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GESTÃO DA INFORMAÇÃO: incentive o uso do seu CRM para estimular a comunicação em sua imobiliária!

Ilustração GESTÃO DA INFORMAÇÃO: incentive o uso do seu CRM para estimular a comunicação em sua imobiliária!

Melhorar a gestão da informação é um dos grandes benefícios da utilização de um CRM. Se você é gestor imobiliário provavelmente já foi cobrado por alguém da sua equipe sobre o preço de determinado imóvel ou se ‘casa amarela da rua azul’ ainda está disponível para venda.

Parar tudo que você está fazendo para poder ajudar o corretor é de fato uma atribuição do gestor, mas muitas vezes, além de tomar o seu tempo na solução de tarefas urgentes, fazer consultas por membros do seu time de vendas, pode impedir um benefício altamente importante e eficiente para seu negócio: a gestão da informação.

Compartilho neste artigo, algumas dicas que utilizo no meu dia-a-dia para estimular, não só os corretores mas todos os departamentos de uma empresa imobiliária a utilizar o CRM para melhorar a gestão da informação, como maneira eficiente de melhorar o desempenho e a performance de vendas de uma empresa. Vamos às dicas:

1. Todo imóvel possui um código de referência e deve ser chamado desta maneira

Ao começar um negócio imobiliário, é natural que, os poucos imóveis que temos para venda recebam apelidos como referência: a casa amarela da rua azul ou o sobrado do Sr. Fulano pois é relativamente simples gerir uma carteira pequena.

O problema é quando seu negócio cresce e junto com ele o número de imóveis, começa a ficar difícil lembrar de todos os apelidos e referências de locais para responder com precisão dados como valores, disponibilidade entre outros.

Por isso, acostume-se desde sempre a utilizar códigos de referência nos imóveis para venda ou locação. Ao criar este hábito, você permite que, desde o início do trabalho,  um melhor tráfego de informações dentro de sua imobiliária, já que é através do código que se consulta rapidamente um sistema e se este mesmo código estiver em uma placa por exemplo, é por ele que que o possível cliente irá perguntar ao telefone.

Desta maneira, você irá perceber que em pouco tempo, a casa amarela da rua azul pode ser tornar por exemplo o CA0104, ser rapidamente consultado por um corretor, uma atendente ou mesmo por você quando for preciso saber qualquer informação.

Criar referências de um imóvel é como dar a ele uma certidão de nascimento, que deve ser acompanhada de autorização de venda, matrícula atualizada e registro do IPTU, fotos de qualidade e um descrição detalhada. Pular um destes itens fará com que este imóvel não encontre a visibilidade necessária.

2. Crie referência simples, que agilizem a fácil assimilação por clientes e corretores.

Para facilitar a gestão da informação, sistemas imobiliários como o Tecimob por exemplo, permitem a criação de referências segundo a necessidade da empresa que vai utilizar, com campos que permitem a utilização de letras e números para gerar múltiplas combinações de referências.

Tecimob - Site para corretor de imóveis e imobiliária

Desta maneira é possível criar referências onde CA pode ser uma casa e um número na sequência representa sua entrada no sistema, assim o código pode ficar como CA0001, para a primeira casa cadastrada.

Já vi empresas criando mais critérios mais elaborados para gerar códigos de referência, como por exemplo AP (para apartamento) 01 (para um bairro) e os números finais para a sequência. Assim o código do imóvel utilizado ficou AP0101.

Também há casos que só utilizam números e adotam seus próprios critérios de organização. Mas o que é importante nesta situação, é deixar claro para toda a imobiliária o que as referências significam. Neste caso, simplificar o processo, adotando apenas uma sequências de números pode já ser suficiente.

Coloque-se sempre no lugar do seu corretor (que precisa consultar o sistema) e do seu cliente (que consulta seu site ou encontra sua placa em um imóvel) para entender se seus códigos de referências estão ajudando a circulação de informações dentro da sua empresa.

3. Estimule a utilização do painel do seu sistema imobiliário

Para buscar informações sobre determinado imóvel, ainda é comum que o corretor utilize o site da própria imobiliária. Além dessa prática ser ruim para as métricas de desempenho do própria empresa, as informações encontradas ali, não serão tão complexas como aquelas encontradas no painel do sistema.

Ao se acostumar a utilizar o painel, seu corretor encontrará à disposição: valores, condições de negociação, documentos legais dos imóveis além dos canais de contato com os proprietários.

Por isso, mantenha todas as captações com informações atualizadas, estipule um prazo para entrar em contato com os proprietários de modo a mantê-los cientes das suas ações para vender seu imóvel. Isso fará com seu sistema esteja sempre bem ativo, repleto de informação.

Semanalmente, o Tecimob envia um resumo das atividades do seu painel com número de acessos no site, quantidade de atendimentos, vendas, novos imóveis entre outros dados. Utilize isso a seu favor, compartilhando com seus corretores. Isto certamente estimulará a equipe a consultar mais o painel e facilitará a circulação da informação.  

4. Compartilhe atualizações para melhorar a gestão da informação

É quase impossível imaginar que você não possua um grupo de WhatsApp com todos os membros da sua imobiliária. É mais fácil pensar que na verdade, você já tem um grupo para cada área da empresa e que os utilize para marcar reuniões e compartilhar informações importantes.

Eu acredito tanto neste tipo de ferramenta para melhorar a gestão da comunicação que utilizo os grupos do WhatsApp para informar a respeito de novos imóveis à disposição para venda ou locação, para avisar sobre a alteração de preços, comemorar junto à equipe quando um imóvel é vendido.

Em todos estes casos, eu sempre preciso citar o código de referência do imóvel junto à informação e de preferência, acompanhado de uma foto para ilustrar e chamar ainda mais a atenção da equipe, o que geralmente, funciona muito bem.  

GESTÃO DA INFORMAÇÃO: incentive o uso do seu CRM para estimular a comunicação em sua imobiliária!

Melhorar a gestão da informação faz parte do início de um ciclo que termina por melhorar sensivelmente todo o desempenho e conversão dos resultados de uma imobiliária. Criar rotinas que facilitem o acesso a dados é parte importante de todo esse processo.

Espero que tenham gostado do artigo e compartilhe conosco como é a gestão da informação dentro da sua imobiliária e como funciona o processo de atualização das informações no sistema da empresa.

No próximo artigo, irei abordar sobre a importância da utilização plena do CRM para o sucesso da implantação de uma cultura digital em sua imobiliária.

Um abraço e até lá.

 

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Denis Levati

Profissional do mercado imobiliário com experiência na implantação e no desenvolvimento do atendimento online e na otimização de resultados de anúncios digitais.

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