Diferenças entre site imobiliário e portais imobiliários.

Tecimob
Updated on

Muitos corretores de imóveis ainda não sabem quais ferramentas digitais são mais vantajosas para o seu dia a dia e quais delas irão alavancar suas vendas. 

Por isso, neste artigo vamos falar de dois recursos que são fundamentais para auxiliar nas suas vendas e na sua rotina: site imobiliário e portais imobiliários.

Nas últimas décadas temos visto um grande crescimento da internet e podemos afirmar que ela se tornou um dos principais meios de comunicação. 

Além de ocupar um espaço nas relações interpessoais, o digital também é responsável por movimentar diversos mercados e um deles é o mercado imobiliário. 

Muitos corretores de imóveis e imobiliárias já estão tomando consciência deste fato e estão buscando se inserir neste mundo virtual, seja através das redes sociais, site imobiliário ou portais imobiliários. 

E é comum que alguns corretores de imóveis e gestores imobiliários ainda não saibam a diferença entre eles. 

Pensando nesta necessidade, resolvemos explicar de forma direta e didática quais são as principais diferenças entre estas ferramentas. 

O que é um site imobiliário? 

Site imobiliário

Primeiramente vamos entender o que é um site: ele é como um território do seu negócio dentro do ambiente virtual e pode ser utilizado de várias formas. 

Atualmente eles servem para informar, vender, promover ideias, campanhas, arquivar materiais, entre outras coisas. 

Portanto, um site imobiliário é uma plataforma online para comprar, vender e alugar imóveis. É muito importante para corretores e imobiliárias. Utilizado para mostrar seus serviços e imóveis para muitas pessoas.

Além de desempenhar o papel de vitrine com os imóveis e também é uma forma de apresentar um painel profissional para os clientes. 

Mas para que o seu site para imobiliária tenha um bom desempenho, você precisa escolher bem a plataforma para criá-lo. 

Definir suas prioridades e se dedicar na hora de preencher as informações e personalizar o seu site para corretores de imóveis e imobiliárias. 

Vale ressaltar que é importante que seu site possua um domínio próprio, para que seus clientes o encontrem com mais agilidade e também é essencial que você o divulgue. 

Funções e objetivos de um site imobiliário

  • Os principais objetivos e funções de um site imobiliário são:
  • Mostrar de forma atraente e organizada os imóveis à venda ou para locação;
  • Oferecer informações detalhadas sobre cada imóvel, como fotos, características, preço e localização;
  • Permitir que os usuários pesquisem e filtrem as opções de acordo com seus critérios;
  • Facilitar o contato entre os interessados e os corretores de imóveis;
  • Estabelecer a marca e a reputação do corretor ou da imobiliária online;
  • Gerar leads qualificados e impulsionar a geração de novos negócios.

Vantagens de ter um site imobiliário

Ter um site imobiliário próprio traz muitos benefícios para corretores e imobiliárias. Como mais controle sobre a marca e a possibilidade de personalização.

Confira todas as vantagens:

  • Fortalecimento da marca da imobiliária ou do corretor de imóveis;
  • Seus imóveis disponíveis para o cliente 24 horas por dia e 7 dias por semana;
  • Otimiza o tempo dos corretores de imóveis (Se tiver incluso sistema, aplicativo e CRM imobiliário, melhor ainda);
  • Mantém a imobiliária ou o corretor de imóveis competitivo dentro do mercado imobiliário;
  • Investimento com um ótimo retorno financeiro;
  • Você possui o controle do seu site imobiliário e pode personalizá-lo do seu jeito;
  • Seu site aparecerá no Google e você terá mais chances de receber leads;
  • Leads qualificados, ao contrário das publicidades tradicionais, o site para corretor de imóveis e imobiliárias alcança o público que deseja comprar ou alugar imóveis;
  • Você pode ter um site imobiliário integrado a um CRM, sistema de gestão de imóveis e aplicativo imobiliário. 

O que é um portal imobiliário?

Portais imobiliários

Para entender melhor, um portal é uma plataforma que conta com diversos recursos, ele funciona como um meio de comunicação com conteúdos variados de diversos segmentos.

Em um portal, o visitante pode encontrar notícias, entretenimento, entre outros. Nele também podem ser hospedados subsites voltados para diferentes públicos.

Existem dois tipos de portais: 

  • Horizontais: que retém informações e serviços de vários segmentos.
  • Verticais: que são concentrados em um segmento particular. 

Os verticais são mais diretos, pois utilizam termos voltados para apenas um público alvo.

