Aprenda como usar a psicologia para melhorar as técnicas de vendas

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Mercado abarrotado, economia estagnada, qualificação descomplicada da mão-de-obra e, consequentemente, maior competitividade são alguns dos fatores que suscitam maior dificuldade em se destacar no mercado de vendas e na prestação de serviços. Para tanto, desenvolver qualidades diferenciadas é crucial nesse sentido.

Felizmente, algumas das principais características de um corretor de sucesso envolvem atributos que não são inatos, podendo ser aprendidos, praticados e aprimorados por meio de técnicas da psicologia. Melhorar as técnicas de vendas é sempre muito importante. Fique de olho!

Segurança na fala

A maneira mais certa de passar insegurança e deixar o cliente incerto sobre um imóvel é quando o corretor não se pronuncia de forma segura. Para passar confiança sobre as informações prestadas e sobre o imóvel, é imprescindível que o mesmo seja estudado e compreendido pelo corretor. Portanto, uma das primeiras técnicas de vendas para um bom negócio envolve conhecer o imóvel com o qual se está trabalhando.

Não pense, contudo, que por não saber esclarecer uma dúvida, deve-se mentir para demonstrar maior segurança e domínio. Quando isso ocorrer, o que é obviamente esperado, mantenha a postura ao afirmar seu desconhecimento, procure se inteirar em relação à questão e resolvê-la o mais rápido possível.

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Conduta altruísta

Não basta para o cliente saber todas as informações sobre um imóvel de seu interesse, por exemplo. O corretor deve saber passar, acima de conhecimento, uma impressão que permite que o cliente sinta-se amparado, compreendido e bem atendido. Para isso, o corretor deve ouvir atentamente e pacientemente o cliente. Conversar sobre as necessidades, limitações, anseios e prioridades que o levaram à busca por aquele produto. Posteriormente, deve “sair” da sua posição de corretor e refletir sobre como e porque o seu produto pode atender às finalidades do cliente.

Quando o corretor age dessa maneira, consegue ampliar suas ideias e apresentar argumentos mais compatíveis às necessidades do comprador. Por outro lado, o cliente fica mais seguro sobre a consultoria e, igualmente, mais confiante em relação ao negócio.

Persuasão e estratégias de convencimento

Além de conseguir convencer o cliente, deve fazê-lo perceber que suas decisões estão de acordo com suas necessidades, valores e possibilidades. Para conseguir atingir esses objetivos, mostre ao comprador as vantagens que poderão ser obtidas ao adquirir o seu imóvel.

Se possível, faça com que os benefícios em relação à concorrência se sobressaiam durante a apresentação. Apresente opções secundárias, para que o cliente possa comparar e ter acesso à outras possibilidades de compra. Além disso, tão importante quanto quaisquer outras técnicas de vendas, acredite e valorize sua marca.

Técnicas de vendas para todo corretor

São inúmeras as técnicas de vendas que utilizam as práticas da psicologia para aprimorar seus resultados. Além de saber se colocar no lugar do cliente, convencê-lo e deixá-lo confiante e seguro, o corretor deve estar atento às necessidades de uma boa oratória visando uma comunicação mais fluida e atrativa para o cliente. Deve conhecer características e tipos de personalidade existentes, no sentido de saber como lidar com estilos e traços de comportamentos diferentes. Por fim, deve saber identificar suas falhas, com intuito de aprender com elas e evitá-las nas próximas negociações, o que possibilita uma amadurecimento gradativo de suas funções enquanto profissional de vendas.

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