Skip to main content
Tempo máximo de leitura da página: 22 minutos

Busca por imóveis: 8 dicas para você facilitar esse processo!

Ilustração Busca por imóveis: 8 dicas para você facilitar esse processo!

O trabalho do corretor imobiliário envolve contato diário e pessoal com clientes. Mas grande parte das vezes esse encontro é direto nos imóveis que estão sendo comercializados.

No entanto, ter um espaço profissional para atender seus clientes traz uma qualidade bastante diferenciada à sua prática. Pesquisas de percepção já mostraram, por exemplo, que as pessoas estão mais inclinadas a confiarem em profissionais que possuem uma sede equipada e que transmita a sensação de legitimidade.

Além disso, um espaço corporativo é interessante para se fazer networking e, possivelmente, angariar novos clientes sem tanto esforço. Sem contar com o fato que há menos distrações nesses locais nos momentos ociosos, o que permite que você aumente a sua produtividade enquanto não está atendendo. Ou seja, se você está pensando em levar o seu negócio para o próximo nível, pode ser interessante começar uma busca por imóveis comerciais para chamar de sua sede.

Que tal algumas dicas de como facilitar esse processo? Favoreça a sua busca por imóveis em 8 passos!

1- Avalie o que é essencial para você

As características desejadas em um imóvel residencial são diferentes de um imóvel comercial. Por exemplo, para a sua casa, você pode preferir uma rua calma em um bairro mais afastado.

Mas em se tratando de negócios, isso pode não ser tão interessante. Por isso, é importante avaliar quais itens e características são essenciais para você, tanto imediatamente quanto a curto/médio prazo.

Você planeja contratar uma secretária, um estagiário, montar uma sociedade ou contratar um novo corretor? Isso pode exigir que você busque um imóvel maior logo de cara, se o planejamento for mais iminente.

Pense também nos próprios atributos do imóvel. Você precisa de um porteiro no prédio, um estacionamento amplo próximo, restaurantes e cafés nas quadras adjacentes para levar os clientes?

Tente responder a 4 perguntas básicas

  • O que é essencial para mim?
  • O que eu gostaria de ter e poderia ser um diferencial?
  • O que eu não gostaria que o imóvel tivesse, mas aceitaria se necessário?
  • O que realmente não pode haver perto ou no meu imóvel?

Escreva todos esses itens em um papel para começar a busca com o que você espera conquistar bem definido.

2- Comece a busca online

Em 2013, um levantamento feito pelo Google e voltado para o mercado imobiliário mostrou que quase 70% das buscas por imóveis começam no ambiente digital. Isso se dá pelo fato de que, com apenas alguns cliques, é possível que você encontre dezenas de opções viáveis, percebendo o mercado na região em que você deseja e os preços praticados por ali.

Mas tente não engessar a sua busca. Abra o seu leque, permita-se entender o que há disponível no mercado e o que é mais vantajoso para você.

Tecimob - Site para corretor de imóveis e imobiliária

Lembre-se que você não visitará todos esses imóveis, apenas fará uma avaliação primária para ver mais opções. Coloque todas essas informações (com preço, metragem, qualidades, defeitos e links de busca) em uma planilha, para ser mais facilmente acessada em outro momento.

3- Dê atenção especial à localização

Em um imóvel comercial, a localização com certeza é um dos fatores mais importantes. É sensato buscar por imóveis nos bairros onde você atua.

Pode ser interessante achar uma casa ou sala comercial em um bairro residencial, afinal, assim você seria mais facilmente encontrado pelas pessoas que se interessam por aquela região. No entanto, em um centrinho comercial pode ser melhor pelas comodidades próximas e pelo fato que há um maior tráfego de pessoas.

4- Faça uma lista das melhores opções e visite-as

Se a sua busca por imóveis foi bem feita, você terá encontrado uma boa variedade de opções. No entanto, visitar todas elas não é apenas cansativo, mas impraticável na maior parte dos casos. Por isso, separe as possibilidades que achar melhor e marque um dia para visitá-las.