Sendo assim, os portais imobiliários se encaixam nos verticais, pois são uma plataforma para divulgação de imóveis, onde seu principal objetivo é trazer potenciais clientes interessados em comprar ou alugar imóveis e eles também são ótimos para gerar contatos.

Lembrando que os portais imobiliários possuem imóveis de vários outros corretores de imóveis, então eles investem na divulgação dos imóveis publicados para atingir bons consumidores.

Dentro de um portal é possível encontrar ferramentas que facilitam a comunicação, como os fóruns, pesquisas e chats. Portanto eles têm muitas ferramentas para facilitar a busca e negociação de imóveis.

Principais características dos portais imobiliários

  • Um grande número de anúncios de imóveis para venda ou aluguel
  • Busca avançada por local, tipo de imóvel, preço, etc.
  • Detalhes sobre os imóveis, como fotos e descrições
  • Contato direto com corretores e proprietários
  • Funcionalidades extras, como cálculo de financiamento e avaliação de imóveis

Esses portais são essenciais hoje em dia. Eles dão visibilidade aos anúncios e tornam a busca e negociação de imóveis mais fácil.

As principais vantagens dos portais imobiliários são:

  • Geração de leads qualificados: mesmo com o grande alcance de diversos públicos, os portais são uma das principais fontes de pesquisa de imóveis, portanto os leads serão pessoas interessadas em comprar ou alugar imóveis;
  • Você não precisa se preocupar com campanhas para divulgar seus imóveis, nos portais você só precisa cadastrar seus imóveis e o resto o próprio portal fará por você;
  • Através dos portais imobiliários também é possível que os seus imóveis apareçam no Google, com o marketing do próprio portal, seus anúncios podem aparecer nos resultados de pesquisa.
divulgar imóveis nos portais imobiliários

Desvantagens de anunciar apenas em portais imobiliários

Os portais imobiliários são ótimos para anunciar imóveis e aumentar suas oportunidades. Mas, usar apenas eles pode trazer problemas. 

É essencial entender esses desafios para criar uma boa estratégia de marketing online para sua imobiliária.

Falta de controle sobre a marca e imagem

Quando você só anuncia em portais, você perde o controle sobre sua marca e imagem. Sua presença fica limitada ao design desses portais. Isso dificulta a personalização e o destaque da sua empresa.

Custos recorrentes de anúncios

  • Os anúncios em portais imobiliários custam dinheiro, seja por cliques, leads ou listagens.
  • Esses custos podem crescer rápido, afetando a lucratividade, especialmente para pequenas e médias imobiliárias.
  • Além disso, aumentos nas taxas dos portais podem prejudicar seu orçamento.

Então, é bom pensar em ter um site imobiliário próprio. Isso te dá mais controle sobre sua marca, imagem e custos de marketing. Assim, você pode complementar sua presença nos portais.

Quais as diferenças entre site imobiliário e portais imobiliários:

Portais imobiliários e sites imobiliários são duas ferramentas utilizadas por corretores de imóveis e imobiliárias para promover e comercializar imóveis. 

Embora ambos tenham objetivos parecidos, eles têm algumas diferenças importantes em termos de funcionalidades e público-alvo. 

Os sites imobiliários permitem mais personalização, mostrando a identidade da empresa. Já os portais imobiliários destacam mais a marca do portal. Isso afeta a imagem e a estratégia de negócios.

Os sites imobiliários focam em um público específico, enquanto os portais atraem um público mais amplo. Cada plataforma também tem suas vantagens e desvantagens que já citamos nos tópicos anteriores.

Algumas das principais diferenças entre eles são:

O Site Imobiliário:

  • Tem endereço próprio;
  • É uma vitrine somente com seus imóveis;
  • É necessário que você faça a divulgação;
  • Possui recursos voltados para um atendimento personalizado;
  • Otimiza o tempo tanto dos clientes, quanto o seu;
  • Existe a possibilidade de integração com outras ferramentas;
  • Permite o atendimento aos clientes 24 horas por dia;
  • Segmenta conteúdos de acordo com os clientes que você deseja atrair;
  • Seu negócio terá um espaço digital e estará dentro dos padrões do mercado atual.

O Portal Imobiliário: 

  • A URL é do portal;
  • Contém imóveis de concorrentes;
  • O portal faz a divulgação;
  • Possui um grande alcance;
  • O retorno é rápido;
  • Tem baixo custo de investimento.

Confira outras diferenças importantes:

Propriedade e Controle:

Portais Imobiliários: 

São plataformas de terceiros que contém anúncios de várias imobiliárias e corretores de imóveis. 

