O que não dizer quando for vender apartamentos novos
Tecimob
É verdade que boa parte dos corretores imobiliários do mercado estão no setor dos apartamentos novos. Nesse sentido, a concorrência pode ser grande para realizar um bom número de vendas no mês. Com isso, se especializar cada vez mais para melhorar o atendimento e entender os “truques” para vender mais rápido pode ser interessante.
Em situações de negociação, há certas coisas que não devemos falar aos clientes — “não podemos fazer nada” é um bom exemplo. Além disso, tomar o lado de comprador junto a ele, e não de vendedor, ajudará o corretor a ganhar a confiança do cliente e a ter ainda mais chances do negócio ter um final feliz para ambos os lados.
Pense sempre no lado do comprador
No mercado imobiliário, há muitos clientes interessados em comprar imóveis na planta. Não só muitos, como diferentes tipos de pessoas que querem adquirir apartamentos novos, por exemplo. Nesse sentido, é necessário estar preparado para atender a mais variada categoria de clientes em potencial.
Saber lidar com os pedidos de desconto, por exemplo, é algo que todo corretor pode ter como conhecimento para melhorar ainda mais a sua capacidade de atendimento. No entanto, antes de pensar no lado da incorporadora, é preciso pensar no lado do consumidor. Procurar a melhor opção de imóvel para ele é apenas o primeiro passo.
Ao invés de pensar como vendedor, uma postura interessante para o corretor pode ser tomar o lado do comprador — como se fossem, de alguma forma, parceiros no negócio em questão. Apenas ele poderá defender os desejos e pedidos do seu cliente junto a incorporadora do empreendimento na planta. A atitude pode ser a linha tênue entre uma fechar ou perder uma venda.
Falar para o cliente que nada pode ser feito, por exemplo, é algo que nunca deve dito. Sempre há uma solução, seja conseguindo um bom desconto de alguma forma ou mesmo apresentando um outro empreendimento que se encaixe nas condições financeiras e nas necessidades da pessoa interessada em comprar um imóvel.
Tente sempre encontrar uma solução para o cliente
Como dito acima, para todo problema que o cliente tiver, há uma solução. E nisso não estamos falando apenas em relação a compra de fato de um imóvel. De um simples contato telefônico, por exemplo, pode surgir um questionamento que, por ventura, só pode ser solucionado em algum site na internet.
Nesse caso, indicar, ao menos, o portal — ou mesmo mandar o link para a pessoa — deveria ser o mínimo a ser feito pelo corretor. A falta de suporte dada ao cliente, em vários casos, pode ser determinante para a assinatura ou não de um contrato de venda. Quanto mais disposto e disponível o corretor estiver para os seus clientes, melhor.
Deixá-lo esperando, inclusive, pode não ser nenhum pouco bom. Em stands de venda, por exemplo: caso ele fique muito tempo sem ser atendido pelo corretor, é provável que o cliente vá embora e, possivelmente, se afaste da ideia de comprar aquele imóvel em questão. Nesse sentido, perde-se potenciais oportunidades de negócio por detalhes.
Dicas para conseguir vender para qualquer pessoa
Um dos principais segredos para conseguir vender cada vez mais apartamentos novos é ser persuasivo — e nisso não estamos falando só de convencer o cliente no ato da compra. A persuasão deve começar bem antes da negociação estar nos momentos finais.
Por exemplo: insistir em achar o melhor negócio possível para o cliente antes mesmo dele afirmar a certeza de que quer comprar um imóvel. Com isso, o corretor se adianta ao passo da pessoa interessada em adquirir um bem imobiliário. Insistir no contato com ela — sempre mantendo o bom senso — também é uma boa prática. Não deixa o cliente ir até você, vá até ele.
Cada pessoa é única. Nesse sentido, evite pensar em “fórmulas” para vender um imóvel. Quanto mais personalizado o atendimento for — de acordo com as características do cliente —, mais chances de acabar em um final feliz a negociação tem.