Erros de português podem fazer você perder vendas

Tecimob
Updated on

Em um momento em que a comunicação com os clientes ocorre com mais frequência por mensagens e e-mails, o cuidado com o uso correto da língua portuguesa deve ser redobrado. Isso porque erros de português podem comprometer a sua imagem profissional e a imagem da empresa. Consequentemente, podem fazer você perder vendas.

Ler mais pode ajudar

Uma mensagem ou e-mail dando detalhes de um imóvel ou esclarecendo formas de negociação, por exemplo, são uma representação formal da empresa e os erros de português vão indicar descuido e despreparo. Para não cair nas armadilhas da língua, a indicação de especialistas é ler mais. Quem lê pouco está mais suscetível a cometer erros gramaticais. Outra dica é sempre reler o texto antes de enviar, já que muitas vezes escrevemos de forma rápida e mecânica. Muitos enganos podem ser evitados com esta ação simples. Mas, para facilitar o seu avanço nesta área, selecionamos os 10 tropeços bem comuns e as dicas para não comete-los mais:

1. Anexa e Anexo

  • Errado: Seguem anexo as fotos do imóvel.
  • Certo: Seguem anexas as fotos do imóvel.

Explicação: A palavra anexo é um adjetivo e, desta forma, tem que concordar em gênero e número com o substantivo ao qual se refere.

2. Fazem e Faz

  • Errado: Fazem duas semanas que enviei as informações solicitadas.
  • Certo: Faz duas semanas que enviei as informações solicitadas.

Explicação: Quando está relacionado a tempo, o verbo fazer é impessoal, isso quer dizer que só pode ser usado no singular.

3. A meu ver e Ao meu ver

  • Errado: Ao meu ver, este é um ótimo negócio.
  • Certo: A meu ver, este é um ótimo negócio.

Explicação: A expressão “ao meu ver” não existe.

4. A princípio e Em princípio

  • Errado: Pensamos, em princípio, que ele não aceitaria estas condições.
  • Certo: Pensamos, a princípio, que ele não aceitaria estas condições.

Explicação: A expressão “em princípio” é o mesmo que “em tese”, pouco usada em negociações com clientes. A forma mais utilizada é “a princípio”, que significa a “no início”.

5. Aonde e Onde

  • Errado: Aonde está o contrato?
  • Certo: Onde está o contrato?

Explicação: Aonde está relacionada a movimento, refere-se ao lugar para onde alguém ou algo vai. Já o onde indica permanência e refere-se a um lugar em que alguém ou algo está neste momento.

Tecimob: Site pronto para corretor de imóveis e imobiliárias. Uma ferramenta completa para você vender mais!

6. A e Há

  • Errado: Trabalho no setor imobiliário a 20 anos.
  • Certo: Trabalho no setor imobiliário há 20 anos.

Explicação: O verbo haver é o usado para indicar o tempo passado, portanto sempre deve-se usar “há tanto tempo”…

7. À partir de e A partir de

  • Errado: Temos apartamentos à partir de R$ 200 mil
  • Certo: Temos apartamentos a partir de R$ 200 mil

Explicação: A crase nunca é usada antes de verbo.

8. À prazo e A prazo

  • Errado: Podemos vender à prazo
  • Certo:  Podemos vender a prazo

Explicação: A crase não é usada antes de palavra masculina.

9. Aluga-se e Alugam-se

  • Errado: Aluga-se casas para a temporada
  • Certo: Alugam-se casas para a temporada

Explicação: O verbo concorda com o sujeito da oração. Se é apenas uma casa ou um apartamento, o correto é “aluga-se”. Se são dois ou mais, o correto é “alugam-se”.

10. Maiores informações e Mais informações

  • Errado: Para maiores informações, entre em contato.
  • Certo: Para mais informações, entre em contato.

Explicação: Maior deve ser usado para fazer referência a tamanho. Mais é que deve ser usado para referir-se à quantidade ou intensidade.

Se você gostou deste post, comente e conte-nos suas experiências positivas e negativas com o português aqui em nossos comentários!

1 Comment

Dicas para criar uma boa descrição de imóveis para site de imobiliária - Rodolfo Web Designer 15 de junho de 2023

[…] ponto importante é lembrar de revisar a descrição. A escrita com erros de português pode atrapalhar, fazendo com que você perca […]

Crie seu site imobiliário com o Tecimob

Com um conjunto de ferramentas pensado para o corretor de imóveis, você terá tempo de sobra para focar no que realmente importa: vender mais!

Gostaria de receber novos conteúdos no seu e-mail?

Preencha seu e-mail ao lado.