Então os anúncios são padronizados e exibidos junto com imóveis de outros profissionais. Os corretores de imóveis não têm controle sobre o design e a apresentação das suas propriedades.

Sites Imobiliários: 

São propriedades individuais desenvolvidas para corretores de imóveis ou imobiliárias. Os proprietários têm controle do design e do conteúdo do site imobiliário.

Custos:

Portais Imobiliários: 

Geralmente, eles cobram taxas ou comissões dos corretores de imóveis e imobiliárias para anunciar imóveis em sua plataforma.

Sites Imobiliários: 

Os custos de criação de um site imobiliário podem ser variados, dependendo da plataforma escolhida para criar um site para imobiliária e corretores de imóveis.

Personalização:

Portais Imobiliários: 

Oferecem menos flexibilidade em termos de personalização. Os anúncios são normalmente apresentados de acordo com o formato e as regras da plataforma.

Sites Imobiliários: 

Permitem personalização, os corretores de imóveis e imobiliárias podem adaptar o site de acordo com sua marca e criar conteúdo exclusivo.

Exposição e Concorrência:

Portais Imobiliários: 

Oferecem uma exposição mais ampla, uma vez que recebem grande tráfego de compradores em busca de imóveis. No entanto, a concorrência é alta, já que vários imóveis competem pelo mesmo público.

Sites Imobiliários: 

Tendem a ter um alcance mais limitado do que os grandes portais, mas também oferecem menos competição direta.

Os corretores de imóveis e imobiliárias podem direcionar seu conteúdo para um público-alvo específico de acordo com as palavras-chave utilizadas, etc.

Controle de Leads:

Portais Imobiliários: 

Normalmente, os portais controlam e distribuem leads aos corretores de imóveis, muitas vezes com base no modelo de pagamento escolhido.

Sites Imobiliários: 

Os corretores de imóveis e imobiliárias possuem mais controle sobre a gestão de leads gerados em seu próprio site, o que lhes permite personalizar suas abordagens e fazer o acompanhamento desse lead, principalmente se o site contar com um CRM imobiliário.

Branding e Marketing:

Portais Imobiliários: 

O branding é limitado, uma vez que os anúncios estão integrados à plataforma. Os corretores de imóveis e imobiliárias têm menos controle sobre a estratégia de marketing que será utilizada na divulgação dos imóveis.

Sites Imobiliários: 

Permitem um branding mais forte e a capacidade de desenvolver estratégias de marketing personalizadas de acordo com a necessidade e público-alvo.

Ter um site imobiliário próprio e estar em portais consolidados é a estratégia ideal. Isso ajuda corretores e imobiliárias a se destacarem no mercado digital. Essa abordagem combina o controle total sobre a marca com um alcance maior.

Um site bem feito dá mais controle sobre a marca e o conteúdo. Isso permite personalizar tudo, tornando a presença online única. Isso fortalece a imagem da imobiliária e do corretor.

Por outro lado, estar em portais imobiliários ajuda a alcançar mais pessoas. Isso aumenta a visibilidade e a exposição dos imóveis. Juntos, um site e portais consolidados são a melhor forma de se destacar online.

Com essa estratégia, as empresas imobiliárias ganham o controle de um site e a visibilidade de portais. Isso é o que faz a diferença no mercado digital. Essa abordagem é a chave para se destacar

Por que investir em um site para imobiliárias e corretores de imóveis?

Diferenças entre site imobiliário e portais imobiliários

Nada melhor do que um espaço para chamar de seu, não é verdade? E o site para imobiliária e corretor de imóveis nada mais é que o seu espaço exclusivo para divulgar somente os seus imóveis.

Além de dar a você ou a sua imobiliária uma autoridade muito maior, pois ali você divulga informações sobre seu trabalho e também pode adicionar depoimentos de clientes e criar conteúdos exclusivos. Isso tudo faz com que você dê mais segurança aos visitantes do seu site.

Você também precisa ter seu próprio site para corretor de imóveis e imobiliárias para que seus clientes possam acessá-lo e saber mais informações do imóvel que estão interessados a qualquer momento.

Afinal, se você não tiver seu próprio site imobiliário, terá que informar o link do seu imóvel em um portal, com grande risco dele se interessar em imóveis semelhantes aos de outros corretores.

Mas fique tranquilo, você não precisa escolher qual dos dois utilizar, porque mesmo tendo funções semelhantes, ambos possuem características muito distintas e o ideal é usufruir das duas ferramentas como estratégia de divulgação e prospecção de leads.

Tanto o site para imobiliária quanto o portal são absolutamente necessários para quem trabalha em um mercado tão competitivo como o imobiliário.

Melhor ainda é possuir um site vinculado a um sistema imobiliário, a união destes fatores fará diferença nas suas vendas e na otimização de processos.

O que podemos concluir com estas afirmações é que tanto os site imobiliários quanto os portais valem o seu investimento e devem ser vistos como peças fundamentais pelos profissionais imobiliários que buscam ampliar seus resultados e impulsionar o seu negócio.  

Como utilizar estas ferramentas na prática:

Primeiro você deve escolher uma empresa especializada em sites imobiliários, como a Tecimob, que vai atender a todas as suas necessidades enquanto corretor de imóveis ou gestor de imobiliária.

Depois de definir suas prioridades e decidir fechar negócio com a empresa, você terá o seu site em mãos, onde poderá personalizar seu site imobiliário e cadastrar todos os seus imóveis.

O Tecimob oferece um pacote completo: sistema imobiliário com CRM, aplicativo para corretores de imóveis e imobiliárias e outros recursos importantes para facilitar a sua rotina.

Com o site imobiliário da Tecimob também é possível fazer a integração automática com os principais portais imobiliários do Brasil, isto significa que você terá os dois recursos em uma mesma plataforma, de maneira fácil você poderá publicar tanto no seu site quanto nos portais.

Porque você deve investir também em portais imobiliários:

Portais imobiliários são espaços prontos, onde o corretor inclui anúncios de forma rápida e prática. Inclusive essas plataformas trazem grandes benefícios a você, como por exemplo:

Portais fazem uma ampla divulgação de sua plataforma, um exemplo disso é o ZAP Imóveis

Quem nunca viu uma propaganda deles? Então, esse portal recebe milhares de visitas diariamente, o que é uma grande oportunidade para todos os corretores que cadastram seus imóveis por lá.

Não há necessidade de conhecimento técnico, pois essas ferramentas contam com profissionais que trabalham para otimização dos mecanismos de busca e divulgação.

Uma observação muito importante: aposte em portais que sejam mais conhecidos na sua região, facilitando para que seus clientes te encontrem.

Como escolher o melhor portal imobiliário?

Para quem trabalha no setor imobiliário, como corretores e imobiliárias, escolher o melhor portal é muito importante. Essas plataformas são chave para atingir o público certo e impulsionar vendas.

Quando avaliar portais imobiliários, considere os seguintes pontos:

  1. Tráfego do portal: Um portal com mais visitas pode trazer mais visibilidade para seus anúncios.
  2. Perfil do público-alvo: Verifique se o portal atraí o público que você busca, como compradores ou investidores.
  3. Taxa de conversão: Veja se o portal gera muitos leads qualificados e negócios.
  4. Funcionalidades e usabilidade: Confira se o portal tem ferramentas úteis, como filtros avançados e gerenciamento de anúncios.
  5. Custo-benefício: Avalie se o custo de anunciar vale a pena em termos de visibilidade e negócios.

Considerando esses critérios, você vai encontrar o melhor portal para divulgar seus imóveis e alcançar seu público no mercado imobiliário

Site imobiliário e portais: você precisa ter os dois!

Agora que você conheceu os benefícios de um site para imobiliária ou corretor de imóveis e de um portal, imagine juntar os dois na sua estratégia de marketing? 

O portal tem tráfego que irá lhe trazer visitantes, o site será sua casa para atender seus clientes com exclusividade. 

Como já citamos, um site imobiliário feito com o Tecimob tem ferramentas para quando você cadastrar seus imóveis no seu site, ele ser enviado diretamente para os portais, o mesmo vale para a exclusão, poupando retrabalho.

Integrando site imobiliário e portais imobiliários

Para imobiliárias e corretores, unir um site imobiliário com portais imobiliários é uma estratégia ideal. Isso traz muitos benefícios. Eles melhoram os resultados e a visibilidade da sua empresa.

Mas você deve estar se perguntando como funciona esta integração e quais portais possuem maior relevância para o seu negócio, certo?

Para entender melhor, dentro do seu sistema Tecimob você tem um site especializado em imobiliárias, ou seja, com todos os recursos que um profissional da área precisa. Trata-se de um sistema descomplicado que facilitará o cadastro de imóveis e clientes. 

O sistema imobiliário também conta com um CRM que é extremamente útil para quem trabalha com diversos clientes e atende muitas demandas diariamente. 

E além de tudo isso, você conta com uma equipe de suporte que irá te auxiliar em todo passo a passo do site. 

