6 passos fundamentais para abrir uma imobiliária
Tecimob
Atualmente, a aquisição de um imóvel não é mais vista somente como uma conquista de casais a fim de constituir família. Os imóveis são considerados, além de objetos de desejo, verdadeiros produtos de investimento. Sendo assim, cada vez mais pessoas estão em busca de encontrar um estabelecimento para chamar de seu e isso tem ocorrido independente da idade e do estado civil do interessado. Com essa procura cada vez maior, as oportunidades para os corretores de imóveis e imobiliárias só tendem a crescer. Está com intenções de montar uma imobiliária própria? Veja agora os 6 passos que você precisa seguir para acertar neste investimento e garantir bons negócios!
O que é preciso para abrir uma imobiliária?
- Local para o escritório da sua imobiliária;
- Equipe de atendimento e corretores de imóveis capacitados;
- Horário de atendimento diferenciado;
- Fachada destacada;
- Marketing dedicado;
- Identificação dos imóveis.
Veja abaixo cada item detalhadamente:
1- Como escolher o melhor local para a sua imobiliária
Embora muitos estabelecimentos não precisem de locais tão visíveis para uma boa divulgação, a presença de uma imobiliária em áreas importantes e centrais de uma cidade faz toda a diferença. Além de melhorar o acesso para o público, uma boa localização permite a você dispor de uma propaganda do seu negócio sem muito esforço. Uma boa solução para facilitar a chegada dos clientes até você é oferecer área exclusiva de estacionamento.
2- Que tipo de profissionais contratar para a equipe
Os profissionais fundamentais para o funcionamento da imobiliária são os corretores de imóveis e estes devem possuir como características dinamismo, bom relacionamento, responsabilidade, dedicação e conhecimentos de mercado e de legislação. Para atuar no mercado imobiliário, é necessário ter minimamente o 2º Grau completo e realizar um curso TTI — Técnico em Transações Imobiliárias. Ainda há a opção de cursar o ensino superior em Gestão Imobiliária e nesse caso, o técnico não se torna necessário. Na hora de escolher o curso, procure saber se ele é reconhecido pelo CRECI — Conselho Regional dos Corretores de Imóveis, pois só assim poderá garantir seu número de inscrição profissional.
3- Quais os melhores dias e horários de trabalho
Assim como na maioria dos estabelecimentos, as imobiliárias geralmente funcionam em horário comercial, variando entre as 7h e 18h durante toda a semana. Embora o funcionamento semanal seja suficiente, há vantagens para os empreendedores que fazem o plantão, abrindo suas imobiliárias também aos finais de semana. Geralmente, se escolhe abrir no sábado ou domingo por pelo menos um período para facilitar a visita de clientes variados, já que são nestes dias que as pessoas dispõem de mais tempo livre para analisar os imóveis que desejam alugar ou comprar.
4- Como trabalhar a fachada para chamar a atenção
A fachada da sua imobiliária é o primeiro cartão de visita a ser apresentado aos seus clientes e por isso, deve estar adequada ao seu propósito. Além disso, se o seu objetivo é chamar a atenção das pessoas que passam, opte por utilizar materiais modernos e cores harmônicas. A placa de identificação do nome da imobiliária pode ser trabalhada em aço escovado, vidro, acrílico ou até mesmo letreiros em relevo. A criatividade deve ser usada a seu favor, pois apresentará a sua marca ao cliente.
5- Como promover a sua marca
Hoje em dia, divulgar a sua imobiliária com relevância, não é uma tarefa fácil, pois os meios para isso são cada vez mais variados. O que acontece é que, com a concorrência cada vez maior, os anúncios de jornal, rádio e folder acabam se tornando caros e nada vantajosos e, por isso, muita gente anda investindo no marketing digital dos negócios. A internet se tornou a ferramenta mais completa e com melhor custo-benefício para promoção de uma marca, incluindo as empresas do mercado imobiliário. Por isso, a dica é investir em um bom site para imobiliária logo que inaugurar, pois nele poderá mostrar todos os seus produtos e condições de investimento de forma fácil e rápida para os futuros clientes.
A vantagem é que por meio do site para imobiliária mais pessoas terão acesso aos seus anúncios, independente da região de onde estiverem procurando. Outra forma de divulgar informações de venda e aluguel de imóveis para promover a sua marca é por meio das redes sociais. O motivo? A maioria das pessoas utiliza pelo menos um tipo, sem contar as facilidades de compartilhamento de informações que estes espaços digitais proporcionam. Assim, ao invés de disponibilizar conteúdo somente por meio do site imobiliário, você pode criar um perfil próprio da imobiliária em alguma rede como o Facebook e Instagram, aumentando assim as chances de alcançar clientes e consequentemente fechar mais negócios.
6- Placas para se colocar em imóveis
Uma das ferramentas mais convencionais de divulgação de imóveis, as placas também devem ser definidas com cuidado por quem deseja abrir uma imobiliária. Antes de tudo, é importante focar em um padrão para que os clientes associem a imagem que está na placa com o seu serviço/empresa. Manter o mesmo tipo de placa em todos os imóveis da imobiliária permite o fortalecimento de sua marca na região onde se encontra. Então, quais os tipos de placas de imóveis e quais itens elas devem conter? Basicamente, existem placas de aluguel e de venda, e é fundamental que você deixe isso claro em cada imóvel. Junto à estas descrições, as placas devem trazer o nome da empresa ou corretor de imóveis responsável, os telefones para contato e pelo menos um endereço eletrônico, que geralmente é o site imobiliário oficial.
Preparado para seguir os primeiros passos para a abertura da sua imobiliária? Restou alguma dúvida ou gostaria de dar uma sugestão? Deixe o seu comentário, confira as 4 dicas para corretores de imóveis iniciantes e assine a nossa newsletter para mais informações!