Como motivar a equipe da sua imobiliária

Tecimob
Updated on

Você já parou para pensar no que é ser um bom líder? Bem, não basta ser o dono, o chefe ou o gerente de uma imobiliária, liderança é um conjunto de fatores que vai motivar a equipe mesmo sem ela perceber que está sendo motivada. No entanto, muitas pessoas ainda confundem liderar com mandar, o que acaba gerando equipes desmotivadas e sem comprometimento com as metas, pessoas que trabalham isoladas e basicamente sem um objetivo em comum, ainda que oficialmente todos estejam envolvidos no mesmo projeto. Para ter sucesso, entretanto, uma imobiliária precisa ter um grupo de corretores de imóveis coeso, alinhados e integrados da melhor forma possível. Apenas assim, as partes são capazes de fortalecer o todo. Aqui você vai encontrar algumas dicas para motivar a sua equipe e conseguir resultados animadores!

Tecimob: Site pronto para corretor de imóveis e imobiliárias. Uma ferramenta completa para você vender mais!

Como agir diante dos problemas

Problemas existem em todas as imobiliárias, situações inesperadas acontecem o tempo todo, mas como você lida com elas, qual a sua primeira atitude? Encontrar um culpado e pensar em uma forma de puni-lo para que aprenda a lição e não repita o erro? Bem, nesse caso quem estará errando é você. A primeira atitude de um bom líder não é encontrar culpados, mas encontrar a solução. Se um erro aconteceu, não se pode mudar o passado, mas pode-se evitar que seus resultados sejam mais catastróficos do que o necessário. A gestão de crises visa evitar que elas ocorram, é verdade, mas uma vez ocorridas, o primeiro e principal foco deve ser a sua correção. Dessa forma, a equipe aprende a pensar com você como uma unidade e a resolver os problemas – independentemente de onde eles surgiram.

Medo não é ferramenta de trabalho

Já vai longe o tempo das senzalas, mas ainda há quem pense que o funcionário trabalha melhor sob ameaças. Nada é mais desmotivador do que um trabalhador, seja ele de qualquer área, temeroso do seu chefe ou ambiente de trabalho. A melhoria do desempenho baseada no medo é falsa e temporária. A melhor forma é delegar tarefas e dividir responsabilidades, estabelecendo escalas por mérito.

Conheça seus corretores de perto

Você realmente conhece seus corretores? Sente-se integrado à equipe? Ou trata-a à distância e só se preocupa com a produtividade? Procure ter um pouco mais de intimidade natural com o grupo, a integração favorece o empenho pelo cumprimento de metas.

Estabeleça prêmios

Você já ouviu falar em gameficação? O método estimula a competitividade através de uma competição saudável entre os participantes, com premiações que podem variar de uma vaga na garagem, dias extras de folga ou uma promoção, por exemplo. Deixe em evidência que a ascensão profissional é possível e que o esforço será recompensado.

Sirva de exemplo

Sem arrogância, procure servir de exemplo. Mostre que você também cumpre metas, se esforça para um aprimoramento constante, sofre quando alguma coisa não dá certo, mas procura logo uma forma de recompensar o erro, é pontual e comparece a todos os seus compromissos, por mais chatos que eles sejam.

Incentive a ampliação do networking

Promova eventos com outras imobiliárias, inscreva a equipe em congressos e palestras, incentive a ampliação do networking com seus corretores. Quanto maior for a circulação de seus funcionários em outros espaços, maior será também a chance de parcerias e negócios fechados.

Promova eventos de integração interna

Uma vez por mês, promova um evento de integração da equipe, com algum tema que não tenha nada a ver com o trabalho. Uma boa sugestão é tirar a última sexta-feira do mês para fazer apenas meio expediente de trabalho: altere o _dress code_ para informal e, na parte da tarde, ofereça um coquetel a seus funcionários. Mude o tema a cada mês para criar uma expectativa e leve jogos, brincadeiras, mágicos, música ou teatro para aumentar a diversão. Isso vai aumentar a integração e a motivação da equipe, gerando mais simpatia pela imobiliária e colaborando para que todos “vistam a camisa”. Assim, você estará, verdadeiramente, sendo um líder. E os resultados não tardarão a aparecer na produtividade de seus corretores de imóveis.

Quer saber mais sobre motivação de equipes? Deixe aqui sua sugestão que nós responderemos com outro post!

Veja também outros materiais:

Encontre os materiais perfeitos para se aprimorar no mercado imobiliário e o que você precisa pra organizar a sua imobiliária!

Crie seu site imobiliário com o Tecimob

Com um conjunto de ferramentas pensado para o corretor de imóveis, você terá tempo de sobra para focar no que realmente importa: vender mais!

Gostaria de receber novos conteúdos no seu e-mail?

Preencha seu e-mail ao lado.