Aumente seus resultados utilizando um CRM para imobiliárias
Tecimob
Contratar um software imobiliário não é garantia de que o site da sua empresa passará a receber um grande número de contatos interessados em seu portfólio de imóveis. Muitos gestores frustram-se ao investir em ferramentas digitais quase sempre, por não entender que só o acompanhamento diário e a utilização plena de todos os recursos serão capazes de produzir resultados em médio e longo prazo.
Gestão do portfólio, que em muitos lugares é conhecido como carteira de imóveis, e apenas um dos recursos de um software imobiliário. Nele você é capaz de encontrar muitas informações que farão diferença na busca por resultados em seus negócios.
Compartilho neste artigo, quais as principais informações que você pode buscar no seu sistema e entender como a leitura desses dados poderão aumentar os seus resultados.
1. Acompanhar o tráfego do seu site
Não é porque você agora tem um site que novos clientes chegarão todos os dias, interessados nos imóveis disponíveis para negócio. Agora será necessário acompanhar diariamente o tráfego de pessoas que chegam até seu canal na internet.
E você não precisa ser um expert em marketing digital, entender as principais métricas de acompanhamento para entender que, mensalmente, seu tráfego precisa crescer. E se isto estiver visualmente à disposição, melhor ainda.
Ao acessar o Tecimob por exemplo, você encontra logo na página inicial um gráfico com seu tráfego no mês e seu comparativo imediato do período anterior como se pode ver na figura:
No Tecimob é possível acompanhar os resultados do seu site mês a mês de maneira simplificada
Eu acompanho diariamente estes dados, e busco um crescimento constante, aumentando sempre o número de captações que ajudam muito nesta tarefa.
2. Gerenciar o trabalho de sua equipe de corretores
Quer marcar os plantões e stands em que seus corretores estarão escalados durante a semana e não sabe como fazer? Ou talvez você tenha buscado uma ferramenta para gestão, o que aumenta ainda mais seu orçamento e nem sempre a equipe adere a novos processos.
Ao passo que no seu CRM existem formas de gerenciar o trabalho de sua equipe com agendas interligadas a e-mails e o acompanhamento de negócios desde a captação até a conclusão em venda ou mesmo o descarte do contato.
Ao invés de buscar novas soluções que podem lhe gerar mais gastos, de uma olhada no seu software, talvez ele já possua as funcionalidades que você precisa e o que é melhor, interligado as demais informações que você já utiliza.
3. Criar relacionamentos duradouros com seus clientes
De modo geral as pessoas não compram mais do que um imóvel em sua vida. Erroneamente, muitos corretores não constroem relacionamentos duradouros com seus clientes por acreditar que: ‘já que ele comprou sua casa, não precisará de outra tão cedo’.
Além de não considerar que esta pessoa pode ser um investidor ou que pode indicar pessoas do seu relacionamento para realizar negócios se ele for bem atendido.
Um bom CRM é capaz de ajudar você a realizar ações de pós venda de maneira que nem a sua memória nem sua agenda são capazes de fazer? Ou você consegue se lembrar do aniversário de todos os seus clientes? Pois é. Ninguém consegue.
Faça o seu software trabalhar por você com lembretes de datas importantes automáticos ou com lembrando de compromissos importantes.
4. Avalie a composição do seu estoque
Você conhece o seu estoque de imóveis? Sabe quantas casas estão à venda em sua imobiliária? E quantos apartamentos, terrenos ou salas comerciais?
O estoque de imóveis, que em muitos lugares do Brasil é chamado de ‘carteira’ precisa ter um equilíbrio entre aqueles que são vendidos e os que são disponibilizados para negócio. Ter a visão dessas informações ajuda tanto quanto o acompanhamento do tráfego, citado no primeiro item deste artigo.
Por isso, diariamente eu acompanho no painel do Tecimob o estoque das empresas que ajudo com consultoria. Este é um excelente termômetro para saber o quanto a imobiliária está crescendo ou não.
5. Utilize o serviço de suporte para gerar em seu favor
Por mais que seu software seja intuitivo e fácil de ser utilizado, existirão funcionalidades que você precisará da ajuda de quem desenvolveu. Por isso, não perca tempo tentando desvendar aquela função. Utilize o suporte ao cliente do seu software imobiliário.
Eles são capazes de tirar dúvidas de maneira muito rápida, fato que poupará muito do seu tempo permitindo que você se concentre no que mais importa: vendas.
Desconfie de softwares que não ofereçam um suporte eficiente e imediato. Esta característica é uma das mais buscadas pelas principais ferramentas de gestão do mercado.
Existem muitas outras possibilidades a serem exploradas em um software. Como por exemplo, qual o melhor template para o seu site ou sobre a regularidade para atualizar fotos e banners por exemplo. Mas isto é tema para um outro artigo que poderemos falar aqui nos próximos dias.
Um abraço e até a próxima.