Saiba como anda o mercado imobiliário hoje e quais são as perspectivas para esse ano

Tecimob
Updated on

O mercado imobiliário tem grande influência na economia como um todo, sendo conhecido como um alicerce para a maior parte dos investimentos existentes no capitalismo. Um dos exemplos da importância desse mercado foi a crise que abalou os Estados Unidos, e teve por raiz, o mercado imobiliário.

No Brasil as notícias são boas. Estima-se que o mercado imobiliário poderá crescer até 10% no ano de 2018, devido à aceleração do crescimento em relação ao ano passado. Lançamentos e vendas de imóveis têm aquecido o mercado e prometem um crescimento cada vez maior.

Mercado imobiliário: comprar apartamento e casas em 2018

Ensejando maior cautela na hora da compra, qualquer crise no mercado costuma desestabilizar um pré-estabelecido investimento de cidadãos. Dificilmente hoje em dia, vemos alguém comprando algo de grande valor sem raciocinar bastante, e o que poderíamos citar de alto valor, se não, imóveis.

Desde comprar apartamentos até mesmo casas e estabelecimentos, tudo isso depende muito de fundos e créditos imobiliários, que por conseguinte, dependem fortemente da flutuação da Selic nos dias de hoje, já que nossos rendimentos da taxa de juros da poupança, dependem diretamente dela.

Com a economia finalmente saindo da crise, os economistas enxergam uma forte retomada do mercado imobiliário, aquecendo os ganhos para quem trabalha com esse tipo de investimento.

O SinsdusCon (Sindicato da Indústria da Construção Civil) de São Paulo se manifestou, dizendo que a redução da taxa anual de juros básicos é um forte indicativo do aumento na atratividade das aplicações na caderneta de poupança, sendo então diretamente proporcional ao aumento de recursos de crédito imobiliário.

Tecimob: Site pronto para corretor de imóveis e imobiliárias. Uma ferramenta completa para você vender mais!

Como adquirir um imóvel em 2018

Cerca de 69% dos Brasileiros não têm poupado dinheiro nos últimos 12 meses, de acordo com o Banco Central. Isso é um claro reflexo de como nosso país não possui uma boa educação financeira. Por isso, muitas pessoas que procuram investir no mercado imobiliário pela primeira vez, acabam passando por maus bocados.

Para que você, investidor iniciante que deseja comprar apartamento ou casa em 2018, precisará encontrar uma boa instituição que forneça boas condições de crédito, assim como, tomar cuidado para não ser vítima de nenhuma fraude ou irregularidade. Busque apenas instituições autorizadas pelo BC.

Ao pensar em investir, solicite a planilha de simulação da operação, com parcelas a serem pagas e o cálculo do Custo Efetivo Total (CET), além de ler atentamente o contrato e avaliar seu orçamento por completo.

A recuperação do setor

Se dando como o caminhar de uma criança, passo a passo o setor se levanta da crise, sendo o início de sua recuperação no segundo semestre do ano de 2017. Muito disso, devido ao programa Minha Casa Minha Vida.

Para que continuemos assim, é importante que as incorporadoras e as empresas de construção civil repensem suas estratégias de fechar negócios, já que não podemos nos alicerçar mais na Selic, que tem se mostrado pouco confiável.

Com as eleições que acontecerão no segundo semestre de 2018, o Brasil estará passando por uma escolha política bem delicada, que podem fazer com que investidores ponderem estratégias financeiras, o que indica que muitos setores (inclusive o imobiliário) renove suas apostas em novas tendências.

A queda da inflação ajuda o Brasil a sair da estagnação financeira, e o mercado se mostra muito confiante frente a queda das taxas de juros e à inflação do país.

Prepare-se para o ano de 2018

Se você tem um negócio ligado ao Mercado Financeiro, saiba que esse ano promete grandes mudanças e um aquecimento bem razoável. É importante estar ligado para a retomada do mercado, melhorando seus processos internos, otimizando a produtividade de sua equipe, definindo metas e objetivos.

Ter uma boa rede de parceria no mercado imobiliário deste ano será bem necessário, já que o acordar se dará de uma forma bem rápida e repentina.

O certo é que o ano já acabou e o primeiro trimestre já acabou de terminar. Num piscar de olhos o primeiro semestre acabará também, portanto, todo cuidado é pouco.

Veja também outros materiais:

Encontre os materiais perfeitos para se aprimorar no mercado imobiliário e o que você precisa pra organizar a sua imobiliária!

Crie seu site imobiliário com o Tecimob

Com um conjunto de ferramentas pensado para o corretor de imóveis, você terá tempo de sobra para focar no que realmente importa: vender mais!

Gostaria de receber novos conteúdos no seu e-mail?

Preencha seu e-mail ao lado.