Skip to main content
Tempo máximo de leitura da página: 22 minutos

Como o Google Lens deve impactar o mercado imobiliário

Como o Google Lens deve impactar o mercado imobiliário

Algumas empresas, através do seu histórico de inovações, determinam as tendências a serem seguidas e como nossa vida será impactada através de novas tecnologias. Neste sentido, a empresa que mais representa inovações é o Google.

Em seu evento anual, o Google I/O, onde novas tecnologias são apresentadas, uma delas chamou muita atenção, principalmente pelo que pode representar para o mercado imobiliário.

Convido você a pensar neste breve futuro ao ler este artigo:

O que é o Google Lens?

Anunciado como uma breve novidade, sem data de lançamento, o Google Lens é um buscador que funcionará a partir da câmera do celular, atribuindo ao seu celular a capacidade de interpretar tudo aquilo para onde a lente for apontada.  

Um exemplo do que isto pode significar: passando em frente de sua imobiliária, um cliente pode apontar para a sua empresa e receber imediatamente do local, ver fotos internas, avaliações, horários de funcionamento e opinião de outros clientes.

Em outro cenário, será possível avaliar informações de um imóvel, visualizar fotos, tour virtuais e claro, agendar uma visita.

E mais, esta solicitação de visita poderá ser feita por um estrangeiro, que fala uma outra língua, já o Google Lens promete traduzir textos que forem lidos pelo seu celular.

É o novo Google Glass?

Uma das características que mais admiro no Google, é sua capacidade de reinventar seus projetos ou mesmo de abandonar novos recursos, quando o objetivo inicial não é atingido. Assim foi com o Google Glass, o óculos inteligente que teve sua continuidade interrompida pela baixa aceitação.

O óculos era uma grande novidade, com aplicativos desenvolvidos para o mercado imobiliário, como pode ser visto no vídeo:  

Apesar da ferramenta não ter vingado, é nítido que muito de sua tecnologia pode ser percebida no Lens, e isso pode ser um indicativo de sucesso.

Estamos diante de um novo padrão de busca?

Se até agora toda nossa rotina de busca na internet era feita através da digitação de palavras e termos, a partir do Google Lens, pode ser que a busca por imagens possa se tornar um padrão.

E isto pode significar que sites com imagens sem o atributo ‘alt tag’ possam perder relevância em alguma atualização futura do Google.

Desculpe entrar de vez no assunto imagem, mas, para explicar de maneira simples o que é o ‘alt tag’, é nome da foto que vai para o seu site. Muita gente nao se preocupa com isso, mas ao colocar fotos com os títulos Foto 1, ou IMG0002, você pode estar ficando de fora de um importante fator de ranqueamento para o Google.

Renomeie as fotos do seu site com termos buscáveis como Casa_2Dorm_Dourados e percebe que seu tráfego, vai inclusive aumentar.

Ainda é muito cedo para dizer que o Google Lens virá para ficar, já quem mesmo foi lançado. Mas que tal preparar sua empresa, seu trabalho imobiliário para que possa aproveitar cada vez mais a era das avaliações?

Cada vez mais, as opiniões dos seus clientes sobre seu serviço serão relevantes e determinantes para novos negócios. Cuide com muito carinho e atenção dos canais que permitem essas avaliações como o Google Meu Negócio, o próprio Facebook e outros canais.

Assim, com imagens nomeadas corretamente e com relevância para seus clientes, você estará pronto tanto para novas tendências, como para prestar um serviço melhor para seus clientes.

Um abraço e até a próxima.

 

Deixe o seu comentário!

Comentários

Denis Levati

Profissional do mercado imobiliário com experiência na implantação e no desenvolvimento do atendimento online e na otimização de resultados de anúncios digitais.

Deixe um comentário

1 Comentário em "Como o Google Lens deve impactar o mercado imobiliário"

avatar
acioli
Visitante

legal Denis, gostei tbm da diga do “alt tag” Forte abraço!!!

wpDiscuz
Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE