5 Dicas essenciais para lidar com o cliente indeciso
Tecimob
Provavelmente você já lidou com vários clientes indecisos e, não é uma tarefa muito
fácil quando você não tem argumentos o suficiente para convencê-lo de que aquele é
o imóvel ideal.
Hoje separamos algumas dicas que, se colocadas em prática, podem te ajudar no dia a
dia a lidar com esse obstáculo e não perder a venda do imóvel. Vamos lá?
Respeite e entenda os processos
Para que você tenha um sucesso na venda do imóvel, você deve respeitar as etapas desse processo. Você sabe quais são?
- Planejamento e preparação
- Abordagem – diálogo que você construirá com o cliente
- Conhecer o cliente e suas necessidades
- Entender em qual fase da compra o cliente está
- Identificar as dúvidas do cliente
- Esclarecer as dúvidas, avançando assim com o cliente nas etapas de compra
- Apresentar valores (diferente de preço) – custo x benefícios do imóvel
- Negociação, apresentando formas de pagamento mais viáveis para o orçamento e objetivo do cliente.
- Fechamento da venda
- Pós venda
Aprenda a ouvir
O corretor precisa ser, além de estratégico, muito atencioso. Aprender a ouvir mais
do que falar é um exemplo, porque é ouvindo que as oportunidades aparecem. Você
precisa estar preparado, prestando atenção em cada fala e levantar bastante
informações sobre o perfil do seu cliente – linkar blogpost sobre o perfil de cada
cliente aqui.
Jamais debata com um cliente indeciso
O processo de vendas com cada cliente será diferente, então não debata com cliente
indeciso. É claro que trazer informações e ter sempre em mente o que responder, com
técnicas de persuasão, é fundamental, mas é diferente do que discutir.
Se você não concordar com o que ele disser, diga que não concorda com a situação e
exponha a sua visão, mantendo firme os seus argumentos.
Ofereça facilidades no pagamento
Muitas vezes o cliente indeciso não gosta de admitir que esse é o maior problema no qual ele está enfrentando no momento: a capacidade de pagamento. Apresentar imóveis compatíveis com as condições do cliente é fundamental para ganhar tempo.
Por isso, dependendo do valor do imóvel e de quais as condições do cliente, avalie e
tenha em mãos um desconto que seja bom para as duas partes, uma facilidade no
pagamento do imóvel, algo que leve o cliente a aproveitar a oportunidade para fechar a compra.
Mantenha contato
Você pode ter o melhor imóvel, mas se o cliente indeciso não quiser fechar na hora da
venda, não importa o que você diga que provavelmente ele não aceitará. Mas, mantenha contato com esse possível cliente, e procure entender e esclarecer todas as dúvidas e possíveis objeções dele, ele pode tomar a decisão depois de um tempo e voltar preparado para negociar com você. Nesse ponto, não vale contar com a memória, ter um CRM para imobiliária a seu favor é fundamental, o CRM irá lhe mostrar os potenciais clientes compatíveis a cada novo imóvel cadastrado baseado no perfil de interesse do cliente
Esperamos termos contribuído com seu conhecimento, desejamos sucesso!