Aumente as vendas de imóveis com um bom atendimento
Tecimob
Um bom atendimento é uma das formas de ter mais chances de sucesso na negociação e também de fidelizar o consumidor. Para isso, não basta apenas responder perguntas, uma vez que o comportamento dos clientes mudou. Atender bem o cliente demanda paciência, boa vontade e entusiasmo com a profissão. O atendimento com excelência, quando praticado com frequência, se torna parte do dia a dia do corretor e destaque em seu trabalho, fazendo com que ele seja recomendado pelos clientes.
Os corretores de imóveis precisam se atualizar frequentemente para não serem passados para trás pela concorrência. Para isso, vale se atentar a diversos campos além dos imóveis de sua carteira, utilizando sites e sistemas para imobiliária para gerenciar melhor o negócio e a própria produtividade para aumentar as suas vendas.
Utilize a tecnologia a seu favor
Os avanços tecnológicos trouxeram diversas ferramentas que auxiliam no trabalho do corretor de imóveis. Existem diversos tipos de softwares de gestão, plataformas imobiliárias e até mesmo aplicativos para lembretes e anotações que ajudam no dia a dia da venda de imóveis. Use tudo que estiver disponível a seu favor.
Esteja à disposição
De nada adianta divulgar sua carteira de imóveis em todos os lugares possíveis se você não estiver disponível quando o consumidor entrar em contato. Estima-se que, atualmente, uma pessoa considera um dia como tempo máximo tolerável para esperar uma resposta de negociação. Por isso, utilize smartphones, tablets e notebooks para manter-se conectado e à disposição. Verifique sempre os meios que disponibilizou para contato e responda toda e qualquer mensagem que receber.
Escute o cliente
A compra de um imóvel traz diversas dúvidas e incertezas ao consumidor. Nesse momento, é papel do corretor saber ouvir com atenção, identificar os problemas e anseios de quem procura um novo lar e responder todas as perguntas. Muitas vezes nem mesmo o consumidor sabe com certeza o que quer em um domicílio ou o que traria melhor custo-benefício e o profissional deve identificar esse comportamento e orientá-lo.
Respeite as preferências do cliente
Atualmente, cada pessoa tem sua preferência quanto a forma que será contatada. Há quem não goste ou não possa atender ligações enquanto trabalha, quem prefere se comunicar por e-mail, mensagens instantâneas e diversos outros meios de comunicação. Para não errar, pergunte ao cliente em qual meio ele prefere ser abordado e quais os melhores horários para esse contato.
Cuidado com a intimidade
Muitos clientes gostam de aproveitar aplicativos de mensagens instantâneas, como o WhatsApp, para manter contato. No entanto, o corretor deve tomar alguns cuidados. Apesar do meio “informal” de contato, o profissionalismo deve imperar sempre. Não utilize gírias, palavrões e emojis (desenhos presentes no app para expressar emoções). Evite também procurar o cliente fora do horário comercial, exceto se ele preferir horários alternativos ou se for algo urgente relacionado à negociação.
Pós venda
Após concretizar a venda ou aluguel do imóvel, não esqueça de seu cliente.
Uma boa forma de manter-se em contato é perguntar após algum tempo como foi a mudança e se ele está se adaptando bem ao novo lar. Mostre-se solícito. Em datas especiais, como aniversário ou final de ano, envie uma mensagem desejando boas festas ou parabéns, sem ser íntimo demais. Isso estreita o relacionamento pós-venda e faz parte também do atendimento com excelência.
O bom atendimento gera satisfação ao cliente e faz com que ele recomende seu trabalho como corretor de imóveis a amigos e parentes. Apesar de toda tecnologia disponível, a propaganda boca a boca ainda é importante para venda de imóveis.
E para te ajudar a oferecer um melhor atendimento, a utilização de um CRM é essencial. Veja nosso artigo e descubra Como implementar um CRM a sua imobiliária