Google Analytics para site imobiliário
Tecimob
O Google Analytics é uma ferramenta que permite analisar o tráfego de visitas a um site imobiliário, determinando seu desempenho e identificando possíveis pontos de melhoria. Ele é útil para qualquer site empresarial – inclusive, é claro, para o seu site imobiliário. Para entender melhor o porquê, continue lendo este artigo pois vamos apresentar os três principais usos do Google Analytics.
1. Entenda suas fontes de tráfego
Com o Google Analytics, você consegue entender melhor de onde seus visitantes estão vindo e como eles estão chegando ao seu site imobiliário. Com isso, você consegue investigar se os seus investimentos em divulgação são necessários e qual deles está dando melhores resultados.
É possível que você invista em algumas campanhas no Facebook ou anúncios patrocinados no Google Ads. Porém, se os relatórios do Google Analytics apontam que a maioria dos seus visitantes chega ao seu site imobiliário através de links orgânicos em diferentes blogs, talvez você precise mudar de estratégia. Considere a possibilidade de encerrar estas campanhas, passando a investir em parcerias com blogs sobre assuntos relacionados, como o mercado imobiliário ou finanças pessoais.
Por outro lado, se as suas campanhas no Facebooke Google estão dando resultados, mas em baixo volume, pode ser apenas uma questão de ajustar a sua estratégia de propaganda. Você pode contratar um profissional de marketing digital para gerir estas campanhas por você, com uma meta bem definida: aumentar em certa porcentagem os clicks nestes ads, tendo por base os números atuais indicados no relatório do Google Analytics. Assim, o Google Analytics é uma ferramenta essencial para compreender as principais fontes de tráfego. A partir desta informação, você poderá estabelecer novas estratégias para aumentar o número de visitas ao seu site imobiliário.
2. Analise o que interessa aos seus visitantes
Além de mostrar como os visitantes chegam ao seu site para imobiliária, o Google Analytics também fornece dados sobre como eles se comportam lá dentro. Os relatórios mostram com detalhes as páginas mais acessadas, permitindo que você compreenda quais dos seus conteúdos realmente interessam seus visitantes. Você pode notar que as páginas “Sobre” e “Contato” (ou qualquer outra) são campeãs de visitas; neste caso, invista em aprimorar seu conteúdo e design. Em outras palavras: quanto mais uma página é acessada, maior deve ser sua preocupação em mantê-la bem apresentável e atualizada. Afinal, há uma grande chance de que ela seja a porta de entrada – ou saída – dos seus clientes no seu site imobiliário.
3. Compreenda como estão suas vendas
O Google Analytics também incorporou uma ferramenta que permite analisar as vendas de um site. Chamada de “Pacote de Conversão”, esta ferramenta mostra o desempenho de cada canal de marketing digital; a eficiência de cada conteúdo (como vídeos e downloads) criado para fidelizar e conquistar os visitantes; a taxa de clientes que completam o processo de compra ou os que abandonam o “carrinho” durante o processo.
Com essa nova ferramenta, é possível ter uma visão mais geral e identificar onde estão os gargalos – ou seja, os problemas – na sua estratégia de vendas. Talvez o problema esteja no começo do processo, na fase de atração. Talvez esteja depois, na etapa de fechamento da compra. Em cada caso, as providências tomadas serão muito diferentes. Identificar o gargalo corretamente, portanto, é essencial.
O Google Analytics é uma ferramenta confiável e útil para traçar uma estratégia eficiente na melhoria de resultados do seu site imobiliário. Além disso, seu custo é muito acessível. Para todos os corretores e imobiliárias que já ingressaram na era das vendas pela internet, esse é um investimento que vale a pena.
O Tecimob possui relatórios integrados ao analytics, ficando ainda mais fácil de visualizar o seu tráfego e acompanhar o desempenho de seu site imobiliário.
Corretor, você ainda não tem um site imobiliário? As vendas pela internet são o futuro do mercado de imóveis