Você está preparado(a) para a carreira de corretor de imóveis?

Tecimob
Updated on

Cansou da vida atrás da mesa de escritório e quer ser dono do próprio futuro? Quer ter uma vida profissional que dê resultados e flexibilidade de fazer seu horário de trabalho? Então a carreira de corretor de imóveis pode ser a escolha perfeita para você!

Quem olha de fora até pensa que é fácil, alguns telefonemas, fotos no site e o prazer de mostrar imóveis fechando um negócio atrás do outro. Só que na prática um profissional bem-sucedido precisa se preparar para uma estrada cheia de muito trabalho, estudo e dedicação.

A verdade é que o mercado imobiliário é coisa para quem está preparado. Antes de mais nada é necessário gostar muito do que se faz, porque a recompensa chega. O mercado oscila e com ele você tem que ter muito jogo de cintura e criatividade para ver brechas, apostar em nichos que ninguém mais aposta, e criar oportunidades para quem quer – e precisa – realizar o sonho da casa própria.

Você também estará lidando com pessoas de todos os tipos e humores, daqueles determinados que sabem o que querem até os indecisos. Dos que têm segurança em apostar suas economias até os que querem segurar cada centavo que possui.

Nunca pare de estudar

Para colocar o primeiro pé na carreira você vai ter que começar estudando, e muito!

Só pode trabalhar como corretor de imóveis quem faz o curso técnico preparatório, o estágio probatório, e passa no exame para pegar o registro no CRECI (órgão regulador da profissão).

Mas não acaba por aí: o profissional que quer ter destaque e atender bem os seus clientes tem que continuar estudando, para estar sempre a par das mudanças na legislação e das tendências do mercado – isso só por alto.

Tecimob: Site pronto para corretor de imóveis e imobiliárias. Uma ferramenta completa para você vender mais!

O ideal mesmo é dominar alguns assuntos correlatos, como um pouco de engenharia, arquitetura, decoração e paisagismo (um bom corretor sempre dá ótimas ideias e é honesto quanto às condições do imóvel), aprender idiomas, marketing imobiliário, coaching pessoal, investir em uma boa formação cultural e viagens, que dão vivência ao espírito e uma visão ampla do ser humano.

É preciso sensibilidade

Aquela imagem do corretor com todas as respostas na ponta da língua, olhos afiados para o bolso do cliente e uma cartela imensa de imóveis encalhados pronta para ser despachada não poderia estar mais distante de um profissional de sucesso. É preciso que ser corretor não se trata de vender imóveis ou terrenos, mas de realizar sonhos, enxergar o ser humano por trás do cliente e procurar o melhor negócio para cada um deles!

Você precisa saber ouvir antes de falar para entender o que o cliente procura, ler nas entrelinhas da sua indecisão, voltar para casa e pesquisar o tipo de imóvel que faria aquela família feliz e que caberia no seu bolso. É sentir-se estranhamente realizado ao ver o brilho nos olhos do cliente ao olhar pela primeira vez para sua futura casa.

É preciso correr atrás o tempo todo

Pode até não ser uma maratona, mas é uma bela corrida de rua, daquelas de 10 km todos os dias. Ficar parado esperando as oportunidades aparecerem não é perfil de corretor, aliás, de profissão nenhuma hoje em dia.

A carteira de clientes não vai cair no seu colo, nem a de imóveis. É preciso investir em oportunidades de criação e ampliação da sua rede de contatos. Para isso é importante criar um site para imobiliária e blog para conquistar seu público-alvo através do marketing digital. Além de atualizar constantemente o site de imóveis, e ir a eventos do setor e particulares.

Você tem a autonomia para fazer seu próprio horário e de trabalhar de onde quiser – da casa de praia, do parque – mas deve estar preparado para virar noites organizando seu site, “ganhar” finais de semana recebendo clientes, abrir mão daquela viagem de lazer porque é hora de investir naquele lançamento e pegar as economias e apostar na capacitação para vender imóveis no exterior, por exemplo. Porque correr atrás, na verdade, é correr à frente da concorrência.

E então, pronto para ser corretor de imóveis? O maior risco é nunca mais querer saber de outra vida!

Quer saber mais sobre a profissão? Confira nosso Ebook O perfil do corretor de imóveis: o que é preciso para ser um corretor de sucesso.

Veja também outros materiais:

Encontre os materiais perfeitos para se aprimorar no mercado imobiliário e o que você precisa pra organizar a sua imobiliária!

Crie seu site imobiliário com o Tecimob

Com um conjunto de ferramentas pensado para o corretor de imóveis, você terá tempo de sobra para focar no que realmente importa: vender mais!

Gostaria de receber novos conteúdos no seu e-mail?

Preencha seu e-mail ao lado.