Você aprenderá em alguns cliques a publicar seus imóveis nos grandes portais imobiliários brasileiros, diretamente do seu sistema. Poupando seu tempo e aumentando suas oportunidades. 

Benefícios da estratégia combinada:

  • Amplia a visibilidade da sua marca. Sua marca fica mais conhecida para quem procura imóveis.
  • Capta mais leads qualificados. Os leads que chegam são pessoas realmente interessadas nos seus imóveis.
  • Oferece uma melhor experiência ao usuário. Os clientes podem ver mais informações no seu site e nos portais.
  • Fortalece a sua presença online. Isso aumenta a confiança dos usuários em sua empresa.

Com essa estratégia, você tem mais chances de se destacar no mercado imobiliário digital. E atrai mais clientes para o seu negócio.

Quais portais você deve integrar no seu site:

Primeiro você deve analisar quais são os portais mais relevantes na sua região, como já mencionamos e também avaliar os critérios que citamos anteriormente. 

Mas nossa sugestão é que você faça uma pesquisa no Google por “apartamento à venda em [nome da cidade que você atua]”, a partir daí faça um orçamento com os que aparecerem e analise a possibilidade do investimento. 

Importância de ter um bom site para imobiliária e corretores de imóveis:

Um bom site reflete diretamente na experiência do consumidor com o seu negócio, transmitindo credibilidade e profissionalismo. 

Adquirindo um site junto com sistema imobiliário você automatiza diversas funções. Simplificando processos, facilitando o atendimento e ainda integra as publicações com os portais. 

Site e CRM imobiliário. Com aplicativo e integrado aos portais. Tudo para facilitar seu dia à dia. Sem taxa de instalação ou contrato de fidelidade. Teste grátis por 7 dias!

Estratégias de marketing digital para sites imobiliários

Ter uma presença online forte é essencial para quem trabalha no mercado imobiliário. Criar um site é só o começo. Para alcançar mais pessoas e atrair leads, é importante usar estratégias de marketing digital. 

Vamos ver algumas técnicas que podem melhorar o seu site imobiliário.

O marketing de conteúdo é uma estratégia chave. Criar conteúdo relevante e interessante atrai potenciais clientes. Isso também faz seu site aparecer mais nos resultados de busca.

  • Desenvolva um blog em seu site imobiliário e publique conteúdo regularmente.
  • Invista em redes sociais relevantes, como Facebook, Instagram e LinkedIn, para amplificar seu alcance e engajamento.
  • Explore estratégias de marketing digital, como anúncios online, e-mail marketing e parcerias com influenciadores do mercado imobiliário.

Outra técnica importante é a otimização para mecanismos de busca (SEO). Isso ajuda seu site imobiliário a aparecer mais nas buscas. Com essas estratégias de marketing digital, você pode fazer seu site imobiliário ser mais visível. Isso traz mais leads e ajuda seu negócio imobiliário a crescer.

Importância da otimização para motores de busca (SEO)

É essencial que os sites de imobiliárias e corretores estejam bem posicionados nos resultados de pesquisa. A otimização para motores de busca (SEO) é importante para isso, garantindo que seus potenciais clientes possam encontrá-los facilmente.

Técnicas de SEO para sites imobiliários

Para melhorar o desempenho do seu site imobiliário nos mecanismos de busca, há técnicas importantes a serem aplicadas:

  1. Otimização de conteúdo: Certifique-se de que seu site esteja repleto de informações relevantes e atualizadas sobre o mercado imobiliário local, propriedades à venda e serviços oferecidos. Utilize palavras-chave relevantes de forma natural ao longo do texto.
  2. Estrutura e design do site: Garanta que a estrutura do site seja intuitiva e fácil de navegar, com uma página inicial atraente e páginas de propriedades bem organizadas.
  3. Otimização de imagens e vídeos: Utilize imagens e vídeos de alta qualidade para destacar as propriedades;
  4. Linkbuilding: Aumente a autoridade do seu site por meio de links de qualidade de outros sites relevantes no setor imobiliário.

Agora que você já sabe as diferenças e todas estas vantagens de adicionar um site imobiliário e portais na sua estratégia de marketing digital, aproveite e invista no seu próprio site para imobiliárias e corretores com a Tecimob

Faça o teste grátis de 7 dias e experimente a inovação no seu negócio. 

Crie seu site imobiliário com o Tecimob

Com um conjunto de ferramentas pensado para o corretor de imóveis, você terá tempo de sobra para focar no que realmente importa: vender mais!

Gostaria de receber novos conteúdos no seu e-mail?

Preencha seu e-mail ao lado.