Desta maneira, você consegue analisar não só os detalhes da conservação do imóvel, características da planta que as fotos não mostraram e a luminosidade no local, mas também a região próxima. Por exemplo, se a rua parece ou não segura ou se há pontos de alimentação, transporte e estacionamento perto.

5- Defina o quanto você pode investir

A compra ou aluguel de um imóvel não se restringe apenas ao preço das prestações e juros. Também é fundamental levar em conta outros gastos como: condomínio, água, luz, telefone/internet, aluguel de garagem, caso seja necessário, pequenas reformas para o início da operação.

Também é essencial contabilizar gastos mais subjetivos, como a distância para a sua residência, o valor de transporte até lá e o preço da alimentação nas redondezas. Todas essas informações devem ser descritas em detalhes, para que você tenha uma boa ideia do que é possível comprometer da sua renda com essa nova empreitada. Para ter ainda mais precisão, você pode incluir o uso de um gerenciador financeiro e avaliar o quanto da sua renda já é comprometida com outras coisas, assim, não fica sufocado por contas no final do mês.

6- Conheça as opções de crédito no mercado

Se você estiver inscrito como microempreendedor individual (MEI), você pode ter acesso a créditos especiais de investimento no seu negócio, inclusive imobiliário. No entanto, os recursos disponibilizados pelo microcrédito são referentes à compra de equipamentos e móveis, sem a necessidade de burocracia e com taxas de juros e transação bastante competitivos. Isso pode melhorar a capacidade de investimento que você tem, por não precisar contabilizar esses outros gastos em um primeiro momento.

Além disso, para a compra de imóveis comerciais, não é possível o uso do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Mas os agentes imobiliários fazem financiamentos para essa modalidade também.

O importante é garantir que ela não comprometa mais de 30% da sua renda em conjunto com outros financiamentos (como de carro ou residencial). Outras possibilidades são conseguir financiamentos por meio de consórcios imobiliários ou cartas de crédito (por exemplo do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo da Caixa), que têm taxas e condições de pagamento mais atrativas. O aluguel também é uma boa opção, caso a sua condição financeira não seja tão estável ou você não possua uma boa reserva para dar uma entrada no imóvel.

7- Faça simulações financeiras

Para saber qual das opções de financiamento é a mais vantajosa para você, faça simulações nos sites das agências de crédito que lhe interessam. A Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil costumam ter as menores taxas, mas mesmo assim elas podem chegar a 14% ao ano, de acordo com o seu nível de relacionamento com o banco.

Entretanto, algumas entidades de classe e sindicatos possuem linhas de financiamento próprio para os seus associados, com encargos ainda menores. Vale fazer simulações nesses locais também e verificar qual deles oferece a melhor condição de pagamento para o seu caso.

8- Verifique a documentação do imóvel

No meio da busca por imóveis comerciais, podemos encontrar boas opções e esquecer de sermos cautelosos na hora da compra ou aluguel. Por isso, antes de assinar qualquer contrato, mesmo que ele seja de aluguel, solicite toda a documentação básica do proprietário, para garantir que ela está em dia. As principais são: o nome de registro do imóvel, a matrícula, o registro de destinação para fins comerciais, o habite-se e se há algum tipo de cobrança atrasada, como IPTU ou embargos nos órgãos municipais, estaduais e federais.

Tem outra dica de como facilitar o processo de busca por um imóvel? Conte para a gente nos comentários!

Fonte: Lar Imóveis

 

Deixe o seu comentário!

Comentários

Lar Imóveis

Há mais de 35 anos no mercado imobiliário mineiro, a LAR IMÓVEIS oferece soluções inovadoras de compra, venda e locação de imóveis, focando sempre no melhor atendimento ao cliente e em um relacionamento de credibilidade e confiança mútua.

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar
wpDiscuz
Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE