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Medo de empreender no mercado imobiliário? 5 questões para você avaliar se está pronto

Medo de empreender no mercado imobiliário? 5 questões para você avaliar se está pronto

O medo de empreender – seja no mercado imobiliário ou em outras áreas – não é algo raro. Afinal, existem alguns riscos envolvidos em abrir o próprio negócio. É preciso coragem, planejamento, capital inicial e tempo para garantir o sucesso da empresa. Uma boa avaliação, que deve contemplar alguns itens essenciais, ajuda a garantir que o empreendedor está pronto para iniciar esta jornada. Veja quais são estes pontos e descubra se você está preparado para investir na sua própria empresa imobiliária:

1. Você tem um bom capital guardado

Para começar o seu negócio, é preciso dinheiro. O capital é necessário para investir em publicidade, na criação de uma identidade visual para a marca, no aluguel de um espaço físico, no pagamento de contas (luz e telefone, por exemplo), na contratação de funcionários e em outras despesas. É preciso que todos estes gastos iniciais estejam bem organizados, para então fazer uma avaliação: há dinheiro suficiente para cobri-los? Caso a resposta seja negativa, também é preciso analisar se é possível fazer um empréstimo neste primeiro momento – não esqueça de calcular os juros antes de decidir se esta é uma alternativa viável.

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2. Você conta com uma boa carteira de clientes

Para que a imobiliária tenha sucesso é preciso que os corretores contem com uma boa parcela de clientes em potencial. Analise: você já tem uma quantidade considerável de contatos? Se a resposta for não, é muito provável que você precise enfrentar dificuldades maiores para fechar as primeiras vendas ou locações. Nesse caso, é preciso avaliar também: você está preparado para enfrentar estas dificuldades iniciais? O capital disponível cobre os gastos da empresa por quanto tempo até a primeira negociação ser concluída?

3. Você fez um estudo de mercado 

Um bom empreendedor sabe que é preciso planejamento para que o negócio seja bem-sucedido. Neste planejamento também está incluído um estudo de mercado para avaliar concorrentes e potenciais clientes. Como são as imobiliárias da sua região? Como é a demanda por imóveis para comprar e alugar? Em que áreas (imóveis residenciais, locação para temporada ou salas comerciais, por exemplo) estão as maiores oportunidades? Para ter a certeza de que você está preparado, é preciso saber a resposta para estas e outras perguntas: conhecer o mercado da sua área de atuação é uma excelente estratégia para reduzir riscos.

4. Resiliência é uma das suas principais características

Um profissional resiliente se adapta com facilidade a mudanças e encara desafios como oportunidades de crescimento. Por isso mesmo, esta é uma característica essencial para um bom empreendedor! O mercado não estará sempre favorável, o dinheiro não estará sempre sobrando e existirão contratempos na rotina de trabalho. A pergunta é: você está preparado para encarar e contornar situações assim? Lembre-se, é da pessoa à frente do negócio a responsabilidade de motivar e guiar os demais funcionários.

5. Dedicar boa parte do seu tempo ao negócio não é problema

Por fim, é preciso se perguntar se este é um bom momento para comprometer o seu tempo na criação do seu próprio negócio. Comandar uma empresa exige planejamento, organização e muito foco. É preciso estar consciente de que boa parte do tempo que antes era dedicado a interações sociais, atividades de lazer e passeios com a família, agora precisará ser direcionada à garantia do sucesso do empreendimento – especialmente no início. Você está disposto a abrir mão de algumas coisas para que o negócio tenha êxito?

 

E então, você está pronto para se tornar dono da sua própria imobiliária? Se você quer mais informações que o ajudem a refletir, sugerimos ainda a leitura de Corretor autônomo ou dono de imobiliária? e 6 passos fundamentais para abrir uma imobiliária. Boa leitura e até a próxima!

 

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Matheus Mesquita

Customer Success - Trabalha para que o cliente utilize o produto ou serviço da maneira correta para alcançar seus objetivos, focando no, como o nome já diz, sucesso do seu cliente.

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