Você pode estar falhando no seu marketing imobiliário

Tecimob
Atualizado em

Uma boa estratégia de marketing imobiliário é fundamental para o corretor, mas a verdade é que nem sempre conseguimos acertar de primeira – é preciso analisar, avaliar onde está o erro e corrigir os caminhos. Este, aliás, pode se tornar até um processo contínuo, já que o ambiente digital, além de relativamente novo, é muito ágil e está em constante mudança. Chega a ser comum repetir o mesmo erro várias vezes, inclusive porque variações muito pequenas e sutis podem ser as responsáveis por resultados melhores ou piores.

De uma forma geral, entretanto, destacamos 3 erros mais comuns no marketing digital para corretores de imóveis, assim fica mais fácil você perceber se está incorrendo em algum deles.

Narcisismo digital – Como não incorrer nele

Divulgação, você deve pensar, é para falar da gente mesmo, não é? Da nossa imobiliária, dos nossos projetos, dos nossos imóveis. Bem, mais ou menos; na verdade, esse é um vício antigo, do marketing de outros tempos, quando os clientes tinham outra linha de raciocínio também. Hoje, até por causa da própria internet, eles estão mais exigentes e não querem tanto saber de você, mas das soluções que você pode fornecer.

E muitas vezes essas soluções são dadas através de assuntos relacionados, não exatamente pela propaganda de um determinado imóvel. Tenha em mente que mostrar o que está acontecendo no resto do mundo diz muito mais a seu respeito do que uma propaganda direta. Por isso, olhe menos para o seu próprio umbigo e procure identificar e fornecer o que o seu público precisa.

Falta de segmentação – Tiro para todo lado

Quem são os seus clientes em potencial, qual é o seu público-alvo? Não são todos os habitantes da Terra, nem mesmo do país ou do seu estado, certo? Para que a sua mensagem chegue a quem realmente interessa, ela deve ter a linguagem e o conteúdo do seu público, por isso a segmentação é essencial. Determine a faixa etária, o nível social, o que ele busca no mercado imobiliário, o nível de instrução e o tipo de profissão, por exemplo. O que ele gosta de fazer nas horas de lazer? Tem filhos ou é sozinho?

É ele o tomador de decisões ou deve ser munido de ferramentas que o ajudem a influenciar quem decide a compra? Sem a segmentação o que vemos acontecer é todo mundo mandando mensagens iguais para todo mundo – ou seja, só um monte de _blá blá blá_ sem endereço certo jogado ao vento. Poucos leem, alguns prestam atenção, um número menor ainda se interessa e ninguém se destaca.

Ferramentas ultrapassadas – Mas quais são as novas

A velha escola de marketing, aquela que existia antes do mundo digital, era baseada em técnicas de vendas. Todas as campanhas eram voltadas para “vender o peixe”, ou melhor, o imóvel: ressaltar suas qualidades, valorizar o ambiente, destacar o preço. Hoje, o marketing imobiliário vai muito, mas muito além disso – e quem para por aí fica, realmente, estagnado.

Hoje o imediatismo da venda já não é o que mais importa. No marketing digital as ferramentas devem estar voltadas para a construção de um relacionamento verdadeiro com o cliente, onde haja interatividade e um atendimento personalizado. O corretor de imóveis não deve mais ver a si mesmo apenas como um vendedor, mas como um realizador de sonhos, um instrumento para o investimento perfeito – e que pode continuar a render frutos mesmo após a venda concretizada.

Para ele conseguir isso, as ferramentas mudaram também, sendo criadas especialmente para encontrar o cliente certo e chegar a ele com o que ele espera, melhorando a experiência do consumidor. Quanto mais individualizada a abordagem, mais resultados positivos, e isso você consegue reunindo o máximo possível de informações sobre cada lead através de um bom CRM – Customer Relationship Manager.

Concept CRM or Customer Relationship Management. Lettering on cubes with business icons

Além dele há ainda várias outras ferramentas, como as redes sociais, por exemplo, nas quais você interage e ainda é capaz de observar instantaneamente qual a abordagem que mais funciona e adaptar a estratégia de acordo com os resultados.

Tente, tente de novo, e de novo até dar certo

No marketing imobiliário da era digital, muitas vezes é preciso tentar, tentar de novo, e de novo até acertar – o importante é que a cada nova tentativa você está ganhando experiência e melhorando a sua estratégia até acertar de vez. Tentativa e acerto, aliás, é a base de praticamente tudo na vida, a diferença é que no marketing digital tudo é muito mais rápido, barato e eficiente. Assim, você conseguirá chegar à integração perfeita do cliente com a sua imobiliária e alinhar perfeitamente as campanhas off e online.

E você, já acertou na sua estratégia de marketing imobiliário? Já utiliza o CRM para melhorar o seu grau de interação com seus clientes? Se já faz isso, conte para a gente a sua experiência, mas se ainda não usa CRM, conheça agora mesmo tudo o que o Tecimob pode fazer pela sua imobiliária!

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