Venda de imóvel financiado: 3 cuidados ao realizá-la
Tecimob
A venda de imóvel financiado é mais comum do que muita gente imagina. Afinal de contas, o planejamento do proprietário pode seguir por outra direção, dificultando a quitação do bem.
E, aí, entra a figura do corretor imobiliário para costurar a melhor solução para o vendedor e os prováveis interessados. Para tanto, alguns pontos devem ser considerados para a sua realização. Tudo para que existam garantias que ofereçam segurança para ambas as partes.
Para ajudar, neste post vamos avaliar como realizar a venda de imóvel financiado, focando em 3 cuidados ao realizá-la. Confira!
1. Atenção ao procedimento para pagamentos à vista
Quando o comprador oferece pagamento à vista — ou parcelado sem a intermediação de instituições — é importante que o valor seja usado pelo vendedor para quitar o financiamento.
Assim, efetuar a venda de imóvel financiado é uma atividade que deve passar pela instituição contratada. O vendedor deve saber o seu saldo devedor para a emissão de um boleto.
Só quando o valor estiver saldado é que o proprietário terá plenos direitos sobre o imóvel, para que a escritura de compra e venda seja atualizada.
Atenção: neste caso, o vendedor deve estar ciente do valor que terá direito nessa transação. Afinal de contas, a quantia será determinada pelo saldo devedor de seu financiamento.
2. Como é o procedimento por meio de financiamento
Só em 2016, foram quase 200 mil financiamentos realizados. Isso mostra a popularidade dessa modalidade de pagamento.
Acontece que é comum as instituições trabalharem com novas regras constantemente. E isso pode confundir o corretor imobiliário, bem como os vendedores e compradores.
Dessa maneira, o passo a passo para executar a transação consiste em:
- solicitar ao financiador a apuração do débito pendente, com juros e correções;
- firmar um novo contrato de compra e venda, agora entre o vendedor, o comprador e a instituição financeira;
- avaliar o quanto será usado, do pagamento, para a quitação do financiamento anterior;
- assinar o contrato firmado para o registro no Cartório de Imóveis;
- observar se a transferência do valor que cabe ao vendedor foi efetuada.
Importante observar que, caso o imóvel tenha sido financiado, o vendedor terá direito somente à diferença restante sobre a quitação de sua dívida.
3. Cuidado com a inadimplência do vendedor
Todos estão em busca do melhor bairro , e isso faz com que muitos proprietários enfrentem dificuldades com as parcelas do financiamento. Consequentemente, a venda de imóvel financiado se faz necessária — especialmente, quando a inadimplência do atual vendedor se acumula por meses. Aqui, o corretor imobiliário deve se informar a respeito das condições referentes à situação. Tudo para evitar que o imóvel entre em leilão, por exemplo, durante uma negociação.
Uma solução é instruir o vendedor a usar o seu FGTS para quitar as parcelas em atraso — solicitação que pode ser atendida por meio de uma autorização judicial. Além disso, uma renegociação de venda também ajuda a colocar a negociação em movimento. É bom ter em mente, também, que a venda de imóvel financiado e inadimplente é possível. Só que a participação de um advogado especialista no se faz necessária, ajudando a tornar o negócio viável e livre de imprevistos.
Todos estão em busca do melhor bairro para comprar um imóvel, e isso faz com que muitos proprietários enfrentem dificuldades com as parcelas do financiamento.
Consequentemente, a venda de imóvel financiado se faz necessária — especialmente, quando a inadimplência do atual vendedor se acumula por meses.
Aqui, o corretor imobiliário deve se informar a respeito das condições referentes à situação. Tudo para evitar que o imóvel entre em leilão, por exemplo, durante uma negociação.
Uma solução é instruir o vendedor a usar o seu FGTS para quitar as parcelas em atraso — solicitação que pode ser atendida por meio de uma autorização judicial. Além disso, uma renegociação de venda também ajuda a colocar a negociação em movimento.
É bom ter em mente, também, que a venda de imóvel financiado e inadimplente é possível. Só que a participação de um advogado especialista no mercado imobiliário se faz necessária, ajudando a tornar o negócio viável e livre de imprevistos.
E você, já teve experiência na venda de imóvel financiado? Compartilhe esse momento conosco, no campo de comentários deste post!