Não feche sua imobiliária no final do ano

Tecimob
Updated on

O começo do ano é justamente a época com o maior número de buscas por imóveis nos mecanismos de busca, em sites e portais. Confira algumas informações para planejar as ações de sua imobiliária.

Vai chegando o final do ano, época de festas e de descanso. Você está ansioso por este período, planejou suas férias e de toda equipe da sua imobiliária e se depara com este texto, sugerindo que você mantenha o ritmo de trabalho.

Pois bem, todos merecemos descanso, o ano foi puxado, cheio de metas de conquistas e algumas frustrações, então é normal aproveitar o período para determinar férias coletivas nas imobiliárias.

Curta suas férias, descanse e comemore seus resultados. Mas leia este texto e pense em como estas informações poderão ser úteis no seu planejamento.

Disponibilidade de recursos

É justamente neste período que as pessoas estão mais capitalizadas pela chegada do 13°, de possíveis bônus, férias e etc. Além da disponibilidade de recursos, e o final do ano o período em que as pessoas podem efetivamente buscar a sua casa nova.

Mas também é o período em que as imobiliárias estão fechadas e isto pode ser frustrante para o cliente. Quanto atuava como corretor, minha primeira experiência como gestor foi substituiu meu gerente no período de festas e me surpreendi quantos atendimentos (e quantas vendas) foram geradas no período.

Óbvio que não é um movimento tão grande, que seja capaz de salvar um ano ruim, mas certamente um excelente diferencial para quem busca um resultado a mais ou simplesmente prestar um bom serviço ao seu cliente.

Tecimob: Site pronto para corretor de imóveis e imobiliárias. Uma ferramenta completa para você vender mais!

Tempo para procurar

É no final do ano o período em que as famílias podem ‘bater perna’, andar em busca de um novo endereço. Mesmo que os sites das imobiliárias fiquem à disposição, o atendimento humano e as possibilidades de negócio não.

Moro em uma cidade universitária. Temos mais de 100 cursos à disposição e por isso, anualmente centenas de pessoas mudem-se para a cá. Aliás, escrevi este texto depois de ver pelo menos 4 caminhões de mudança transitando na região.

E procurar casa nesta época é um transtorno para professores e alunos que precisam alugar ou mesmo comprar um imóvel nesta época do ano, mas não conseguem devido as empresas estarem indisponíveis.

Volume de Buscas

Não é só pelo feeling que podemos dizer que o período de festas é justamente aquele onde os clientes mais buscam. É através do histórico de buscas, apresentado no Google Trends (ferramenta que apresenta resultados de termos buscados no Google).

No gráfico abaixo, um exemplo daquilo que estamos falando. O termo ‘apartamento’ acompanhado de uma localização geográfica, tem picos de busca justamente em janeiro, período imediatamente posterior as festas. Confira:

Gráfico de busca de apartamento

O que estou querendo dizer com este texto? De que você e sua equipe não merecem o sagrado descanso de final de ano? De maneira alguma. Mas talvez valha a pena planejar de modo a deixar parte da sua operação funcionando durante o período. Ainda mais porque, a maioria dos seus concorrentes não está pensando nisso. Uma das grandes vantagens de ser corretor de imóveis é a flexibilidade de tempo.

Talvez seja interessante você descansar em outro período e manter seu trabalho a disposição dos clientes em dezembro e janeiro. Como eu disse, não quero que cancele suas férias, mas que pense nas condições e nas características regionais onde você atua. Talvez, você vá fazer neste período ‘aquela’ venda que faltava para atingir a sua meta. Um abraço e até a próxima.

Veja também outros materiais:

Encontre os materiais perfeitos para se aprimorar no mercado imobiliário e o que você precisa pra organizar a sua imobiliária!

Crie seu site imobiliário com o Tecimob

Com um conjunto de ferramentas pensado para o corretor de imóveis, você terá tempo de sobra para focar no que realmente importa: vender mais!

Gostaria de receber novos conteúdos no seu e-mail?

Preencha seu e-mail ao lado.