de imóveis utilizar o bom português como ferramenta de interação é tarefa que exige prática até que se consiga fazer disso um hábito.

A linguagem escrita está presente em nossa rotina. É a forma de expressão presente no e-mail, na maioria dos diálogos do WhatsApp e também nos anúncios criativos em redes sociais.

Para causar uma boa impressão prestar um bom atendimento, ao atender um chat ou redigir um e-mail, tenha em mente que você está conversando com alguém, interagindo com uma pessoa que tem grandes expectativas com relação ao que você está oferecendo.

Procure substituir palavras que podem ter uma interpretação negativa por variações positivas. Exercite desta maneira:

Ao invés de:

Não temos mais apartamentos à venda neste empreendimento

Diga:

Na verdade, neste empreendimento todas as unidades foram comercializadas, mas temos opções em outros empreendimentos.

Ao invés de:

Não temos nenhuma opção nesta faixa de preço

Diga:

Nossos imóveis estão um pouco acima do que você sugeriu, mas as formas de pagamento são muito flexíveis.

Com o advento do WhatsApp, o corretor interage em tempo real com o cliente. Se o diálogo for bem conduzido, é grande a chance de agendamento de visita, que pode virar uma venda.

Para ser considerado como um bom atendimento, o cuidado com a escrita passa por um português bem escrito, que não precisa ser rebuscado, mas não deve contar com gírias ou com diálogos repletos de abreviações ou emojis por exemplo.

Eu mesmo já perdi atendimentos por cometer pequenos erros de português em um chat por exemplo. Também já vi colegas escorregarem no chat e ter o cliente fechando a janela de atendimento na mesma hora por esta razão.

E você? Já passou algum apuro com o português durante um atendimento online em chat ou no WhatsApp? Conte aqui nos comentários.