fbpx Skip to main content

Entenda como o sobe e desce das taxas de juros influenciam no mercado imobiliário  

Se tratando do mercado de imóveis, a forma mais acessível dos consumidores conseguirem adquirir a sua casa própria é por meio do financiamento imobiliário. Possuindo um prazo de pagamento longo, o valor de crédito nessa modalidade é bem maior se comparado a qualquer outro empréstimo comum.

Além disso, as suas taxas de juros também costumam ser mais atrativas. No entanto, é preciso saber que o valor anunciado pelos credores é, apenas, a tarifa mínima praticada por aquela instituição — ou seja, não necessariamente tal valor será oferecido na sua proposta. Nesse sentido, entenda que há vários fatores que influenciam no sobe e desce da taxa de juros.

Inclusive, não só fatores relacionados ao consumidor, mas questões externas, como a inflação ou o aumento da taxa Selic, podem fazer com que os juros de todo o mercado imobiliário sejam alterados. Confira o post abaixo e entenda melhor essa questão!

 

Entenda como são determinados os juros imobiliários

 

De certo, a taxa de juros é o componente da prestação de um financiamento imobiliário mais importante para os credores, pois é ela quem garante o lucro às instituições. Nesse sentido, podemos considerá-la como um produto do mercado financeiro, ao qual o preço oscila de acordo com o comportamento do mesmo.

Com isso, é fato que uma alta geral dos valores do ramo dos imóveis pode acabar levando os juros juntos, elevando-os em todas as instituições. A inflação afeta todo o mercado financeiro — inclusive, o ramo das modalidades de crédito. Além disso, os valores praticados pelos concorrentes também são analisados.

Tendo tudo isso em vista, pode-se dizer que o comportamento do mercado, desde as taxas de inflação até o posicionamento dos concorrentes, ajudam a determinar o valor da juros de uma instituição de crédito.

Tecimob - Site para corretor de imóveis e imobiliária

Qual a relação da taxa de juros imobiliária com a Selic?  

 

Você conhece a taxa Selic? Em caso de resposta negativa, saiba, desde já, que ela é a taxa referencial de todo o mercado financeiro. De fato, ela não é empregada em nenhum produto do mercado — leia-se: não se cobra a Selic em nenhum ramo da economia. No entanto, todos os setores a utilizam como referência para definirem as suas tarifas.

Nesse sentido, é possível concluir que, indiretamente, a Selic influencia nos juros praticados no mercado imobiliário. Sendo controlada a partir da inflação, conforme a taxa referencial oscila, é bem provável que as tarifas do ramo dos imóveis siga pelo mesmo caminho e direção. Quanto menor for a evolução da Selic, maior a chance de os juros imobiliários sofrerem uma queda.

O perfil do consumidor altera o valor dos juros?

 

Alguns fatores relacionados ao consumidor interessado em adquirir um financiamento imobiliário podem afetar o valor da taxa de juros proposta pelo credor. A idade, por exemplo, conta muito nesse aspecto. Um adulto de 30 anos, de certo, conseguirá uma tarifa mais baixa do que uma pessoa de mais de 60 anos de idade.  

Além disso, os prazos também tendem a ser diferentes. Quanto mais avançada for a idade da pessoa, cada vez menor será o seu prazo máximo de pagamento do financiamento. A renda também é considerada nesse caso. Tudo isso, afinal, diz respeito a capacidade de pagamento do cliente.

Quanto menor for a sua aptidão para cumprir com a dívida — de acordo com os julgamentos do credor —, maior será a taxa de juros oferecida, provavelmente.

Como a oscilação da taxa de juros pode impactar o mercado

 

Atualmente, o mercado imobiliário se mostra em um estágio de franca recuperação econômica. Nos últimos anos, o ramo não vinha apresentando números empolgantes — pelo contrário, a retração parecia ser interminável. Nesse sentido, uma possível oscilação da taxa de juros poderia ser o fator crucial para reaquecer o mercado.

Recentemente, a Caixa anunciou uma queda no valor dos seus juros para 9% ao ano, tornando-a o credor com a melhor taxa do mercado juntamente com o Itaú Unibanco. Sendo ela a maior financiadora do ramo imobiliário no Brasil, é de se esperar que o mercado em questão comece a retomar o ritmo de outrora, em que era considerado um setor importante da economia.

 

Conheça também nossos eBooks:

 

Deixe o seu comentário!

Comentários

Tecimob

Tecimob é uma plataforma online de gerenciamento de sites e um CRM para corretores e imobiliárias. Foi criada no intuito de ajudar corretores que estão entrando no mercado a poderem se firmar e se autoavaliarem na carreira.

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar
Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE