5 dicas para decorar um apartamento alugado

Tecimob
Updated on

Na hora de negociar o aluguel de um imóvel, é comum que os consultores imobiliários tenham que ouvir pequenas “reclamações” dos futuros locatários em relação ao piso ou ao azulejo fora de moda. Para convencer essas pessoas, ter um pouquinho de conhecimento sobre decoração pode ser o que faltava para fechar o negócio. Foi pensando nisso que, hoje, trouxemos algumas dicas de decoração de apartamento alugado.

Precisa de ajuda para entender as inúmeras possibilidades de transformação de um imóvel, sem gastar muito e nem fazer grandes reformas — o que não é sempre possível pelas regras de locação? Confira o nosso artigo do dia!

1- Personalize as suas paredes

Se o locatário não gostou das cores das paredes e não quer investir muito em várias pinturas para deixá-las mais modernas, não tem problema! Hoje o setor de decoração oferece muitas possibilidades simples.

O papel de parede vinílico, por exemplo, é uma ótima saída, porque ele é mais fácil de aplicar e retirar, sem agredir tanto a parede, diminuindo o custo com mão de obra na hora de entregar o apartamento. Além disso, também é possível usar o tecido da mesma maneira que se aplica um papel de parede e até fazer composições bem modernas com adesivos específicos de parede.

Assim, você transforma um espaço sem graça em uma bela cabeceira para a cama, por exemplo, podendo dar destaque ao móvel. Se o problema for com os azulejos antigos do banheiro ou da cozinha, também existem adesivos específicos, simples de aplicar e de limpar, que ajudam a modernizar os ambientes.

2- Modifique o piso

O piso do apartamento é antigo, tem uma cor fora de moda ou não está nos seus melhores dias? Se a sua intenção é cobrir apenas uma parte, os tapetes são ótimas saídas, que além de tudo, deixam a decoração do ambiente mais aconchegante.

Se o problema é geral, é possível usar o piso de madeira flutuante, extremamente charmoso e que pode ser colocado por cima do piso antigo, a partir de um sistema de encaixe. Outra opção é a pintura do piso, com tintas especiais para essa finalidade ou a aplicação do piso vinílico — fácil de limpar, de aplicar e de retirar.

3- Use quadros, pôsteres e fotos

Além de modificar as paredes com papel de parede e adesivo, outra maneira bem bacana de dar uma cara nova a elas — e ainda deixar o ambiente personalizado — é investindo nos quadros, pôsteres e fotos. Muitos inquilinos evitam usar esses itens, porque não querem ter de furar a parede e pensar em formas de cobrir esses furos ao entregar o apartamento.

Mas dá para usar todos esses itens sem fazer furo algum. Se os quadros forem pequenos e leves, uma boa ideia são as fitas dupla face de alta fixação. Outra saída é usar aquelas prateleiras bem fininhas que ficam lindas como apoio de quadro — e que necessitam de um furo bem pequeno, fácil de ser escondido depois com um pouquinho de massa corrida.

Tecimob: Site pronto para corretor de imóveis e imobiliárias. Uma ferramenta completa para você vender mais!

4- Invista em móveis modulares

É claro que nenhum inquilino pretende fazer móveis planejados para a decoração de um apartamento alugado e, quando o imóvel está totalmente vazio, a dificuldade com a mobília pode se tornar um empecilho na hora de alugar o apê. A ideia é decorar com os móveis modulares, que são fáceis de encontrar na maioria das lojas do segmento e possuem versões modernas, com medidas bem variáveis. O mais interessante é sempre investir em um mobiliário básico, que pode ser levado depois para outros imóveis.

5- Adeque a iluminação

Se o apartamento possui poucos pontos de luz, crie novas opções com a decoração. É possível usar abajures, pendentes, luminárias de chão e tantas outras ideias, criando um ambiente extremamente aconchegante.

Até os pisca-piscas de Natal estão em alta no décor, principalmente em ambientes mais modernos, podendo aparecer próximos de um espelho, emoldurando a cabeceira da cama ou ajudando a compor o cantinho das fotografias. Além disso, também é possível modificar o único ponto de luz do ambiente com um belo lustre — capaz de deixar qualquer espaço muito mais bacana e de acordo com os gostos do locatário. Uma dica extra é investir nos vasos de plantas, que podem ser usados na parte interna e ainda ajudam a trazer mais personalidade a esses ambientes.

O que achou das nossas ideias para decoração de apartamento alugado? Ainda tem alguma dúvida? Deixe um comentário pra gente!

Veja também outros materiais:

Encontre os materiais perfeitos para se aprimorar no mercado imobiliário e o que você precisa pra organizar a sua imobiliária!

Crie seu site imobiliário com o Tecimob

Com um conjunto de ferramentas pensado para o corretor de imóveis, você terá tempo de sobra para focar no que realmente importa: vender mais!

Gostaria de receber novos conteúdos no seu e-mail?

Preencha seu e-mail ao lado.