Skip to main content
Tempo máximo de leitura da página: 22 minutos

Clichês que o corretor de imóveis deve evitar na hora da venda

Clichês que o corretor de imóveis deve evitar na hora da venda

Alguns jargões do mercado imobiliário são tão comuns que acabam sendo utilizados pelo corretor de imóveis sem que estes se deem conta do que estão dizendo. O clichê de venda são frases ou posturas de negociação com o cliente que aparentemente são ótimas formas de apresentar um produto, exaltar as conquistas da imobiliária ou do próprio corretor, mas podem comprometer o fechamento do negócio. A negociação é parte fundamental do dia a dia do corretor, por isso ele deve estar atento para evitar os clichês e aumentar suas chances na hora da venda.

1. “Temos os melhores empreendimentos da cidade”

Muitas vezes, na tentativa de exaltar a empresa e apresentar para o cliente suas realizações e casos de sucesso, o corretor se utiliza de expressões clichês, que acabam por transmitir ao cliente uma ideia de arrogância e atitude de superioridade. Assim, evite este tipo de frase vaga e procure situações em que se possa exaltar a imobiliária com exemplos reais e dados das negociações bem sucedidas. Além disso, o corretor deve evitar realizar comparações depreciativas com outras organizações.

Tecimob - Site para corretor de imóveis e imobiliária

2. “Achei um imóvel que é a sua cara”

Mesmo diante de um bom relacionamento com o cliente, expressões do tipo “achei um imóvel que é a sua cara” ou “encontrei o imóvel da sua vida” devem ser evitadas durante as negociações. Caso a percepção do cliente não seja a mesma que a sua, este tipo de clichê imobiliário pode gerar frustração e perda de confiança. Diante de uma quebra da expectativa criada pelo corredor com estas frases, o cliente pode se questionar se este realmente entende seus desejos e necessidades e se você será capaz de encontrar um imóvel realmente ideal. A melhor estratégia para apresentar uma solução imobiliária que você considera excelente é apontar os benefícios do imóvel e mostrar como estes vão ao encontro às necessidades do cliente.

3. “Este produto é excelente”

Durante as negociações com um cliente, o termo “produto” deve ser evitado ao tratar do imóvel. Isso porque uma casa ou um apartamento, por exemplo, corresponde para muitos clientes à realização de um sonho, relacionando de forma íntima aos seus desejos e expectativas. Assim, lembre-se que parte do trabalho do corretor é lidar com pessoas e buscar equilíbrio neste relacionamento, procurando entender suas histórias, realizações pessoais e profissionais e planos para o futuro.

4. “Qual o valor que o senhor pretende investir?”

Em qualquer tipo de negociação é importante tomar cuidado quando o assunto é dinheiro. Assim, questionamentos como “quanto o senhor tem para investir?” ou “qual a forma de pagamento” podem passar a impressão de que o corretor está subestimando o poder de compra do cliente, criando uma situação delicada na negociação. O ideal é que o corretor de imóveis seja capaz de criar momentos nos quais o próprio cliente apresente suas expectativas com relação aos preços, formas de pagamentos, condições de financiamento, etc.

5. “Querido”

Outro ponto de atenção é a forma como o corretor se dirige ao cliente: procure evitar termos utilizados em relações pessoais como “querido”, “amor”, etc. O relacionamento com o cliente deve se dar de forma educada, simpática e prestativa, mantendo, porém a formalidade e o respeito a este. Seja sempre profissional e as pessoas enxergarão você como tal. Saiba como dizer as palavras certas em uma negociação.

E você, já utilizou algum destes clichês nas suas negociações? Compartilhe suas experiências conosco nos comentários!

banner ebook 2

 

Deixe o seu comentário!

Comentários

Patrícia Alves

Customer Success - Trabalha para que o cliente utilize o produto ou serviço da maneira correta para alcançar seus objetivos, focando no, como o nome já diz, sucesso do seu cliente.

Deixe um comentário

1 Comentário em "Clichês que o corretor de imóveis deve evitar na hora da venda"

avatar
Leticia
Visitante
Nossa!!! Parabéns pelas dicas, que com certeza será de grande feitio. Porém me surgiu uma dúvida e gostaria que me ajudassem. Eu não consigo procurar um imóvel para o cliente sem antes ele me avisar até quanto ele pretende investir, até mesmo para definir qual o padrão de apartamento que ele se enquadra. Então eu pergunto ” -Até quanto o senhor(a) pretende investir?” E muitas eles não querem falar. E eu já sou bem direta. Então Respondo. ” Preciso ter uma ideia de valor, para não ultrapassar as suas expectativas, assim encontrarei realmente o que está dentro do que vocês… Leia mais »
wpDiscuz
Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE