4 dicas para criar uma estratégia de marketing imobiliário
Tecimob
Quase diariamente recebo consultas de empresários e gestores do setor imobiliário pedindo conselhos e ajuda sobre quais novas mídias ou tecnologias devem ser adotadas para criar uma estratégia de marketing imobiliário vencedora.
Antes de indicar qualquer mídia ou canal para divulgação de ofertas e anúncios imobiliários, eu costumo fazer algumas perguntas que me permitem entender qual o estágio de maturidade digital desse profissional ou de sua empresa e aí sim poder indicar uma estratégia de marketing imobiliário baseada em canais online.
Se você está assumindo a gerência de um departamento online de uma imobiliária ou é um empresário buscando um melhor desempenho e otimização de seus canais digitais, preste atenção nas perguntas abaixo e pense em como elas podem ajudar o seu negócio.
1-Você tem metas mensuráveis
Você construiu toda sua trajetória de marketing baseada em canais online, certo? Se sim, todas as suas ações são mensuráveis e podem ser otimizadas de acordo com a que tem mais resultado.
Por mais óbvio que pareça , isso muitas vezes não acontece, e existem muitos profissionais que não tomam o cuidado de medir todas as suas ações, nem tampouco seus investimentos.
Antes de pensar em adquirir novos equipamentos ou implantar novas mídias, reflita se suas metas são mensuráveis. Se não forem, busque imediatamente os canais que sejam capazes de te ajudar a tomar decisões por meio de dados.
2- Você sabe aonde quer chegar
”Se você não sabe onde ir, qualquer caminho serve” escreveu C.S. Lewis para falar a respeito da necessidade de ter um plano e uma meta que se pretenda alcançar. Trazendo isso para a realidade do mercado imobiliário, falta a muitos empresários ter um plano realista de onde suas ações podem chegar.
É preciso saber qual o público que se pretende atingir, ter uma boa ideia de qual o tráfego em seu site imobiliário, entre outras importantes referências de acompanhamento. Com um ponto de partida e uma meta será mais fácil indicar novos canais e tecnologias, bem como criar uma estratégia.
3- Você conhece a taxa de conversão dos seus canais
Muitos corretores não tem noção sobre a taxa de conversão de um canal de atendimento.
Mensalmente seu site para imobiliária recebe quantas visitas? E dessas visitas, quantas convertem em agendamentos e vendas? Essas informações precisam estar a sua disposição para que você entenda quais mídias merecem mais investimento, qual precisa de ajustes e, eventualmente, qual delas pode ser cancelada.
Alguns profissionais evitam falar sobre taxa de conversão, pois ela apresenta números baixos. Não vou focar nesses números, pois eles variam de região a região. Mas meu conselho é que encare de frente a taxa de conversão de sua imobiliária – é a única maneira de melhorar o seu desempenho.
4- Seu conteúdo é valioso e interessante
É muito grande a quantidade de imobiliárias ou mesmo corretores que iniciam um blog, criam um perfil em redes sociais e, ao se deparar com a dura rotina que a produção de conteúdo exige, acabam por abandonar essa estratégia. Costumo dizer que se existisse um cemitério de blogs abandonados no mercado imobiliário, ele seria gigante.
Faça um teste, entre em vários sites de imobiliárias, quase todos tem links para blog, que quase sempre estão desatualizados. O mesmo se percebe com os perfis de redes sociais: estão ali só para cumprir tabela, como se isso garantisse alguma autoridade ou presença digital à empresa ou ao corretor cujo canal está ali representado.
Antes de incluir a produção de conteúdo – e pense que o conteúdo vai desde blogs e perfis em redes sociais até a descrição dos seus anúncios – na sua estratégia de marketing imobiliário, reflita que além da frequência, você deverá estar atento para oferecer conteúdo valioso e relevante para seu público-alvo.
Mais perguntas
Quanto mais você questionar os resultados dos seus canais, melhor poderá ser o feedback sobre o seu próprio negócio. Pedir a avaliação sincera de um amigo ou cliente também poderá ser muito importante.
Esses questionamentos ajudarão você a se posicionar diante do seu negócio e trarão respostas fundamentais acerca dos seus investimentos em marketing imobiliário: se você precisa realmente buscar novas mídias e ingressar em novas tecnologias ou se é melhor reestruturar aqueles recursos que você já possui.
Até a próxima.